Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma vida profissional bem sucedida se faz com a descoberta de novos caminhos. Por isso, evoluir e conquistar uma posição no alto escalão é o objetivo de muitos. Para se desenvolver com ética e honestidade, confira as dicas deste Minuto Carreira.

“As pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas, mas demitidas pelos seus comportamentos. Se você quer construir uma carreira de sucesso e alcançar um cargo de liderança, precisa ter conhecimentos práticos e também comportamentais. Um líder deve ser respeitado e inspirar confiança. Então domine a prática, mas não esqueça da soft skill”, indica Kelly Evangelista, mentora e CEO do Fala Bancário.

Uma pesquisa do Global Trends Report confirma isso: 92% dos recrutadores já consideram as relações interpessoais tão ou mais importantes quando comparadas às operacionais. Assim como o esforço, o aprendizado deve ser contínuo. Mantenha o repertório renovado com estratégias de lifelong learning, afinal, companhias valorizam profissionais adaptáveis. Assim, quanto mais você souber, em mais funções poderá atuar.

Além disso, manter a organização é imprescindível. Faça um plano de carreira com prazos a cumprir e objetivos bem estabelecidos; tente mantê-los alinhados à equipe e aos gestores, para não se frustrar e traçar metas saudáveis. Começou como estagiário? Almeje pela efetivação e assim por diante.

 

Como saber se tenho perfil de liderança

Para liderar com eficácia e de uma forma condizente aos princípios dos trabalhadores de hoje, comece pela diferenciação entre chefe e líder. Antes, um decisor autoritário e distante era o perfil adequado; atualmente, é diferente: hoje, 61% dos funcionários preferem alguém preocupado com o seu bem-estar, conforme levantamento da Indeed.

O papel de um gestor é integrar o time, deixando todos confortáveis para expressar suas ideias e necessidades. Cabe a ele compreender as características de cada membro e adequar suas sugestões à melhor decisão naquele momento. Entre as competências essenciais para ocupar altos cargos, está a comunicação clara e confiança, saber motivar e instigar inovação, conseguir delegar dentro dos limites e, sobretudo, lidar positivamente com resultados não tão satisfatórios. Quando o dirigente se mostra tranquilo frente a uma adversidade, é fácil manter-se otimista para continuar na busca por melhores soluções.

A resiliência perante crises é essencial. Boas reações podem ser observadas em qualquer fase, possibilitando prever se aquele funcionário se daria bem em colocações superiores, considerando o aumento da pressão e mediação de conflitos, sejam eles externos ou internos. É preciso administrar as próprias emoções com maestria, antes de conduzir terceiros.

Com esses atributos em voga, aplicando feedbacks constantes, sendo flexível, responsável e comprometido, é possível construir uma gestão excelente. Fique atento à sua aptidão para gerir, inspirar e se adaptar. Esses e outros aspectos são fundamentais em alguém apto a coordenar.

Alguns podem, sim, ter esses fatores inatos a sua personalidade. No entanto, qualquer pessoa pode ser treinada e desenvolvida, transformando outros colaboradores em líderes. Logo, precisam demonstrar no dia a dia a cultura daquele negócio, além de valorizarem o trabalho por meio do exemplo.

“Seja extremamente excelente a ponto dos seus liderados não conseguirem questionar a sua capacidade. Também, os seus superiores te valorizarem e terem medo de perder você para a concorrência. Como você faz isso? Mantendo o foco na sua excelência. Invista no seu marketing pessoal e também em ótimos relacionamentos dentro e fora da sua empresa.

Quer engatar uma carreira ascendente e, um dia, buscar a liderança? Temos mais de 9 mil posições disponíveis semanalmente. Siga o @nubevagas nas redes sociais. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade.

Já é líder e está em busca de novos talentos? Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas e informações sobre gestão.

Se você chegou aqui é porque as informações foram úteis, não é? Saiba mais sobre como subir na carreira e ser um líder de sucesso neste Minuto Carreira. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para ficar por dentro das novidades! 

Compartilhe

Enquete