Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Apesar de alguns profissionais terem o dom nato de liderar pessoas, essa competência também pode ser desenvolvida por meio de aprendizado, prática e autoconhecimento. Afinal, requer um conjunto de habilidades para influenciar e motivar as equipes. Nesse sentido, um em cada três colaboradores acredita no devido preparo de suas lideranças para conduzir a empresa a um futuro mais inovador. No entanto, como enfrentar o desafio de se tornar um líder? Descubra agora, neste Conexão Ilimitada! 

Qual o impacto das lideranças?

Conforme um levantamento realizado pela consultoria de inovação ACE Cortex, os executivos c-levels e gerentes desempenham um papel fundamental no impulsionamento da inovação nas organizações, servindo como referência para as iniciativas e projetos de suas companhias. Surpreendentemente, mesmo com essa relevância, a pesquisa revelou como a falta de governança é o principal obstáculo para a modernização, apontado por 43,8% dos entrevistados, seguido pelo tempo de execução (42,2%) e pela falta de métricas bem definidas (38,3%). 

Desse modo, é interessante analisar as mudanças corporativas das últimas décadas, ainda mais depois da crise sanitária de 2020 e suas características mudanças das quais vieram para ficar. “Quando falamos sobre o contexto atual, é fácil percebermos como ao longo dos últimos 30 a 40 anos o processo de gestão evoluiu e deixou de ser marcado um grande gestor tomando decisões autocraticamente. Agora, ele assume o encargo de liderar e envolver suas equipes”, aponta Alex Fabiane Teixeira, coordenador e professor da Mackenzie Brasília.

Logo, esse tipo de posição é de grande responsabilidade e desafio, mas também pode ser uma jornada de crescimento e realização. Isso porque a aptidão não é inata, mas pode ser desenvolvida mediante ensinamentos, vivências e autoconhecimento. Sendo assim, é primordial estar por dentro das dicas e insights valiosos para enfrentar os obstáculos de forma eficaz em diversos contextos profissionais e pessoais.

Nos dias de hoje, dar o exemplo é a melhor estratégia para conquistar um determinado público, seja ele interno ou externo. Afinal, vivemos a época da interconectividade e a reputação construída no meio laboral é algo extremamente impactante. “Dessa maneira, pelo fato de terem um envolvimento de pessoas, percebe-se como essa não é uma tarefa fácil, mas sim, um trabalho árduo. Inclusive, é exercido tanto por dons e talentos quanto pelo desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes frente a administração de equipes”, acrescenta Teixeira. 

Dicas para se tornar um líder completo!

De acordo com uma pesquisa divulgada na revista Você RH, 83% dos gestores demitidos no Brasil são por motivos técnicos. Enquanto isso, as dispensas por competências técnicas são em apenas 17% dos casos. Logo, o bom relacionamento com a equipe é a peça-chave para se tornar um líder promissor. Pensando nisso, elencamos cinco seis tópicos para quem está em busca de enfrentar esse grande desafio profissional. Veja!

infográfico

O autoconhecimento é a base de tudo: antes de dar qualquer passo, é preciso conhecer a si mesmo. Isso inclui entender seus diferenciais, pontos fortes e fracos, e valores pessoais. Ao compreender as próprias motivações e limitações, você estará melhor preparado para tomar decisões sábias e assertivas. Essa prática é essencial para desenvolver a empatia e compreensão dos outros, criando uma base sólida para a construção de relacionamentos eficazes. “Algo esquecido por muito tempo quando o assunto é mercado de trabalho, foi o poder da inteligência emocional. Somente a competência acadêmica e o repertório não é suficiente, um líder hoje precisa ter isso muito bem trabalhado em prol de uma maior maturidade”, destaca Stefania Bonetti, fundadora e CEO da Onda Eco.

O desenvolvimento da comunicação é a peça-chave: hoje em dia, saber articular ideias com clareza, ouvir atentamente e ser capaz de se adaptar a diferentes públicos são habilidades essenciais para uma carreira de sucesso. Por essa razão, investir no aprimoramento dessas competências pode fazer a diferença na forma como você é percebido e como suas orientações são percebidas e seguidas pelos membros do staff.

A liderança pelo exemplo é primordial: assumir um cargo como esse não significa apenas dar ordens, mas também ser um modelo para os outros seguirem. Inspirar confiança e respeito requer consistência entre o discurso e a prática. Mostre dedicação, ética de trabalho e integridade em suas ações diárias. Com isso, você estabelece um padrão positivo para seu quadro e incentiva-os a darem o seu melhor. “Contudo, existe uma técnica, modelo ou idade correta? Nem sempre isso é necessário. A liderança ocorre por meio da informação e conhecimento, independentemente do profissional ser mais experiente ou jovem”, conclui Armando Tinoco, Diretor Comercial da Rede Unishop. 

A capacidade de delegar e empoderar faz a diferença: como nunca, é necessário reconhecer quando não é possível fazer tudo sozinho e confiar no coletivo para realizar tarefas importantes. Saber delegar é uma arte, e ao fazê-lo, você empodera seus colaboradores, aumentando sua autoconfiança e desenvolvendo suas habilidades. Isso também libera tempo para você se concentrar em questões estratégicas e no crescimento geral do grupo.

Lidar com desafios e conflitos é rotina: diferentemente do senso comum, esse não é um mar de rosas, e inevitavelmente surgirão desafios e conflitos. Saber lidar com essas adversidades de modo diplomático e respeitoso é indispensável para manter a harmonia e o progresso de todas as partes envolvidas. Enfrente os problemas de frente, ouça todas as partes envolvidas e busque soluções para beneficiar o time. 

Aprender com os próprios erros é indispensável: ninguém é perfeito, e a jornada para se tornar um líder envolve cometer equívocos e aprender com eles. Encare os fracassos como oportunidades de evolução e não como obstáculos intransponíveis. A capacidade de se adaptar e evoluir a partir de experiências negativas é uma característica valiosa de um mestre resiliente.

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete