Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

No dia 19 de outubro, o Núcleo de RH do Consórcio Intermunicipal de Especialidades do Ciesp - Guarulhos, em parceria com o Intersel Desenvolvimento Humano, recebeu mais de 100 convidados para debater iniciativas relacionadas ao setor. Foram discutidos temas como igualdade salarial, o impacto da convivência, fim do trabalho intermitente e outras pautas concernentes à contratação e prática profissional. Confira os melhores momentos nesta matéria da TV Nube.

O coordenador de relações humanas do Ciesp, Dirceu Ferreira, falou sobre a importância do encontro. “Em um evento desse porte nós vamos falar das negociações. A maioria das empresas, agora, estão falando de orçamento. Então é muito oportuno tratar das demandas enquanto estão fazendo a sua programação para o ano de 2024”, explicou.

A coordenadora adjunta do núcleo de RH no Ciesp, Viviane Arcanjo, complementou pontuando assuntos presentes nos painéis do regional. “Vamos falar um pouquinho de política de remuneração, da parte de sindicatos e toda a junção dessa vivência do dia a dia fazendo parte dessa área”, disse.

Um estudo da Boston Consulting Group analisou as cem companhias com os setores de RH mais fortes, constatando altos índices de rendimento financeiro nas mesmas - quase duas vezes maiores quando comparadas às demais. A pesquisa também observou o quão indispensável é uma boa troca entre os CEOs e os líderes de RH para conquistar essa notoriedade. “As relações trabalhistas são muito importantes para a gestão de pessoas, do ponto de vista de prevenção. Então, o grupo patrocinado pelo Ciesp e outras associações patronais trazem oportunidade de trocar informação, aprendizado e levar experiência para dentro do seu negócio”, comenta Marcelo Samogin, sócio da consultoria Remunerar.

Estabelecer relacionamentos positivos, dentro e fora da sua organização, é fundamental para manter um bom funcionamento interno e construir uma imagem positiva externamente. “O networking é tudo, eu diria. Muitos deixam para fazer isso só quando estão precisando de uma recolocação, isso é muito errado. Ter uma rede de contatos funciona tanto aqui, quanto na nossa vida como um todo. Então você conhece pessoas, agrega conhecimento e compartilha também”, comenta Ana Flávia, psicóloga e consultora de RH.

Não obstante, é preciso compreender as modificações e as novas imposições do mercado atual, para estabelecer um bom clima organizacional e alcançar as metas pretendidas. “O profissional de RH deve estar com a mente aberta, sempre se atualizando em relação às leis, sua área de atuação, buscando novas tecnologias e investindo no seu autoconhecimento. Ele deve estar bem para tratar os outros melhor”, aponta Ricardo Lacerda, gerente de RH na Karina Plásticos.

Ficar por dentro da renovação dos direitos, bem como das motivações dos trabalhadores, é de suma importância para as corporações. Por meio da participação de eventos, gestores podem aprender a partir dos painéis e da troca com colegas de profissão. “É relevante porque traz assuntos atuais, ou seja, os acontecimentos reais do no nosso dia a dia e atualizações da legislação, como direitos trabalhistas e além disso”, declara William Vasconcelos, coordenador de RH da Mayekawa, sobre a presença nessas cerimônias.

 

A presença do Nube e o relacionamento humano para nós

Nossa preocupação com o bem estar entre corporação e funcionários é constante. Por isso, a busca pelo aprendizado necessário para entender os comportamentos, desenvolver a empatia e saber prever possíveis transformações, deve ser contínua.

Caio Marques, gerente comercial regional do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), falou da relevância de comparecer a palestras como essa. “É muito importante para o Nube estar presente em eventos do público de recursos humanos. Primeiro, para entendermos quais são as tendências, o futuro da relação entre a companhia e funcionários, colaboradores e estagiários. Para podermos não só acompanhar isso, mas se antecipar e prever as mudanças, pensando justamente em qual forma podemos agregar para esse público”, declara Marques.

 

É tempo de renovar as estratégias

A reta final do ano vem com a emergência de novos desafios e aprimoramento dos planos falhos. Por isso, os convidados apontaram a pertinência dos encontros e debates promovidos. “Nós estamos agora em época de acordos coletivos e é importantíssimo nos atualizarmos sobre as negociações dos segmentos, qual é a postura dos sindicatos perante as empresas. Esse contato é primordial para levarmos as informações até a alta direção e, a partir daí, realmente iniciar as nossas transações para o ano de 2024”, finaliza Andreia Santos, gerente de RH da Schutz Vasitex.

Segundo os especialistas entrevistados pela KPMG, 70% acreditam na necessidade de terem suas funções reinventadas. Esse levantamento evidencia ainda mais o destaque de profissionais se manterem atualizados e em constante aprimoramento.

Você, gestor! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas e informações sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco.

Está procurando por um estágio? Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS, deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. Esperamos por você! Assista agora a cobertura da TV Nube e continue acompanhando o nosso blog!  

Compartilhe

Enquete