Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Durante sua rotina de estudos, trabalho ou mesmo na vida pessoal, você já se pegou criando obstáculos e problemas para não finalizar determinada tarefa ou até mesmo alcançar um objetivo? Nesse cenário, alguns exemplos são a autocrítica em excesso, pensamento negativo, esconder sentimentos ou procrastinar. Além de atrapalharem na carreira, eles também causam mal à autoestima, te afetando como um todo.

Se identificou? Então, essa matéria é para você! O quadro apresentado refere-se  a autossabotagem. A palavra em questão tem significado bem simples: o prefixo, de origem grega, é usado para designar algo próprio. Já o radical, por sua vez, é o ato ou efeito de prejudicar o andamento. Portanto, o termo remete ao ato de agir contra si, distanciando você de seu desenvolvimento. Todavia, como ele se manifesta e quais as consequências? Como superar esse sentimento? Leia abaixo neste Minuto Carreira.

O que é autossabotagem?

Para a psicanalista e idealizadora do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino), Ana Tomazelli, esse comportamento cria motivos exagerados ou inverídicos buscando escapar da realização de tarefas. Ainda, a especialista alerta: "reconhecer isso é fundamental para dar um basta nessa  atitude e tomar as rédeas de nossa jornada". Nesse sentido, é criado uma imagem errônea de si, levando a constante autodepreciação, com ideais de incapacidade e desmérito.

Ademais, a sensação de não pertencer a equipe ou empresa é outra característica recorrente. Por não estar, teoricamente, no mesmo nível dos demais, o acometido se enxerga como um intruso. Tal comportamento afeta negativamente  o progresso no segmento pretendido pelo receio de não cumprir o esperado. Mesmo tendo a presença de feedback positivos, elogios e parabenizações, esses comentários perdem o valor. Logo, as falas pessimistas cegam o sujeito aos fatos.

Assim, a sensação de ser um impostor ambulante é uma realidade constante. Por razão disso, o sujeito não aceita o próprio esforço e dá a autoria do eventual sucesso a outro ou então a uma questão de sorte. Consequentemente, pode ter o esforço maior para chegar ao suposto nível necessário, levando ao burnout, ansiedade e na queda da auto segurança. Em razão desses malefícios, tendo em mente suas possíveis consequências, outros diagnósticos podem ser configurados. Para sair dessa e melhorar sua saúde, leia abaixo algumas dicas.

É preciso quebrar o padrão!

Seja no estágio, aprendizagem, outros pontos da carreira ou na vida em geral, é crucial se atentar a isso para atingir posições, seus sonhos e metas. Comumente, o desencadeamento dessas emoções ocorrem em momentos estressantes ou de grande relevância da vida. Por exemplo, quando se pensa “tudo vai dar errado”, é comum agirmos, mesmo de maneira inconsciente, para essa falha acontecer. Desse modo, é necessário reverter essas negatividades e, consequentemente, continuar seu progresso em todas as esferas.

Pode soar estranho voltar ao assunto da pandemia de Covid-19, mas infelizmente, ela foi um gatilho para várias pessoas. Antes da crise sanitária começar, o Nube fez uma pesquisa com 50 mil jovens e perguntou: “como é sua autoestima?”. Mais da metade dos respondentes, 53,6%, afirmaram não ter impasses quanto a isso. Contudo, em um estudo mais recente, foi indagado: “a pandemia mexeu com sua autoconfiança?”. Dos mais de 20 mil participantes, 50,3% afirmaram sentir um impacto por causa do isolamento social. Outros 21% tiveram uma grande piora nesse aspecto, prejudicando o modo de seguir com os desafios da vida. 

Buscando maneiras de resolver esse impasse, existem diferentes métodos, desde mais básicos até mais complexos. Em casos mais simples, a prática da auto aceitação é a mais acessível. Nela, é treinado o reconhecimento dos próprios talentos e habilidades. A gratidão é um ótimo exercício, pois assim o indivíduo foca nas realizações feitas e, dessa forma, ele passa a criar uma maior crédito a elas. Ao refletir sobre suas conquistas, é compreendido mais sobre a própria pessoa e o autoconhecimento é estimulado, ajudando assim mentalmente e na compreensão de objetivos.

Outra abordagem mais intrusiva e completa, podendo te ajudar em demais questões,  é a terapia. Profissionais como psicólogos e psicanalistas possuem o conhecimento e táticas para ajudar no seu bem-estar como um todo. Existem métodos construídos visando mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos autodestrutivos. Nesse meio, conceitos distorcidos e crenças limitantes, como "eu sou ruim" ou "não mereço o sucesso", são substituídas por palavras mais realistas e positivas.  Ademais, esses procedimentos podem também mitigar os causadores dessa síndrome.

Você pode superar isso!

Portanto, esse fenômeno psicológico deve ser tratado para acabar com a falsa noção de desmerecimento e melhorar a saúde mental. Essa ilusão na autopercepção atrasa os objetivos de vida e impede o avanço no mundo corporativo. Em busca de sair dessa, procure reconhecer suas vitórias e seu empenho, conseguindo assim provar a sua capacidade. Além disso, procurar o apoio de um terapeuta para te auxiliar pode ser a resposta certa! 

Gostou das dicas? Agora você já sabe como reconhecer a autossabotagem e parar essa atitude. Então, coloque tudo em prática e se desenvolva ainda mais como profissional. Afinal, precisamos estar em constante evolução para aflorar o nosso melhor lado e realizar sonhos.

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, você vai aproveitar on-line e gratuitamente milhares de vagas de estágios disponíveis, lives com conteúdos excelentes para a carreira, vários sorteios, certificados de horas complementares e outras vantagens. Não perca a inscrição e acesse: www.nube.com.br/feira!

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram, Threads e X,  para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.


Aproveite esse momento para ler sobre diversos assuntos relacionados a carreira aqui no blog, se inscrever nos cursos EaD e assistir vídeos com as melhores dicas. Nossas matérias são atualizadas semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores de estágio e aprendizagem clicando aqui!  Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a ideal. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Não se esqueça de assistir ao vídeo e compartilhar nas redes sociais! Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete