Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A tecnologia é algo presente em nosso cotidiano, tendo a função de deixá-lo mais fácil. No entanto, ela não se desenvolve sozinha. Essa inovação precisa da capacidade criativa dos indivíduos para ser construída e integrada às nossas atividades. Então, qual o valor do profissional com essa habilidade na era digital? Como esses recursos se relacionam? Saiba mais sobre o assunto nesta matéria e no Conexão Ilimitada, da TV Nube. 

A tecnologia não é um artifício criativo 

Esse conceito está sempre conectado com as ferramentas do universo digital, no entanto, ele não diz respeito a isso. Em suma, o termo representa um conjunto de técnicas, processos e métodos utilizados em função de resolver uma problemática da humanidade. Porém, quem identifica quais aspectos devem ser modificados e simplificados são os próprios indivíduos. Logo, são os detentores da criatividade investida para a invenção desses mecanismos inovadores. 

Vitor Azambuja, Fundador e Diretor Criativo do Criança Para Criança, diz mais sobre o artifício. “A tecnologia não é criativa, pois trata-se de algo desprovido de alma, ela não possui sentimento ou sensações. Ao contrário do ser humano, o qual é movido por essas perspectivas, junto com a curiosidade. Portanto, uma máquina precisa de um desenvolvedor com essa capacidade”, explica o especialista. 

O Brasil é um país de destaque quando se trata da capacidade criativa dos seus cidadãos 

De acordo com o Relatório de Criatividade do Festival de Criatividade Lions, o Brasil é o terceiro país mais criativo do mundo, tendo em vista a classificação de suas agências e profissionais em premiações. Na sua frente, estão os Estados Unidos e a Inglaterra, ocupando respectivamente o primeiro e segundo lugar do ranking, com sua última edição lançada em 2022.

Além desse índice, os níveis de inovação do território são favoráveis. Conforme as informações da CNI - Confederação Nacional da Indústria, o Brasil está na 53° posição quando se trata de resultados de inovação. Sendo assim, os brasileiros revelam uma capacidade de pensar além do comum, mas ainda precisam evoluir quando se trata de reinventar. 

Com o avanço da tecnologia parece mais fácil alcançar a inovação 

Antes de tudo, é preciso compreender como nem tudo faz parte de um método inovador. “Hoje com a tecnologia de ponta, parece fácil reter uma transformação. Porém, é preciso diferenciar isso, de promover melhorias. O primeiro procedimento requer um olhar mais acurado, estudioso e inteligente”, argumenta Dr. Rodrigo Cardoso Silva,  professor de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Nesse sentido, Eduardo Augusto, CEO da IDK Media, desvenda os mistérios sobre essa concepção. “A inovação significa valor percebido. Assim, quando o sujeito entende isso, ele deve tomar três atitudes para colocar esse quesito em prática”, analisa. Então confira, quais posturas alcançam essa atmosfera de restauração das ideias: 

Empatia: essa etapa diz sobre colocar as outras pessoas no centro do processo a ser desenvolvido. Ou seja, compreender profundamente as dificuldades a serem superadas. 

Cocriação: outra face de um plano é trazer quem vive essa realidade, a problemática a ser vencida, para observar e validar as propostas. Isso porque ela entende, além de todos os criadores, como determinada situação a afeta. 

Prototipação: já essa parte é o instante de testar a sua criação, ver se aquilo realmente funciona e atende ao objetivo inicial do projeto. Em suma, é tirar tudo aquilo da teoria e colocar em prática. 

Ao seguir essa lista de pilares, os líderes conseguem, de fato, alcançar a inovação dentro de suas companhias. Assim, a imaginação sai da nossa cabeça e coloca, no dia a dia, algo útil para as pessoas. 

Quanto ao estímulo na criatividade nas equipes, o especialista também deixa algumas orientações 

Hoje, na era digital, um aspecto é conectado ao outro. Onde muitas ideias dos profissionais são convertidas na criação de mecanismos para esse cotidiano virtual. Contudo, o pensamento diverso não deve se fechar apenas para transformar as coisas nesse setor. Manter a habilidade de criação ativa é essencial e indispensável para todas as situações presentes, principalmente em uma rotina.  Por isso, Augusto, deixa quatro dicas para estimular essa competência. Confira e anote:

infográfico criatividade 

Exercite a sua mente com acontecimentos corriqueiros: observe as coisas, as quais acontecem ao seu redor todos os dias. Caso isso seja uma intercorrência frequente, busque alternativas fora do comum para resolvê-las. Essa ação é uma das maneiras de treinar sua engenhosidade. 

Experimente coisas diferentes: encontrar novas experiências de vida ajuda no instante de trazer soluções. Dessa forma, é possível importar as situações das quais você presenciou para suprir a barreira atual. Então, esse tópico tende a fazer muita diferença no repertório pessoal. 

Mantenha-se curioso: a curiosidade também é um fator determinante para ter essa qualidade em seu perfil. Não tem como ter uma parte sem a outra. Por isso, busque saber mais sobre as coisas, uma boa ação para isso é aumentar os questionamentos, perguntar o porquê determinadas coisas ocorrem. 

Colabore com outras pessoas: participe de outras ações, procure ajudar em outras funções, compreender os outros propósitos. Enfim, ter uma troca de experiências. 

Por fim, se você chegou até aqui é porque se interessou pelo conteúdo! Para saber mais das novidades do mercado de trabalho e estar preparado para essa vertente, continue acompanhando os nossos materiais pelo blog e com a TV Nube. Onde toda semana falamos sobre os tópicos em alta. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Não se esqueça! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

 
 

Compartilhe

Enquete