Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Entre os dias 21 e 23 de junho, aconteceu em São Paulo, no ProMagno Centro de Eventos, o CBTD 2023. O evento reuniu diversos profissionais de todo o Brasil com foco no desenvolvimento de pessoas nas organizações, várias atividades e debates. Logo, foi uma ótima oportunidade para criar networking e se atualizar sobre as principais tendências do momento. Confira mais sobre o assunto nesta matéria da TV Nube.

Para o gerente comercial regional do Nube, Caio Marques, “esse encontro é muito importante para toda a equipe de treinamento se atualizar sobre as tendências do mercado. As palestras e o conteúdo são bem ricos para introduzir esse tema tão relevante”. Afinal, todos os negócios dependem da qualificação de seus integrantes para atingir o sucesso. 

A importância do treinamento para as empresas

 Nesse aspecto, o Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube conta com algumas vantagens competitivas. “Hoje, conseguimos apoiar nossos clientes com diversas possibilidades. Temos o projeto Crescer, voltado para tópicos específicos, a cada quatro meses, para capacitar os estagiários. Também há o Turmas Abertas, de forma remota, sobre debates em alta. Assim, os estudantes podem relacionar esses ensinamentos com a prática do cotidiano na corporação”, destaca Marques.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 55% das companhias encontram lacunas de competências nos profissionais em seus respectivos mercados. Por isso, é necessário adotar uma cultura de aprendizagem corporativa, capaz de oferecer alto poder de transformação para os colaboradores e, consequentemente, para a empresa. “É imprescindível investir em desenvolvimento comportamental. Para isso, os integrantes da área precisam estar antenados e ligados às questões vivenciadas pelo time, quais as problemáticas e necessidades. Para ser um empreendimento de excelência, é fundamental ter esse olhar”, destaca a gerente de treinamento e desenvolvimento da Crescer, Eva Buscoff. 

Segundo a especialista, contar com esse pensamento dentro das instituições faz a diferença no futuro da sociedade. “O serviço entregue pelo Nube é resultado de uma cultura com foco no crescimento da equipe, desde os estagiários e aprendizes até os analistas e líderes. Todos passam por programas de capacitação. Isso impacta em uma formação de qualidade dos funcionários para as próximas gerações”.

Essas medidas refletem na satisfação dos parceiros e clientes. “O Nube auxilia nossa cooperativa há mais de cinco anos na gestão de contratos, cuidando de toda a parte burocrática. Para nós, investir nos estudantes é essencial. Essa é a porta de entrada para os talentos no universo laboral. Eu passei por essa experiência e agora estou construindo carreira dentro da companhia”, celebra o analista de gestão de pessoas da Sicredi Grandes Rios, Helder Alberto Dias.

As tendências do treinamento e desenvolvimento

Nos últimos tempos, as companhias têm reconhecido o papel da educação empresarial como parte imprescindível de sua estratégia de crescimento e expansão. “Aprender é a fonte da eterna juventude. Se fizermos uma analogia, uma entidade precisa disso para se tornar perene, evoluir e alcançar seus propósitos e ambições. Todos os membros devem abraçar esse espírito e implementar metodologias eficazes de transformação. Nesse contexto, é determinante estar atento às novidades para acelerar a aquisição de habilidades técnicas e interpessoais e se adequar à realidade de cada um”, ressalta a CEO e sócia-fundadora da Building 8, Constanza Hummel.

Um exemplo é a rápida ascensão do ChatGPT. Essa ferramenta gerou debates sobre o futuro do trabalho, das escolas e suas inúmeras possibilidades de uso. “A tecnologia, além de estar em constante desenvolvimento, é acessível a um clique de distância para qualquer cidadão com alcance à Internet. Dessa forma, estar conectado e aproveitar as facilidades proporcionadas por esses recursos pode representar uma grande oportunidade para as instituições”, afirma Constanza.

Algumas dessas soluções já se tornaram realidade e prometem ser cada vez mais discutidas. As principais delas são:

Micro e nano aprendizagem:

Com curta duração, geralmente de um a cinco minutos, esse método apresenta informações relevantes de maneira simples e direta, fornecendo, em muitos casos, alternativas imediatas para desafios específicos e pontuais. Sendo assim, garante a produção e manutenção de custo otimizado. Em outras palavras, trata-se de uma abordagem prática, rápida e econômica. Oferece suporte alinhado às atividades diárias e dispensa outras teorias irrelevantes para as funções daquele time.  

Modelo híbrido-digital

Com a digitalização dos processos, muitos perceberam o potencial de ampliar a experiência de compra e interação entre marcas e consumidores. Por essa razão, considerar múltiplos canais, facilitar o acesso e aumentar o engajamento ganhou espaço.

Esse formato é excelente para iniciativas imersivas, como experiências virtuais e jogos, por exemplo. A transparência e a comunicação também são elementos determinantes, pois são baseadas em um profundo entendimento do público-alvo.

Aprendizagem autônoma e colaborativa:

Na autônoma, como o próprio nome sugere, o indivíduo é capaz de organizar e planejar sua própria jornada, sendo o protagonista da história. Já a colaborativa envolve interações sociais e de um grupo.

Aprendizagem no fluxo do trabalho:

O LFT (learning in the flow of work) tem se destacado por utilizar eficientemente recursos digitais, integrados à rotina dos funcionários. Elimina a necessidade de parar e receber instruções separadamente. Tudo acontece durante o expediente.

Assim, por meio de inovações como realidade aumentada ou virtual, plataformas inteligentes, chatbots e até mesmo inteligência artificial, entre outros recursos, proporciona uma vivência única. 

Portanto, é fundamental estar antenado e por dentro das principais novidades. Afinal, promover a entrada de cada vez mais brasileiros na esfera laboral é crucial para quem busca crescimento. Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Confira mais dicas no vídeo acima!

Compartilhe

Enquete