Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Com a chegada de um novo ano é comum para muitos trabalhadores cogitarem mudanças de carreira ou a ampliação de seus conhecimentos. As organizações também ajustam suas demandas para se adaptarem às maiores modificações do mercado. Assim, as expectativas em relação aos funcionários podem ser transformadas. Saiba qual é o perfil ideal de colaborador para 2024 neste Conexão Ilimitada.

Cada vez mais cresce a demanda por profissionais adaptáveis. A inteligência emocional, comunicação assertiva e criatividade também são muito valorizadas. “É preciso ter pessoas com essas características, porque são fundamentais para a prosperidade de qualquer organização atualmente”, salienta Bruno Scacalossi, gerente sênior na LHH.

Paralelamente, 64% dos entrevistados em uma pesquisa da Robert Half tem interesse em trocar de empresa neste ano; outros 36% pretendem mudar a área de atuação em busca de mais flexibilidade e qualidade de vida. Com esses objetivos alinhados aos requisitos dos contratantes, é possível buscar uma capacitação eficiente, além de articular os interesses e viabilizar um meio corporativo equilibrado. Afinal, regimes de trabalho flexíveis – como decidir quando e onde trabalhar – continuam como parte das prioridades de emprego, conforme pesquisa da Tendências dos Talentos Globais; além de aumentar 83% na motivação, 80% mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal e 70% mais foco e produtividade, de acordo com a Robert Walters.

Infográfico de dados sobre a insatisfação dos colaboradores

 

Dessa forma, especialistas apontam o perfil buscado pelas corporações para construir um time mais produtivo. Com as pessoas certas no ambiente adequado, a satisfação é mútua e a produtividade transformada. “Eu começaria explicando: não estamos observando a técnica como não sendo importante, mas percebendo como as habilidades comportamentais estão ganhando espaço para outros conhecimentos”, aponta Benito Beretta, managing director da Hyper Island Américas.

Quando uma pessoa possui resiliência para receber feedbacks e se mantém aberta ao aprendizado, certamente acontece de forma espontânea. No entanto, a base para aprimorar as skills mais requisitadas é sempre conhecer a si mesmo. “As competências podem ser desenvolvidas, então o próprio candidato, com trabalhos de autoconhecimento, pode identificar quais são seus pontos mais fortes, pesquisar se há necessidade de outras experiências na empresa onde está buscando uma vaga e se vale o aperfeiçoamento delas”, explica Luciana Magnani, especialista em Gestão de Negócios e Marketing.

Compreender traços positivos e negativos é imprescindível. Conhecer as limitações torna a evolução mais eficaz, pois a melhoria será dedicada onde realmente é necessário. Em complemento, também fica mais fácil aprimorar a própria dinâmica de trabalho, melhorando a administração de tempo, as motivações, objetividade da comunicação e o enfrentamento de desafios.

 

Habilidades técnicas ainda são necessárias

Ficou clara a primordialidade de elaborar os aspectos relacionados às emoções e à convivência. No entanto, sabemos a relevância de entender quais saberes práticos podem ser um diferencial durante a disputa por uma oportunidade. Por isso, fique atento às principais inovações e a integração constante da tecnologia em cada vez mais setores. Confira quais atributos podem ter destaque. “Hoje em dia, as empresas esperam dos funcionários mais qualificados saber lidar com as ferramentas digitais. Por isso, em termos de técnicas, se destacaria, sim, a programação e desenvolvimento de software, análise de dados e estatísticas, inteligência artificial, cloud computing e segurança da informação”, completa Scacalossi.

Quer construir uma equipe com os melhores talentos e recrutar de forma eficaz? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade para você. 

Saiba qual o perfil do colaborador ideal em 2024 nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais eventos importantes.

Compartilhe

Enquete