Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O empreendedorismo tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para indivíduos a fim de ter controle sobre seu próprio destino e transformar suas paixões em elementos lucrativos. Contudo, para despertar esse dom, é preciso ir além de uma ideia brilhante. Sendo assim, é fundamental explorar estratégias e dicas práticas para ajudar você a desenvolver o seu lado empreendedor, desde o processo de identificar oportunidades até a execução eficiente do seu negócio. Fique por dentro de tudo neste Minuto Carreira!

Afinal, o que é preciso para empreender?

De acordo com a projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, esse estilo de negócio representava 7,1% do mercado. Já em 2022, essa proporção aumentou para 14,8%. Enquanto isso, o conjunto de empreendimentos pequeno e médio, abrange um fundo incentivador de até R$ 80 mil. Nos Estados Unidos, essa especialidade já representa 49% dos pequenos portes e resultou, em 2009, em 427 milhões de dólares de receita.

Fica nítido, portanto, como esse é um setor em crescimento pelo globo, principalmente depois da pandemia. Como bem sabemos, o isolamento social foi o grande responsável por modificar diversas dinâmicas na vida da sociedade, incluindo a esfera corporativa. Desde então, as prioridades dos trabalhadores passaram por intensas mudanças, exaltando muitas vezes o equilíbrio entre o âmbito pessoal e laboral. 

Nesse contexto, significativa parcela da população começou a empreender, tendo em vista as novas oportunidades para tal prática com a digitalização de procedimentos dos últimos anos. De qualquer lugar do mundo, é viável administrar as movimentações de um negócio, seja por meio de sites, plataformas, sistemas ou até mesmo das redes sociais. Ao acompanhar as novidades em alta pelos setores, é possível fazer um bom uso das funcionalidades virtuais para crescer no ramo. 

No entanto, esse desafio não exige apenas habilidades técnicas e conhecimentos específicos. O sucesso nesse campo requer uma mentalidade forte, resiliente e preparada para enfrentar os altos e baixos dessa jornada tão oscilante. “Antes de tudo, trabalhe a sua mente porque ela tem o poder de te capacitar para todos os seus pensamentos e desejos. Afinal, ela funciona como uma ferramenta na qual precisa ser trabalhada, pois a criatividade precisa ser exercitada diariamente”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas.

Pensando nisso, elencamos cinco dicas para desenvolver uma mentalidade capaz de influenciar e gerar resultados promissores na área comercial. Veja!

Identifique suas paixões e habilidades:

O primeiro passo para florescer o dom das negociações é identificar suas paixões e técnicas. Reflita sobre seus interesses, as tarefas feitas  com entusiasmo e das quais poderiam ser transformadas em um serviço. Busque também suas aptidões únicas, pois as funções nas quais você faz bem podem ser um diferencial no mercado. Ao combinar seus gostos com suas competências, estará mais propenso a encontrar um segmento no qual você se destaque e se sinta motivado a investir tempo e energia.

Pesquise o mercado e identifique oportunidades:

Após descobrir o direcionamento a ser tomado, é interessante realizar uma pesquisa de mercado para detectar oportunidades viáveis. Com isso, é possível estudar sobre o setor no qual pretende-se entrar, reconhecer concorrentes e avaliar suas estratégias. Observe também as necessidades e demandas dos consumidores e procure as lacunas a serem preenchidas por um novo produto ou serviço. Estar atento a tendências e inovações também pode abrir portas para começar negócios promissores. Esse levantamento mercadológico fornecerá insights valiosos para ajudá-lo a desenvolver sua ideia de forma sólida e alinhada com as necessidades de consumo.

Desenvolva um plano de negócio sólido:

A organização é essencial para transformar suas concepções em ações concretas. Ela serve como um guia estratégico para definir os objetivos, estrutura financeira, público-alvo, dinâmicas de marketing e operações da companhia. Ao desenvolver um plano concreto, consegue-se uma visão clara do caminho a ser percorrido para conquistar o sucesso. Corra atrás da orientação de especialistas ou participe de cursos e workshops para auxiliá-lo na elaboração de uma agenda estruturada e realista.

Desenvolva suas habilidades empreendedoras:

Além de detectar caminhos e criar metas, é primordial aprimorar habilidades empreendedoras, incluindo as de liderança, gestão de tempo, comunicação eficaz, negociação, resolução de problemas e capacidade de tomar decisões assertivas. A partir de aulas, livros e programas de mentoria disponíveis on-line qualquer internautas consegue aprimorar seus talentos. Não subestime a relevância do autodesenvolvimento contínuo para ser bem-sucedido nessa profissão. “A mente demanda cuidado assim como o nosso corpo porque ela necessita estar limpa e nutrida de bons conteúdos, histórias, músicas e boas ideias. No final das contas, negligenciar os cuidados com a psique atrapalha a produtividade”

Qualquer pessoa pode empreender?

Consoante ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil possui 30 milhões de empreendedoras e 85,6% delas gerenciam sozinhas a sua firma. Nessas condições, 42% dessas mulheres investem em divulgação, apesar da constatação de 95% não contratar profissionais para lidar com o marketing. Torna-se evidente, portanto, como esse é um trajeto cada vez mais acessível para os brasileiros.

Em suma, despertar o seu lado empreendedor requer autoconhecimento, pesquisa, planejamento e desenvolvimento contínuo de habilidades. Com dedicação, determinação e disposição para enfrentar desafios, suas ideias podem triunfar em grandes proporções. Lembre-se de como essa é uma jornada, e cada passo dado em direção ao seu objetivo contribuirá para o crescimento e futura vitória.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Assista à TV Nube: Como despertar o meu lado empreendedor? 

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Enquete