Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Entre os desafios de ser um bom líder está a facilidade de se comunicar com faixas etárias distintas. Estabelecer esse diálogo é imprescindível para alcançar o pleno funcionamento de uma empresa. Além disso, é indispensável superar problemas como o etarismo. Nesta matéria do Conexão Ilimitada, saiba como liderar diferentes perfis e gerações. 

As companhias possuem apenas de 6% a 10% de contratados com mais de 50 anos em seu quadro, segundo estudo da Ernst & Young. Não obstante, 78% das corporações consideram-se etaristas e têm barreiras para a contratação desses profissionais. No entanto, aderir a pluralidade é um caminho eficiente para acrescentar vivências ao seu negócio.

“É importante recrutar colaboradores de várias idades porque pode haver uma troca saudável entre eles, se as pessoas estiverem abertas a escutar as contribuições do outro. Então, de um lado, os mais velhos podem agregar com a sua bagagem única; os novos não podem fazer isso porque têm pouca experiência”, comenta Pedro Signorelli, especialista em gestão com ênfase em OKR. Assim, fica estabelecida a relevância de indivíduos com uma trajetória maior ao ensinarem aqueles em início de carreira. Contudo, os novatos chegam com uma força de vontade diferenciada, além de se manterem antenados às novas tendências, podendo otimizar alguns processos com ferramentas de tecnologia, por exemplo.

Contar com a multiplicidade de características numa corporação estimula o diálogo aberto com os clientes internos e externos. “Eu valorizo muito e costumo dizer: a diversidade é sempre solução. Então, os jovens têm uma pressa, um acelerar das coisas, porque são nativos digitais, então isso simplifica muito a visão de mundo. Por outro lado, os sêniores, com muitos anos no mercado, entendem a complexidade envolvida em um processo e, com a troca e conexão, conseguem chegar no meio-termo em uma linguagem acessível à sociedade para os dias atuais”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá.

 

Líderes mais jovens para equipes compostas por diversas gerações

Conforme a última pesquisa do Datafolha nesta área, a média de idade dos líderes cai anualmente: antes, a maioria dos diretores tinham 44 anos; agora, têm em torno de 41. Logo, em algum tempo, a presença de decisores mais jovens em comparação a alguns funcionários será mais frequente.

Por outro lado, em dois anos,  27% da força trabalhadora global será composta pela Geração Z, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Assim, evidencia-se a importância de adaptar a maneira de coordenar - afinal, o jeito de lidar com a esfera laboral se transforma e não mais ocupa o primeiro lugar na vida das pessoas. Por isso, a governança pelo exemplo e o ofício colaborativo são caminhos ideais para conduzir com empatia e priorizar a saúde mental, como almejado nesse momento.

André Freire, sócio da EXEC, consultoria especializada em Executive Search e liderança, aponta as principais dificuldades nessa liderança. “A principal dificuldade de gerenciar uma equipe com várias gerações é basicamente como engajar um grupo com sentimentos diferentes, vontades e engajamentos muito distintos em relação ao trabalho para eles”, afirma. Por isso, a implementação de uma cultura organizacional coerente, a partir da definição dos perfis ao lado do RH, contribui para motivar e empenhá-los com eficiência. É preciso se expressar de modo assertivo, passar confiança e entender quais fatores motivam cada integrante. Se mostrar aberto ao diálogo, falar sobre as próprias dificuldades e promover feedbacks aproxima os gestores do seu time. Compreenda as diferenças geracionais e saiba a melhor forma de dialogar e inspirar cada uma delas.

Agora você está mais preparado para lidar com a diversidade etária na sua organização! Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas e informações sobre carreira. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Gostou das informações? Confira mais neste Conexão Ilimitada! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para saber mais sobre o mercado.

Compartilhe

Enquete