Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A troca de carreira pode ser uma alternativa para superar crises profissionais e até pessoais. Outras vezes, acontece sem ser planejada, devido a demissões e fechamentos. Por isso, é uma possibilidade para qualquer pessoa. Saiba como se preparar para esse desafio neste Conexão Ilimitada. 

“É quando se decide mudar a área de atuação em razão de alguma necessidade pessoal, financeira, novas perspectivas de crescimento e até em função de uma melhora da qualidade de vida”, explica Luciana Neuber, gerente de Desenvolvimento e Retenção da SIS Innov & Tech. Outro motivo cada vez mais presente na atualidade, é a vontade de buscar uma empresa com valores e ideais mais compatíveis aos do indivíduo. Independentemente da causa, é imprescindível ter um delineamento para lidar com momentos assim.

Os gestores devem permanecer atentos à motivação e engajamento dos funcionários a partir, principalmente, da queda na produtividade. Isso pode ser o reflexo de um quiet quitting e de desconexão das pessoas perante à organização. Se mantenha próximo dos seus colaboradores, incentivando sua criatividade e dedicação; no entanto, é relevante saber quando alguém não deve mais fazer parte do time, evitando prejuízos maiores. 

Caso você esteja em busca de renovar sua ocupação, converse com quem já está atuando na área. “Entenda o nível de satisfação com esse trabalho, esse time vai te ajudar na construção e identificação dessa rotina. Fazendo isso, você vai ter uma transição muito mais assertiva, se conectando com a realidade da função, conhecendo o dia a dia e quem vai poder te contar um pouquinho das grandes vantagens de trabalhar naquela área”, indica José Netto, diretor de RH da Dr. Cash.

Diferente do imaginário comum onde apenas pessoas com longas trajetórias desejam inovar, na verdade, esse interesse é inerente a todas as faixas etárias. Segundo pesquisa da Onlinecurriculo de 2023, 82% dos respondentes com mais de 40 anos já pensaram em dar outro rumo à vida laboral; a porcentagem é a mesma entre jovens de 16 a 24.

 

Como me preparar para mudar de carreira?

Assim como estruturar um plano de ação, é preciso analisar as opções para onde você irá se direcionar. Leia artigos sobre o segmento pretendido, veja as principais habilidades requisitadas e os setores menos saturados. Conforme um levantamento do Manpower Group, áreas técnicas e de ofício manual são as com maior escassez de profissionais.

“Estude muito, nunca deixe de acompanhar as mudanças do mercado onde você está. Tem muita coisa nova aparecendo e o profissional precisa perceber essa evolução, para ter a oportunidade de se encaixar e fazer uma transição de carreira com muito sucesso”, reforça Karina Batistuci, Diretora de Operações da Finch. Paralelamente, defina uma estratégia orçamentária considerando o tempo até conseguir uma posição. Não obstante, seja sincero sobre sua pretensão salarial e flexibilidade, pois optar por colocações equivocadas não será sustentável a longo prazo. No planejamento, estabeleça prazos para cada etapa dessa transformação, cogitando possíveis impasses e imprevistos. 

Manter um bom networking é fundamental antes mesmo de cogitar essa troca, seja no próprio ambiente de trabalho, locais de aprendizagem, círculos sociais e até nas redes. Isso, somado a uma boa capacitação e conhecendo os seus diferenciais, poderá te impulsionar até o cargo almejado.

Está buscando novos ares? Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.

Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! Continue acompanhando a TV e o blog e fique por dentro das novidades.

Veja mais dicas de como planejar uma transição de carreira nesta matéria da TV Nube. 

Compartilhe

Enquete