Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Desenvolver um plano de carreira é uma abordagem estratégica a qual pode aumentar significativamente as chances de sucesso a curto e longo prazo. Com metas bem organizadas e distribuídas, evita-se o sentimento de estagnação. Saiba mais sobre como elaborá-lo neste Minuto Carreira.

Esse planejamento pode incluir todas as etapas de uma trajetória profissional, inclusive a decisão de qual área seguir. Mesmo já tendo passado dessa fase, é importante estar alinhado aos seus propósitos e buscar motivações para além do financeiro. “Um plano e escolha de carreira não precisam necessariamente estar ligados somente ao dinheiro. Deve ser algo para fazer com prazer, alegria e dar sentido para nossa vida. Entendendo isso, defina bem a função a desempenhar, se tem a ver contigo e com seus desejos, as competências ao lado dela hoje e amanhã; e se esse trabalho será relevante para o futuro na sociedade”, orienta Herbert Maia, gestor de DHO na Hublocal.

É preciso analisar as tendências e cogitar quais segmentos se mantém em relevância nos próximos anos. As previsões indicam 65% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 vindo das atividades do setor de serviços nas contas nacionais, como o comércio, bancos, empresas de transporte e outras áreas. O percentual considera as projeções do Banco Central. Já o setor de tecnologia, deve crescer 12% no Brasil, superando os Estados Unidos, conforme dados da International Data Corporation (IDC).

Também é necessário trabalhar as soft skills, cada vez mais exigidas nas corporações. Quem desenvolve a comunicação, liderança e adaptabilidade têm maior chance de se destacar. Gestão de tempo, flexibilidade e pensamento crítico também são características potentes. Com esses objetivos, o benefício é mútuo, pois o colaborador se prepara para assumir cargos mais altos e a atual coordenação da empresa já conta com pessoas qualificadas e em constante aprendizado.

Para começar a traçar as suas estratégias dentro dessa ferramenta, reconheça o tipo de ascensão almejada: subir na hierarquia (quando há linearidade), se tornar um especialista, ser um gestor, gerente, entre outros. Conhecendo as possibilidades de evolução na corporação onde está inserido, é mais fácil estabelecer objetivos de possível consolidação. Depois disso, invista em autoconhecimento, para saber os seus pontos fortes, preferências de ocupação e os limites com a vida pessoal, demandas financeiras e até mesmo as dificuldades.

Em seguida, trace as ações de desenvolvimento, as quais podem contar com o aprimoramento das habilidades técnicas ou comportamentais, por meio de cursos e mentorias. Para entender as necessidades, uma boa dica é ler anúncios de vagas e a descrição do cargo almejado, percebendo os requisitos mais comuns. Por fim, determine prazos para realizar cada objetivo - um mês para concluir determinada capacitação, um ano para ser promovido - e assim por diante. Considere sua rotina e estipule o tempo ao seu alcance, caso contrário, extrapolar essas datas só trará frustrações.

Caso seja necessário, considere um serviço de aconselhamento individualizado. Com a ajuda de um terceiro, pode ser mais fácil identificar traços de aptidão e desafios, além de determinar propósitos cabíveis. “Tudo isso deve estar bem atrelado a você e sua felicidade, o dinheiro será uma mera consequência. Foque muito na aquisição dos conhecimentos para, independentemente da função, você continuar sempre relevante e agregando valor para o mercado”, conclui Maia.

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Gostou de saber mais sobre como desenvolver um plano de carreira? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para novidades do mercado.  

Compartilhe

Enquete