Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A presença digital tornou-se indispensável nos dias atuais, seja na hora estudar, trabalhar ou até mesmo nos momentos de lazer. Inclusive, é praticamente impossível imaginar a vida sem as facilidades proporcionadas pela conexão. Hoje, faz parte do cotidiano de mais de 4 bilhões de pessoas pelo mundo e, no Brasil, abrange 70% da população. No entanto, o que você fala na Internet pode te afetar? Entenda mais sobre o assunto agora, neste Conexão Ilimitada. 

As ações na Internet geram consequências?

No mundo digital, no qual vivemos, as plataformas virtuais tornaram-se espaços onde as pessoas expressam suas opiniões, compartilham informações e interagem com outros usuários. Contudo, é importante ter consciência sobre como as ações na web podem ter consequências reais e afetar sua vida pessoal, profissional e até mesmo jurídica. Logo, as palavras publicadas possuem um impacto expressivo na nossa imagem, relacionamento e segurança.

Diferentemente do senso comum, o ciberespaço não é uma terra sem lei. Por essa razão, é preciso ter cuidado e pensar bem antes de fazer qualquer coisa com esse artifício. “Nosso uso na rede deixa um rastro digital, podendo gerar um grande impacto na reputação de uma pessoa. Isso acontece porque as informações coletadas on-line podem ser facilmente acessadas por terceiros, incluindo amigos, familiares e até mesmo os recrutadores”, comenta Silvia Berger, Estrategista de marca pessoal e carreira na Juntos Educação Parental.

Dessa forma, é essencial ter em mente o alcance e a permanência das informações nesse ambiente antes de fazer qualquer coisa. Afinal, os posts podem ser interpretados de maneira errônea muitas vezes, sendo necessário estabelecer um limite sobre significativa parcela dos assuntos e até mesmo com o jeito de se expressar. Um posicionamento aparentemente inofensivo pode se espalhar rapidamente, seja mediante compartilhamentos, capturas de tela ou arquivos armazenados em servidores. Portanto, simplesmente apagar um conteúdo não resolverá os problemas. 

Por que é preciso tomar cuidado com as redes?

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no estado de São Paulo, foram registrados mais de 5.424 casos de crimes cibernéticos. Isso representa um aumento de 144%, em 2022, quando comparado ao ano anterior, com 2.219 registros. Portanto, o cuidado com a exposição no ambiente virtual deve ser cada vez maior em prol de uma maior segurança. 

Desde a pandemia, a digitalização de procedimentos foi intensificada e agora significativa parcela da população resolve qualquer adversidade diretamente de seus computadores ou smartphones. Enquanto a frequência de visitas às agências dos mais variados serviços diminuiu, o atendimento on-line entrou em ascensão pelo mundo. Seja por meio de sites, aplicativos ou redes sociais, a comunicação das empresas com os clientes ocorre de forma remota, impulsionando ainda mais o fluxo informacional. 

Não obstante, em 2020 foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) com a finalidade de proteger e controlar os registros confidenciais dos cidadãos. A partir de diretrizes claras, a legislação demonstra como os arquivos empresariais devem ser coletados, armazenados e processados. Desse modo, as companhias são obrigadas a revisar suas políticas de privacidades para se enquadrarem às novas regras. 

Nessa conjuntura, é primordial analisar as vulnerabilidades dos sistemas para tomar as devidas precauções contra fraudes. “Os crimes virtuais vem aumentando juntamente do uso da Internet. Cada vez mais a gente deixa o mundo real para viver o virtual, seja para trabalhar, se relacionar ou pagar contas. Com isso, os golpes também têm migrado para esse espaço”, destaca Elaine Keller, advogada especializada em Direito Digital.

As interações na web impactam a vida profissional!

Como bem sabemos, a web é ferramenta indispensável no mundo corporativo, proporcionando inúmeras facilidades e oportunidades de comunicação, colaboração e acesso a informações. Entretanto, é relevante ter cautela e estar atento aos potenciais riscos e desafios, especialmente quando falamos sobre a esfera profissional. 

Nesse sentido, comentários ofensivos, postagens inadequadas ou participação em discussões polêmicas podem prejudicar a sua reputação e afetar negativamente a sua postura perante colegas de trabalho, superiores e potenciais empregadores. “Antigamente, não tinha tanta preocupação com a forma de se apresentar no Facebook ou fazer um comentário no LinkedIn. Hoje em dia, contudo, as empregadoras quando vão fazer uma pesquisa sobre os candidatos entram no perfil de todas as redes sociais”, reforça Cynthia Chazin Morgensztern, Psicóloga e consultora de desenvolvimento humano. 

Em suma, é necessário agir com responsabilidade e ética em todas as interações on-line, mantendo um comportamento profissional e respeitoso. Ademais, é recomendável separar a sua vida pessoal da laboral, evitando misturar assuntos ou expor demais conteúdos particulares no local de serviço. Nessa jornada, a conscientização e a educação são primordiais para promover uma cultura de uso responsável das tecnologias na carreira, visando proteger todas as partes envolvidas. 

Por fim, um bom posicionamento demonstra é reflexo de integridade e competências perante a equipe, superiores, parceiros, clientes e potenciais empregadores. Ao conquistar a confiança do coletivo, abrem-se portas para oportunidades de crescimento na área de atuação. Em tempos de interconectividade, um semblante sólido, pautado em valores éticos, qualidade de serviço e relacionamentos saudáveis, é a peça-chave para o sucesso e a longevidade na trajetória. Afinal, esse é um ativo valioso no qual deve ser cuidadosamente cultivado e preservado ao longo da vida.

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete