Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A vida profissional pode nos surpreender de diversas maneiras, nem sempre positivas. No entanto, é preciso ter resiliência para enfrentar os períodos difíceis e seus inúmeros desencadeamentos. Confira recomendações de como passar pelas adversidades neste Minuto Carreira.

Qualquer indivíduo está sujeito a enfrentar complicações em sua trajetória, sejam causadas por conflitos pessoais, dúvidas na vocação, transformação dos propósitos ou até demissões. Para agir com sabedoria, é preciso sempre considerar cenários de mudança e ser paciente. “Esses momentos vão aparecer muitas vezes e gosto de orientar para não fazer nada na hora da emoção forte, no impulso. Respire fundo e não perca de vista o seu objetivo a longo prazo, isso é fundamental”, comenta Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do Instituto de Pesquisas e Estudos do Feminino (Ipefem).

Na pandemia, milhares de colaboradores foram impactados pelas novas formas de trabalho e passaram a questionar suas rotinas. Além disso, fatores como a redução de salários, demissões em massa e suspensões de contrato causaram nas organizações a necessidade de se reinventar. Desde então, a valorização da saúde mental e da segurança ficam cada vez mais em voga. É indicado ter calma e não tomar providências imediatas: espere a poeira baixar e só depois pense nas coisas já conquistadas e onde pretende chegar com sua bagagem.

As soft skills são essenciais para os novos tempos, portanto, ser resiliente é um grande potencial. Reconhecer a instabilidade e não se desesperar diante dela é imprescindível para traçar um bom plano de ação e emergência. Não obstante, essas estratégias devem ser previstas antes mesmo do tempo ruim acontecer. Tenha o hábito de refletir sobre si mesmo e seus sentimentos; frequentemente, a estafa não permite ocasiões para essa conexão conosco. Dê uma pausa para promover o autoconhecimento e a criatividade, duas características muito valorizadas pelas corporações.

Quando começar a definir seus próximos passos, estabeleça prioridades e fique atento às novas hipóteses. Possivelmente, uma transição de carreira pode ser a saída. No início deste ano, três a cada quatro trabalhadores pretendiam mudar a área de atuação, conforme levantamento do portal Empregos.com.br. Assim como as crises acontecem, são superadas facilmente com autocontrole e organização; caso considere necessário, opte pelo auxílio de especialistas e mentores para traçar possíveis caminhos.

Além disso, não descarte a possibilidade de buscar ajuda dentro da própria equipe, até mesmo se estiver em um empreendimento próprio. Outras pessoas podem já ter enfrentado contratempos e ter dicas construtivas. “Ter uma rede de apoio, profissionais mais experientes para te auxiliar, os quais já passaram por aquele tipo de situação, para te iluminar indicando algum caminho ainda desconhecido. Esse é um bom jeito de atravessar ou superar uma crise”, completa Ana.

No processo de retomada da autoconsciência, conquista-se mais confiança para buscar novas colocações e recordar as competências adormecidas nessa fase de questionamento. Enfrentando os percalços com disposição, é possível atravessá-la e ir ao encontro do seu potencial. Não obstante, é preciso responsabilizar a si mesmo pela sua própria ocupação, afinal, você é a única pessoa capaz de tomar essas decisões. Não procrastine e retome os hábitos adotados a época de sucesso. Com isso, você se reaproxima dos bons resultados - eles não virão da noite para o dia, mas adotando as estratégias corretas, é fácil se reconstruir.

Por fim, seja paciente e lembre-se: tudo passa, inclusive as fases ruins! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais informações. Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do mundo corporativo. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Está tentando começar ou reconstruir sua vida profissional? Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. Gostou das informações? Veja mais neste Minuto Carreira! 

Compartilhe

Enquete