Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Consolidar uma trajetória laboral é um desafio pertencente à vida da maioria das pessoas. Esse processo pode começar em diferentes épocas e se tornar mais fácil a partir de certas escolhas. Trabalhar na fase dos estudos é a forma mais segura de dar o primeiro passo rumo a outras oportunidades. Como essa etapa pode beneficiar os contratados? E as corporações? Há alguma diferença social? Entenda mais neste Minuto Carreira. 

 

“O estágio tem um papel muito importante não só no desenvolvimento profissional de diversos estudantes, mas também na sociedade como um todo. Isso porque é um ato educativo realizado no ambiente de trabalho, então ele vai proporcionar uma maior empregabilidade para novos talentos, para quem ainda está estudando. Dificilmente esses jovens teriam essa oportunidade se fosse um outro tipo de contratação, como a CLT por exemplo”, comenta Bianca Leal, analista de treinamento e desenvolvimento da Crescer. 

 

Diferente da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o ato educativo escolar supervisionado, previsto na lei 11.788/2008, não exige experiência prévia e permite uma admissão flexível para conciliar a rotina estudantil. Além disso, dá ao discente a chance de colocar em prática o aprendizado da sala de aula. 

 

Outro aspecto relevante é o contato do educando com a área pretendida, permitindo um conhecimento mais próximo sobre a rotina e a possibilidade de analisar se o seu perfil realmente se encaixa naquelas funções. No âmbito do ensino, o compromisso com o ofício retém os alunos nas instituições, diminuindo a evasão escolar. 

 

Ao exercer suas funções, mesmo em cargos de menor complexidade, o estagiário tem a oportunidade de desenvolver soluções para problemas diferentes daqueles vistos em sala de aula. Aprender a lidar com adversidades e se portar no trabalho é fundamental para criar um senso de responsabilidade ainda maior, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal. 

 

O programa de estágio também é importante para a troca de saberes com quem já trabalha no ramo. Dessa forma, fortalece seu networking, formando uma rede de contatos facilitadora na procura pelo próximo emprego. Também por isso, é imprescindível trabalhar com esforço e dedicação, afinal, o seu talento pode ser notado por outras pessoas com as quais você colabora no dia a dia.  

 

Empregabilidade e capacitação com estágios

 

Na disputa por uma vaga, as empresas certamente preferem candidatos com alguma vivência no setor em questão. O estágio se mostra como a ocasião perfeita para construir esse repertório, pois diferente dos cargos efetivos, não é necessário ter trabalhado para começar a estagiar. 

 

A pesquisa “Nós acreditamos nos jovens”, realizada pelo Mc Donald’s e pela empresa argentina Trendsity, entrevistou 500 brasileiros, entre 16 a 27 anos, dos quais 77% apontaram a exigência de uma atividade prévia como a maior barreira para conseguir um emprego. Não obstante, 80% buscam um trabalho no qual seja possível conciliar os estudos e manter o bem estar.  “O estágio vai proporcionar um desenvolvimento profissional e econômico trazendo um bem para toda a sociedade, porque vai poder contar com indivíduos muito mais capacitados”, analisa Bianca. 

 

A experiência pode, sim, ser um diferencial - mas não é mandatória. Existem outras formas de se destacar nos processos seletivos, fique tranquilo. Inclua no seu currículo todos os projetos voluntários, trabalhos acadêmicos e até aquele emprego informal onde você pode ter aprendido alguma competência relevante. Além disso, algumas soft skills vêm como um dom, saiba valorizá-las!

 

O estudo ainda aponta a falta de confiança nas novas gerações como um impasse na hora da colocação para 68% dos entrevistados. No entanto, os líderes de hoje precisam reconhecer o potencial e os benefícios de ter jovens nas empresas. É uma aposta certeira em proatividade, evolução e disposição. 

 

O fluxo de novas ideias, de quem está ingressando no mercado, motiva até mesmo os efetivados a engajarem na solução de problemas e serem mais criativos. A diferença geracional também permite uma renovação do repertório criativo e da forma de enxergar o trabalho, além da atualização de ferramentas e tendências. 

 

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

 

Gostou das informações? Confira mais dicas neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para saber mais sobre o mercado.  

Compartilhe

Enquete