Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A rotatividade é maléfica para as empresas, isso porque contratar novas pessoas implica a necessidade de treinamento, ainda mais quando se trata de estagiários. Se o processo de admissão e capacitação é repetitivo, a produtividade é comprometida - o ideal seria treinar para evoluir as competências, não para ensinar sempre do mesmo princípio. Saiba como evitar o impasse neste Conexão Ilimitada.

O Brasil é líder nos índices de turnover do mundo corporativo, com 56% das gestões passando por esse problema. Uma das principais causas é a desconexão entre os funcionários devido ao trabalho remoto, cada vez mais forte desde a pandemia. Para manter o time integrado, deve-se adotar algumas estratégias.

“Implemente programas e práticas de integração, de fato, sólidos, para ajudar esses estagiários a se sentirem parte da equipe desde o primeiro dia. Desenvolvimento e crescimento é algo almejado por todos, então, se você consegue oferecer oportunidade na sua organização, isso precisa ser dito, mostrado e evidenciado”, salienta Rosana Marques, especialista em gestão de pessoas e sócia da Croma Consultoria de Recursos Humanos. Uma sugestão é adaptar momentos da dinâmica presencial, como a pausa para o café, encontros no caminho e afins. 

Entre essas medidas, podem ser promovidas reuniões semanais de happy hour online, promovendo brincadeiras e conversas, além de pautas relacionadas à vida laboral. Pergunte aos membros do seu time sobre seus gostos pessoais, hobbies, músicas e histórias de infância. Buscar dicas com outras corporações pode ser relevante. Estude sobre os sinais e consequências do isolamento, isso vai impactar todo o resultado do seu negócio. A conexão também deve acontecer de forma literal, portanto, ofereça um suporte técnico aos seus contratados, viabilizando os equipamentos necessários, auxílio home-office e Internet.  

 

Quais os perigos de uma equipe distante?

O distanciamento é um aspecto muito perigoso dentro das organizações, sobretudo para pessoas em início de carreira, as quais estão ali em busca de evolução e conhecimento constante para dar um pontapé em sua trajetória. É importante mantê-los perto e assegurar seu senso de pertencimento.

“Quando o estagiário não consegue se desenvolver, ele percebe se a liderança não casa as expectativas do aprendizado acadêmico com a realidade da empresa. Na situação, eles têm desistido e pedido para sair, procurando outras oportunidades”, explica Rudney Junior, especialista em RH e R&S. Quanto às demandas, também é necessário manter as prioridades alinhadas. Como decisor, saiba exigir sem pressão, pois isso pode causar ansiedade e prejudicar ainda mais o fluxo de trabalho. 

O aprimoramento contínuo incentiva e traz motivação. O trabalhador se sente valorizado e nota uma preocupação da companhia com o seu progresso. Isso pode levar a um aumento na eficiência e qualidade do ofício, ainda mais porque colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, segundo estudo da Universidade da Califórnia.

“Com a falta de integração, ele vai se sentir cada vez mais isolado e desmotivado para se conectar. A ausência de interação pode privar os estagiários de trocas super valiosas com seu colega mais experiente. O desenvolvimento fica limitado, então ele não pode aprimorar suas habilidades sociais e profissionais plenamente”, comenta Juliana Dimário, Head de Pessoas e Cultura da CBYK Consultoria. Quando atuamos com alguém mais próximo, sentimo-nos livres para trocar experiências e, com isso, as chances de inovação são ainda maiores. Com uma troca de ideias maior dentro de uma demanda, ela pode ser resolvida rapidamente, liberando mais tempo para outras pendências. Conforme um levantamento da McKinsey, 84% dos executivos acreditam nessa alternativa como uma estratégia de impulsionamento.

Está buscando uma equipe para fazer parte? Então, baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.


Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! Para mais dicas de como evitar o turnover de estagiários e manter seu time integrado, continue acompanhando a TV Nube e o blog.

Compartilhe

Enquete