Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos últimos anos, diversas práticas foram reformuladas e o mundo digital ganhou popularidade, principalmente impulsionado pela pandemia. Nesse cenário, investir em uma formação on-line ficou mais acessível e grande parte da população optou seguir esse caminho. Sendo assim, quais as tendências da educação para o futuro? Descubra agora, neste Conexão Ilimitada! 

O aumento do ensino à distância proporcionou novas oportunidades

Segundo Augusto Jimenez, psicólogo e diretor nacional da Minds Idiomas, existem inúmeros motivos para investir em uma formação. “O acesso à educação se torna uma arma poderosa contra o desemprego e na melhoria da qualidade de vida. Na saúde mental, traz mudanças significativas, como mais segurança ao indivíduo. Em suma, as transformações nesse ramo mudou o meio social para o bem comum”, comentou. 

De acordo com dados divulgados, em novembro de 2022, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o número de ingressantes em cursos superiores na educação a distância (EaD) aumentou 474% na última década. Ou seja, se em 2011, os percentuais correspondiam a 18,4% do total, em 2021 esse índice chegou a 62,8%, refletindo a expansão dessa categoria no Brasil. 

Para corroborar, um estudo mais atual, desenvolvido pela Educa Insight em janeiro de 2023, mostrou: 69% de quem pretende estudar nos próximos 18 meses, querem começar imediatamente pela modalidade remota. “Os avanços tecnológicos transformaram os espaços físicos, assim como o tempo e a distância, para não serem mais obstáculos. A acessibilidade se tornou algo real, com novos materiais e instrumentos, como o EaD”, afirmou Jimenez.

Veja também o Conexão Ilimitada: os benefícios da atuação e educação à distância. 

Por que investir em educação é tão importante? 

Nesse cenário, as soft skills se mostraram fundamentais. “As competências socioemocionais alteraram a forma de aprender, ensinar, avaliar e se comunicar, principalmente tendo em vista as metodologias ativas de aprendizagem”, ressaltou o psicólogo. Isso porque a interação on-line precisou ser ajustada às plataformas para realmente ser eficiente. 

Para o diretor nacional da Minds Idiomas, a principal tendência para o futuro é o sistema híbrido. “É uma junção do virtual, com o ao vivo e presencial. Também oferece recursos e ensinos de aprendizagem, como realidade aumentada, tablets e smartphones. Atrelando tudo isso ao ensino personalizado e à educação 5.0, por conta da tecnologia, pode proporcionar uma aprendizagem ainda mais humana”, finaliza. 

Curtiu o assunto? Então, fique por dentro do Minuto Carreira com Ivan Correa, diretor do Ibope Educação: como aproveitar ao máximo um curso EaD?

Como a educação à distância revolucionou o mercado de trabalho? 

Consoante a Denilson Shikako, fundador da Fábrica de Criatividade, a tecnologia revoluciona o jeito de aprender. “Vou contar uma história: meu amigo acabou de vender uma startup por 25 milhões de reais. Ele a construiu toda embasada em algoritmos programados por inteligência artificial. Quando a gente entende o como isso não estava disponível a pouco tempo atrás e hoje nós temos nas palmas das mãos ampliamos o acesso para muita coisa mais”, exemplificou. 

Logo, as modernidades nos permitiram explorar inúmeras possibilidades. “Atualmente, o número de informações ao seu acesso, em 30 segundos, é o mesmo se comparado ao ano 1 e 1900. Ou seja, temos disponíveis, em fácil acesso, um conteúdo ilimitado de referências”, observou Shikako. Assim, nos resta optar pelo melhor caminho a seguir.

Em um ponto de vista mais corporativo, estar antenado às inovações deixa de ser um diferencial e se torna obrigatório. Por exemplo, segundo um artigo divulgado pelo site Business Solution, em menos de uma semana do lançamento, o ChatGPT acumulou mais de um milhão de usuários. Grande parcela desses internautas utilizam o sistema para agilizar demandas e melhorar processos. 

Assista o Conexão Ilimitada da TV Nube: cursos EaD são meios para enriquecer o currículo!

Quais as tendências para a educação do futuro? 

Conforme Rodrigo Berghahn, coordenador pedagógico nacional da Minds Idiomas, o EaD tende a crescer. “Com o desenvolvimento de novas plataformas e o avanço da tecnologia de educação a distância, o ensino no Brasil tende a ser cada vez mais acessível, flexível e personalizado. Esse último apresenta várias vantagens, pois todas as metodologias, professores e ambientes serão adaptados às necessidades do aluno”, pontuou. 

Sendo assim, os especialistas apontaram algumas das predisposições. Veja: 

1) Investimento em métodos didáticos

Com a crise sanitária, as modernidades se mostraram indispensáveis para a realização das mais diversas atividades. Entretanto, sem o desenvolvimento contínuo dos mestres, uma integração efetiva na prática pedagógica e a estruturação adequada, a probabilidade de promover mais impasses se comparado com as soluções é enorme. 

Nós recomendamos a TV Nube: o hábito da leitura como aliado da educação. 

2) Personalização no processo de aprendizagem

Uma coisa é certa: estudantes aprendem do seu próprio jeito e têm preferências únicas. Logo, respeitar as diferenças e as inúmeras maneiras de estudar é crucial nessa circunstância, principalmente quando levamos para a dimensão virtual. Por isso, utilizar tecnologias para apoiar suas necessidades é um grande passo para melhorar os processos e a personalização da aprendizagem é uma estratégia latente, levando em consideração os acessos aos recursos por parte de cada indivíduo. 

3) Protagonismo no ensino-aprendizagem 

Tornar o educando protagonista permite a evolução de diversas competências, de modo a incentivá-lo cada vez mais para absorver os conhecimentos com mais facilidade. De acordo com um relatório do Instituto Gallup, 75% dos professores afirmaram: eles aprendem melhor quando conseguem se expressar e se sentem mais autônomos. 

Por fim, se você chegou até aqui, é porque de fato se interessou por esse tema. Todavia, informação nunca é exagero e sempre acrescenta! Caso queira ampliar seu aprendizado e seus conhecimentos, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo exclusivo. Enfim, é estudante e está procurando por vagas, seja de estágio ou de aprendizagem? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Enquete