Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

De forma geral, as gerações mais recentes demonstram dificuldade na responsabilidade, convivência e em receber ordens. Uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) buscou entender a percepção dos jovens no momento de serem recrutados - as empresas são “exigentes demais”? Saiba o resultado e entenda mais sobre o impacto dele neste Conexão Ilimitada.

O Nube entrevistou cerca de 23 mil candidatos sobre as condições na contratação. Destes, 44% responderam: “depende, algumas pedem corretamente, outras exageram”. Dessa forma, o estágio se mostra como a oportunidade ideal para se qualificar e ficar mais apto a atender às premissas do mercado, afinal, nessa modalidade as habilidades comportamentais são a única imposição. Conforme a Lei de Estágios, o ato educativo serve como a experimentação prática do conteúdo estudado no ensino médio, técnico ou superior. Dessa forma, é preciso ser estudante para estagiar e, portanto, o contratante não pode exigir experiência prévia.

No levantamento, as respostas oscilaram entre acreditar na cobrança justa ou não e apontar a falta de capacitação como o principal distanciador dessas condições. A analista de seleção do Nube, Bianca Galliera, explica como a primeira vivência profissional pode ajudar os iniciantes a ficarem mais próximos de preencher pré-requisitos. “Caso não cumpra todas as exigências necessárias para um estágio, ele pode se destacar demonstrando e explorando as suas principais características e atributos relacionados àquela vaga em específico. Então, caso um selecionador realize um questionamento sobre alguma habilidade e você não possuir, é preciso não desanimar, pelo contrário, demonstrar interesse em desenvolvê-la”, comenta.

Sobre o perfil exemplar buscado pelas organizações, são bem quistos indivíduos adaptáveis, com facilidade para trabalhar em grupo e proatividade. Conforme o levantamento feito pela ZipRecruiter, 93% das firmas valorizam mais as soft skills em relação às competências técnicas. “O primeiro ponto é a flexibilidade. Nós buscamos pessoas com uma capacidade de adaptação alta, isso é super relevante. O segundo ponto é desafio status quo, então é aquela pessoa a qual não se contenta com a frase ‘eu faço porque sempre foi assim’. Queremos alguém para inovar, pensar fora da caixa e trazer ideias novas, isso é algo muito valorizado aqui dentro”, declara Marina Knoll, Head de People & Culture da Biz.

O próximo passo é efetuar a construção de um currículo sólido e objetivo, elencando as hard skills mais relevantes para a vaga pretendida e falando de forma eficiente sobre as suas qualidades. Com uma boa postura e comunicação, você já fica mais perto de ser o escolhido no processo seletivo almejado.

A importância do estágio na vida do estudante

“É um momento muito importante, quando esse jovem vai entrar na empresa e conhecer mais sobre trabalho, muito diferente do conteúdo da faculdade. Ele tem de estar disposto a aprender e a gestão deve criar oportunidades como, por exemplo, o job rotation dessa pessoa. Mudar de área e entender a companhia como um todo, saber qual área tem mais aptidão de acordo com as qualificações”, afirma Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade.

 

As demandas devem estar diretamente relacionadas à área de estudo do estagiário, relacionando teoria e prática. Além disso, é obrigatória a designação de um funcionário efetivo para orientar até dez colaboradores nessa posição. Contudo, é permitido o contato com setores diversos da companhia para ampliar os conhecimentos e ter certeza do segmento estudado.

 

Está buscando pela sua vaga dos sonhos? Temos mais de 9 mil posições disponíveis semanalmente e já inserimos mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado! Siga o @nubevagas nas redes sociais. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.

 

Você, gestor! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas e informações sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco

 

Se você chegou aqui é porque as informações foram úteis, não é? Saiba mais sobre as exigências da empresa na contratação neste Conexão Ilimitada.  Continue acompanhando a TV Nube e o blog para ficar por dentro das novidades. 

Compartilhe

Enquete