Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Um bom líder tem características especiais, tornando-o fundamental dentro de um sistema organizacional. Independentemente de ser estagiário ou efetivo, é essencial estar em constante atualização das competências para alcançar o patamar de liderança. Dessa forma, descubra dicas para se aprimorar neste Minuto Carreira, da TV Nube! 

Boa liderança não depende de cargo, mas sim das habilidades e competências desenvolvidas

Conforme uma pesquisa do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), 67% dos 16.951 respondentes consideram um bom líder quem consegue motivar sua equipe. Para 14% ele é responsável por tomar as melhores decisões, enquanto 9% ressaltam a necessidade de ter paciência para conversar com outras pessoas e, por fim, 8% comentam o quanto ser ágil na resolução de problemas é um diferencial. 

Para corroborar, outro levantamento do Nube perguntou: “qual tipo de líder você reprova”, para 7.471 entrevistados. Desse número, 56% criticam aquele coordenador distante, quase nunca presente. Já 20% pontuam quem não reconhece suas próprias conquistas, 17% comentam sobre ser proibitivo e tradicionalista como pontos negativos e 5% negam quem seja imparcial. 

Veja também a TV Nube com Wagner Thiele, consultor de carreiras. Minuto Carreira: como ser um bom líder em tempos de crise? 

Aprimorar suas aptidões é capaz de turbinar sua liderança

Para André Alves, Head de operações Empodera, é preciso focar em si mesmo. “Com certeza, ser líder não depende do nível hierárquico, seja estagiário ou diretor. Isso porque esse fator está ligado ao comportamento e a personalidade”, comentou. Por isso, é imprescindível focar no autoconhecimento para estimular seus pontos fortes e fracos. 

Entretanto, não se deve generalizar ao pensar em coordenação, pois cada um demonstra seu valor de uma forma. Em geral, é fundamental ser uma pessoa com visão, planejamento, boa comunicação, poder de escuta ativa, influência, interesse pelo desenvolvimento dos outros, empatia, resiliência, entre outras características. 

De acordo com Alves, esse é o caminho. “Um estagiário com vontade de ser capitão, assim como outro profissional de qualquer cargo, precisará demonstrar por meio de atitudes, como a proatividade, interesse em estar fazendo aquele trabalho, etc”, pontuou. Dessa forma, é preciso expressar para o time o desejo de guiá-los. 

Curtiu o assunto? Então, assista também o Minuto Carreira com Henri Cardim, mentor de carreira, palestrante e professor. Clique aqui para saber se você é um chefe ou líder! 

Quais as competências de um bom líder e como ele se apresenta para o time? 

Ao analisar as competências de um bom gestor, o Nube fez um estudo, contando com 19.883 participantes. Para 55% é preciso ser cativante, mas é necessário saber cobrar na medida certa. Enquanto 31% pontuam o quanto é essencial ser exigente, contudo de um modo educado. Para 7% é fundamental ser instigante, porém sempre oferecendo premiações.

Para o Head de operações Empodera, esses atributos são cruciais. “Quem está surgindo como líder geralmente chama a responsabilidade para si mediante qualquer necessidade da empresa ou da equipe”, ressaltou. Por isso, é imprescindível ter uma boa relação com seus liderados, para se sentirem à vontade para expressar ideias ou opiniões. 

Sendo assim, é preciso destacar: um bom gestor está sempre à disposição. “Ser líder é estar ao lado, ser parceiro, mostrar como faz, ajudar no desenvolvimento e na capacitação da equipe. Além disso, também é entender indivíduos, ser empático”, alerta Alves. Esses são apenas alguns aspectos indispensáveis. 

Quer saber mais sobre o tema? Assista a TV Nube - Minuto Carreira com Rosi Moraes, coach e sócia diretora do Pratique Instituto. 

Como melhorar minhas habilidades de liderança e ser destaque?

Para ajudar quem quer turbinar o know-how desde agora, separamos algumas dicas para melhorar suas habilidades de liderança. Veja: 

Infográfico de tópicos sobre liderança

1) Exercite o autoconhecimento: 

Quem não se entende, também não sabe de suas fraquezas, seus medos, suas deficiências e inseguranças. Dessa forma, certamente irá projetar seus pontos fracos em terceiros, desenvolvendo um péssimo clima organizacional. 

2) Foque em ser humanizado: 

É essencial respeitar o outro, principalmente quem te ajuda a construir o cotidiano empresarial e superar os desafios diários. O time precisa se sentir ouvido e o coordenador deve ter prazer em ajudá-lo, clareando seus pensamentos e impulsionando a entregar sempre os bons resultados. 

3) Evite todo tipo de fofoca: 

Bons gestores não falam de outrem, mas sim de processos, treinamentos e missões. Portanto, não fomente assuntos com foco na vida das pessoas, exceto para treiná-las e motivá-las. 

4) Tenha prazer por desenvolver: 

Esse processo de administrar deve vir naturalmente com o desejo de desenvolver a equipe, juntamente com o sentimento de gratidão e propósito. Sendo assim, as promoções e os aumentos salariais são apenas o resultado de um trabalho bem-sucedido. Fique por dentro do Minuto Carreira com a especialista em liderança e gestão de altos executivos, Rose Bernhoeft: por que os líderes devem dar mais autonomia?

5) Lidere sempre  pelo exemplo: 

A história de qualquer líder reconhecido revela o quanto seus seguidores o admira, acompanhando pelo exemplo e não necessariamente pelos seus discursos. Assim, foque em ser exemplo para quem o vê. Assista também o Minuto Carreira - “como o líder pode ensinar com as suas atitudes?” 

Portanto, como lembrete final e super valioso, o empreendedor salienta: “então sim, um estagiário pode e deve se observar mais, coletar feedbacks e já se preparar para ser líder”, concluiu. Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! 

Por fim, se você chegou até aqui, é porque de fato se interessou por esse tema. Todavia, informação nunca é exagero e sempre acrescenta! Caso queira ampliar seu aprendizado e seus conhecimentos, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo exclusivo. Enfim, é estudante e está procurando por vagas, seja de estágio ou de aprendizagem? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe