Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Para quem está buscando por uma colocação no mercado de trabalho, ter um bom desempenho em todas as etapas da seleção é fundamental. Conforme uma pesquisa do Grupo Zety, apenas 10% dos candidatos de um processo seletivo chegam a entrevista. Portanto, se você alcançou essa fase, esteja preparado! Saiba como se sair bem com as dicas deste Minuto Carreira. 

 

Uma imagem pessoal positiva é imprescindível. Se mostre disposto, focado, fique bem arrumado e confirme o código de vestimenta exigido. A pontualidade também é crucial. “O básico serve: vista-se bem! Se for virtual, arranje um lugar silencioso, bem iluminado, com uma qualidade razoável de câmera. Se for presencial, chegue sempre de 15 a 20 minutos antes, até meia hora”, indica Carol Faria, gerente de parcerias GovTech na Oracle Brasil. 

 

Lembre-se também dos aspectos citados na inscrição e saiba como destacá-los. Caso tenha se referido a projetos e experiências não profissionais, relacione as competências desenvolvidas nessas atividades com as tarefas exigidas pela vaga em questão. Atualmente, a boa comunicação, inteligência emocional, resiliência, adaptabilidade e capacidade de aprendizado contínuo são qualidades muito valorizadas pelas companhias.

 

A ansiedade é uma dificuldade para a maioria das pessoas e não é um critério de desclassificação por parte dos selecionadores. Contudo, estar atento à linguagem corporal e o ritmo de fala é de extrema relevância para se expressar com clareza e ser compreendido.  “Se for um pouquinho difícil e você estiver nervoso, pode fazer uma ‘colinha’ das suas principais características, a sua história até aqui, um resumo do seu currículo. Prepare quais são os pontos a aprender, quais já tem bem desenvolvidos e qual o seu interesse na empresa. Lembre-se, com preparo, o básico sempre serve”, afirma Carol.

 

Durante a conversa com o recrutador, seja sincero sobre suas habilidades, mas mostre proatividade para se capacitar caso não cumpra algum requisito. Desenvolva seus comentários sem ser pedante e demonstre ser flexível. Ao final, é válido deixar uma mensagem de agradecimento e reforçar a sua disponibilidade. Ser transparente em relação a quaisquer contratempos fortalece uma impressão de compromisso e respeito. Caso imprevistos aconteçam e te impeçam de chegar no horário, por exemplo, informe aos gestores e seja claro. 

 

Manter a concentração nas perguntas ajuda na elaboração de respostas objetivas, as quais devem traduzir suas motivações para atuar naquela firma, estude-a e saiba como o seu talento pode agregar. Pratique com antecedência para transparecer o máximo possível de confiança. Apresente uma boa postura, com as costas eretas e os braços descruzados; faça contato visual e evite movimentos repetitivos com as mãos e pés, demonstrando descaso ou insegurança.

 

Não tenha medo de tirar dúvidas! Perguntar sobre a organização e a vaga pode, inclusive, ser uma demonstração de entusiasmo; sem excessos, é claro. Se prepare para os questionamentos mais comuns em uma seletiva e não entre em discussão caso receba uma indagação indevida; permaneça neutro e responda de forma coerente. Por fim, teste práticas de respiração e anote as maiores causas do nervosismo para descarregar e aliviar essa sensação. 

 

Agora se sente mais confiante para buscar uma oportunidade? Temos 9 mil vagas disponíveis semanalmente e já inserimos mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado! Siga o @nubevagas nas redes sociais. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.

 

Se você chegou aqui é porque as informações foram úteis, não é? Saiba mais sobre como se preparar para uma entrevista neste Minuto Carreira!  Continue acompanhando a TV Nube e o blog para ficar por dentro das novidades. 

Compartilhe

Enquete