Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos últimos meses, um assunto ganhou bastante relevância e passou a ser mais debatido por profissionais e também no meio acadêmico: o ChatGPT. Você está por dentro desse tema? Sabe como ele impacta o mercado de trabalho? De acordo com estudo da Semrush, em 2023, as buscas pela plataforma aumentaram mais de 42.000%. Dentre os países com maior interesse, o Brasil ocupa o quinto lugar, com 4,3% dos acessos. Ou seja, muitos querem entender melhor sobre a ferramenta e como aproveitá-la na profissão.

Como o ChatGPT influencia no trabalho?

A história da humanidade é caracterizada por revoluções, quando um evento, invenção ou movimento popular desencadeiam uma transformação significativa na sociedade, conduzindo-a a uma nova forma de existência, como ocorreu com a Revolução Industrial. No presente momento, com a evolução e a disseminação da tecnologia e de inteligências artificiais (IA), pode representar, no futuro, um período marcante.

O ChatGPT é uma IA baseada em um modelo de linguagem avançado. Ele possui a capacidade de compreender, aprender e gerar textos em diferentes idiomas, entregando produções de alta qualidade em questão de segundos. Essa alternativa pode criar documentos, redigir artigos, elaborar estruturas de trabalho, checklists de atividades, otimizar processos e muito mais. As possibilidades de aplicação são vastas e grande parte do seu potencial ainda será explorado.

Atualmente, estamos imersos em um novo mundo, no qual os meios de produção se tornaram bastante eficientes e é possível gerar cada vez mais resultados com um tempo de atuação humana reduzido. O desenvolvimento de uma ferramenta como essa, tem a capacidade de aprimorar e otimizar a comunicação por meio de um modelo de aprendizado contínuo e possui o potencial de elevar a produtividade a níveis jamais vistos.

Algumas empresas já adotaram esse caminho em sistemas de atendimento ao cliente, administração de agendas, gestão de dados e automação de processos, tornando as atividades mais eficientes e ágeis. Logo, a IA já é uma realidade e várias companhias estão economizando tempo e recursos por meio dela. Isso permite a concentração dos colaboradores em demandas estratégicas e de maior valor agregado. “Essa invenção pode trazer eficiência em diversas atividades. Tarefas cansativas e repetitivas dominavam uma quantidade de esforço muito grande da equipe e hoje são resolvidas em uma fração de segundos com essa ferramenta. Diversas áreas do conhecimento podem incorporá-la para ter algum tipo de ganho, seja produzindo relatórios, textos ou até recolhendo sugestões para melhorias em seu negócio”, destaca o professor de Inteligência Artificial no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Lucas Chao.

Como aplicar o ChatGTP e aumentar a produtividade?

Com a ampla variedade de opções disponíveis no mercado, escolher as melhores soluções para o trabalho se tornou um desafio. A mais recente aposta, o ChatGPT, não só auxilia os colaboradores em suas exigências diárias, mas também promete trazer benefícios para líderes, gestores e executivos. “Pode ser utilizado no dia a dia de diversas maneiras. Por exemplo, por escolas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, no setor de RH ajudando a organizar ou criar modelos preditivos de despesas, recolhimento de taxa, pagamento de impostos, administração de pessoas, ou também em companhias de logísticas e financeiras”, comenta o professor de Atualidades no Liceu de Artes Ofícios de São Paulo e pesquisador da Universidade de São Paulo, Gustavo Macedo.

Segundo o diretor de tecnologia da Sankhya, Claudio Gualberto, não se trata apenas de um complemento aos softwares já existentes, mas também traz diversas vantagens. "Algumas pessoas tendem a encarar a tecnologia como algo negativo, mas na realidade, o segredo está em extrair e filtrar o melhor de cada uma delas", explica. Para auxiliar na utilização eficiente dessa ferramenta, Gualberto compartilhou algumas dicas. Confira:

Pesquisas e análises:

Realizar análises de dados e produzir materiais é uma tarefa comum em diversas áreas e cargos. Com o ChatGPT, torna-se mais fácil desempenhar essas funções. Se você precisa analisar uma enorme quantidade de números, para o sistema. Além disso, ele fornece pesquisas e fontes relevantes, reduzindo o tempo necessário para realizar uma análise extensa de dados. Isso permite tomar decisões de forma mais precisa, baseadas em dados concretos.

Alternativa ao Google:

Quando você precisa de uma resposta rápida e deseja evitar a necessidade de abrir vários links para encontrar uma resposta, o programa te apresenta de forma direta, em formato de texto. Ele analisa a questão e traz a devolutiva em segundos (ou minutos, dependendo da complexidade). No final do dia, essa velocidade pode economizar tempo e evitar estresse.

Aprendizado:

Para auxiliá-lo a memorizar informações para uma apresentação ou testar seu conhecimento, você pode pedir a criação de perguntas para te auxiliar nesse processo de aprendizado. Além disso, é possível solicitar recomendações de livros, filmes e outros materiais para o desenvolvimento de habilidades ou aceleração do conhecimento.

Escrever pequenos textos, discursos ou avaliações:

Produzir um texto demanda tempo e dedicação, mas para quem precisa escrever pequenos discursos ou avaliações de uma equipe inteira, é possível facilitar o processo com esse aliado. No entanto, é importante utilizá-lo apenas para aprimorar a linguagem ou obter insights.

Atendimento ao cliente:

Uma das principais estratégias das organizações é oferecer um atendimento ao cliente mais humanizado e preciso. Portanto, essa plataforma tem potencial para isso.

Suporte técnico:

Em caso de dúvidas técnicas, o chat também pode fornecer suporte, oferecendo orientações para resolver problemas simples enfrentados pelos usuários.

Correção de texto:

Para obter uma correção rápida, basta solicitar uma revisão na escrita, a fim de corrigir erros de gramática, ortografia, coesão e coerência.

No entanto, apesar de tantos benefícios, é preciso ter cuidado. “Como toda ferramenta, aplicativo ou plataforma, o primeiro passo é a leitura dos termos de uso. A OpenAI, criadora dessa inovação, deixa bem clara a falta de garantia na veracidade das respostas. A grande sacada é a criação de textos com retóricas bem elaboradas, contudo, nem sempre as informações são corretas. Então, o recomendado é utilizar para pesquisas e articulação, mas é sempre necessária a revisão do elemento humano”, alerta o advogado especialista em direito digital, Walter Calza Neto.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Confira mais dicas no vídeo acima!

Compartilhe

Enquete