Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Muito se fala na proficiência em um segundo idioma, pois isso abre portas e gera novas oportunidades. Com as transformações digitais impulsionadas pela pandemia, essa necessidade ficou ainda mais evidente, principalmente com o aumento do teletrabalho. Contudo, falar inglês ainda é importante para conquistar uma vaga? Descubra agora, neste Conexão Ilimitada da TV Nube! 

Por que é tão importante falar inglês? 

Com novas possibilidades de trabalho, principalmente estimuladas pelas transformações digitais e o isolamento social, o contato com outras culturas aumentou consideravelmente. Dessa forma, a globalização é um processo marcado pela aproximação entre diversas sociedades ao redor do mundo. 

Nesse cenário, já fazem alguns anos nos quais as empresas passaram a competir a nível global em busca de melhores oportunidades e resultados. Assim como, procuram os especialistas mais exímios. Para isso, o idioma possui importância indiscutível, afinal, é o mais utilizado para troca de informações em qualquer parte do planeta. 

Desse modo, tornou-se uma skill fundamental. “O aprendizado do inglês se transformou em uma arma muito crucial na carreira de qualquer profissional nos últimos anos. Ao mesmo tempo, vemos um número cada vez maior de pessoas o dominando. Porém, no Brasil, ainda é uma porcentagem muito pequena da nossa população, até mesmo pelo tamanho do nosso país”, comentou Alexandre Argenta, presidenta da Belta - Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil. 

Segundo uma pesquisa, realizada pelo British Council em parceria com o Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% dos brasileiros dominam o dialeto. Esse número é absurdamente baixo se comparado com a quantidade de habitantes na nação. 

Para corroborar, um estudo do Nube apontou o nível de conhecimento nessa língua. Sendo assim, 43% consideram básico. Para 17%, não há nenhum domínio. Já 14% pontuam como intermediário enquanto 7% como avançado. A fluência aparece com somente 3% dos votos. 

Fique por dentro do Minuto Carreira com Fernanda Surian, professora de inglês: como aprender inglês de forma divertida? 

As empresas estão a procura de profissionais com domínio no inglês 

Esse cenário trouxe a demanda de experts qualificados, pois as organizações, gradativamente, possuem o objetivo de ter relações internacionais. Dessa forma, ampliaram a estratégia de capacitar seus próprios colaboradores, oferecendo parcerias com instituições de ensino especializadas.

Conforme um levantamento da EF Education First, publicado em 2021, a proficiência nessa língua pode aumentar a competitividade econômica de uma nação, pois elas costumam operar também em âmbito estrageiro, aumentando a receita e os lucros. Ademais, os dados também mostram como o ambiente de inovação possui relação. 

Contudo, o Brasil possui baixa fluência. No ranking EF EPI 2021, ele se encontra no 60º lugar, atrás de Portugal (7º), Argentina (30º), Bolívia (41º), Cuba (43º), Paraguai (44º), Chile (47º), Uruguai (53º), por exemplo. De acordo com o relatório “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira”, publicado pelo Instituto de Pesquisas Plano (CDE) para o British Council, esse ensino enfrenta os mesmos desafios de outras disciplinas: falta de planejamento, investimentos em infraestrutura e qualificação dos profissionais da educação.

Entretanto, para quem busca uma oportunidade de sucesso, não pode deixar de focar nessa habilidade. “Daqui para frente, o inglês será uma exigência, como uma competência básica dentro das companhias. Por isso, é fundamental os candidatos terem em mente o quanto esse conhecimento é crucial para se manter atualizado e requisitado dentro do mercado”, afirmou Jéssica Quione, Coordenadora de Recrutamento e Seleção do Nube.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja a TV Nube com Richard Vasconcelos, CEO da Leo Learning Bra: falar inglês é fundamental para ser contratado?

Como aprender inglês de forma prática e fácil? 

Para auxiliar quem já percebeu a relevância dessa língua e quer aprimorar suas aptidões, Maura Leão, CEO (Chief Executive Officer) da Yázigi Travel e Diretora de Relações Internacionais na Belta, traz algumas dicas. “Você precisa se expor ao máximo ao idioma. Seja ouvindo música, assistindo filmes, falando com nativos ou mesmo com brasileiros fluentes, sempre busque saber mais. Outro ponto é fazer um curso de qualificação, pois você aprende a teoria, a maneira formal do idioma, e depois consegue se expressar da melhor maneira possível”, indicou. 

Sendo assim, confira algumas recomendações:  

1) Divida o aprendizado de forma assertiva: 

O primeiro passo para dominar um novo dialeto é o desenvolvimento de pequenas tarefas, como dita a metodologia das OKRs (Objective, Keys and Results). Criando essa divisão, é possível focar nas metas mais relevantes. Por exemplo, se o objetivo principal é aprender para passar uma semana turistando em Londres, conversando sem guia ou intérprete, então a prioridade deve ser entender vocabulário e diálogos básicos. 

Entendida essa meta, é vital determinar quanto tempo existe para a sua preparação e só então planejar um cronograma para distribuir as atividades. Desse modo, é possível fazer uma programação estratégica com ações de acordo com o prazo para assimilar e o intervalo diário para praticar. Ademais, essa separação cria a sensação de encurtamento do processo e diminui a sobrecarga de assuntos, como se fosse um atalho para a proficiência. 

2) Arrisque-se a conversar:

Uma das melhores dicas para alcançar a fluência é básica: se instrua por tentativa e erro. Fale, em voz alta, as palavras e expressões estudadas, sem medo de errar a pronúncia ou mesmo de não ter uma frase gramaticalmente perfeita. Desse jeito, você desenvolve mais as capacidades, pois, ao conversar, a probabilidade de perceber algum erro e fazer a autocorreção é bem maior. 

Inclusive, uma boa recomendação para quem quer exercitar é usar sites, aplicativos e plataformas de encontro com nativos e gringos, para praticar a conversação. Um exemplo é o Omeagle, totalmente on-line, é possível se comunicar com pessoas do mundo todo.

Por fim, se você chegou até aqui, é porque de fato se interessou por esse tema. Todavia, informação nunca é exagero e sempre acrescenta! Caso queira ampliar seu aprendizado e seus conhecimentos, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo exclusivo. Enfim, é estudante e está procurando por vagas, seja de estágio ou de aprendizagem? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Compartilhe

Enquete