Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O estágio, normalmente, é a primeira oportunidade dos estudantes no mercado de trabalho. Isso porque, grande parte dos estabelecimentos exigem experiência para contratar novos membros e essa é a grande chance para quem está iniciando agora a sua jornada.  Nesse sentido, o grande desejo de todo estagiário é conquistar a efetivação. Contudo, para isso, é preciso dedicação, atenção e cuidado em certos quesitos. Como alcançar esse sonho? Quais as estratégias para se destacar? Entenda mais agora, ao longo desta matéria.

 

Qual a importância do estágio?

Segundo a lei 11.788/2008, também conhecida como Lei do Estágio, este é um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Logo, traz a possibilidade do estudante se aprimorar enquanto vive o cotidiano da sua formação.

Entretanto, para usufruir dessa possibilidade, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e estar regularmente matriculado em um colégio. A razão disso? Está explicado na lei: “faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando”, como ressalta o primeiro artigo. “O estágio é fundamental, independentemente da carreira. Pois, assim temos a vivência das nossas escolhas antes mesmo de estarmos formados. Na minha área, foi muito importante”, pontua Laise Busa, Assistente de Coordenação no Colégio Caetano Álvares. 

 

A atual situação dos jovens no Brasil

De acordo com estatísticas levantadas pelo Inep/MEC e expostas pela Abres (Associação Brasileira de Estágios), atualmente, existem 17,2 milhões de possíveis estagiários. Porém, no ensino superior apenas 686 mil pessoas têm acesso a essa mão de obra. No ensino médio e técnico o número é ainda menor, com  214 mil indivíduos.

Conforme exposto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) deste ano, em 2020, a população adulta bateu uma porcentagem de 13,7% de desocupação, contra 9,3% em 2022. Já entre os jovens até 24 anos, esse número é elevado, sendo 28,6% em 2020 e 19,2% no período passado.

É visível, então, como o desemprego entre os mais novos é o dobro em relação aos mais velhos. Portanto, esse é um grande instrumento de inserção no mercado de trabalho. Segundo dados da Abres, dos 900 mil estagiários no Brasil, cerca de 40% a 60% deles superam as expectativas de seus gestores e acabam se tornando CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). 

Diante desse cenário, a modalidade é vista como além de uma prática dos ensinamentos adquiridos em sala de aula, como também um possível networking, aprimoração e inserção permanente no meio. “A expectativa de todo estagiário é receber uma proposta de efetivação. Além de estudar e desempenhar bem as suas atividades, é essencial procurar fortalecer esses vínculos profissionais“, comenta Thaís Lourenço Dutra, especialista em RH e empregabilidade.

 

Qual a diferença entre ser estagiário e efetivo?

Existem diferenças fortes entre um funcionário de carteira assinada e esses novos talentos. Isso acontece, em grande parte, para incentivar a admissão por parte das organizações, com uma facilitação maior das burocracias alinhadas à contratação. Exemplos disso são determinadas obrigações não inseridas, havendo a isenção de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário. 

Contudo, ainda é um direito desses prodígios receber uma bolsa-auxílio mensal, estipulada pela corporação. Todavia, não existe um mínimo ou teto para esse valor, ficando a escolha de cada instituição oferecer essa quantidade de acordo com o seu orçamento. No entanto, é aconselhado garantir uma quantia compatível com os requisitos exigidos, as tarefas executadas e o custo de vida local. Caso a remuneração ultrapasse a faixa de isenção da Tabela do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), um desconto na fonte pode ocorrer. 

Também é necessário o pagamento do auxílio-transporte, quando for preciso o deslocamento. Nesse contexto, quem atua no molde remoto não tem esse benefício. Por fim, é celebrado um Seguro de Acidentes Pessoais, abrangendo ocorrências durante o período de vigência do compromisso, 24h por dia, em todo território nacional. 

 

Como conquistar o sonho de ser um colaborador permanente?

Ciente de todos os variados benefícios de se conquistar um emprego vinculado à sua área de formação, é essencial se dedicar e tomar cuidado com as demandas para ser notado de forma positiva. Isso é fruto de muito empenho, esforço e entusiasmo, além da vontade. “A efetivação é o resultado de um processo, ou de um relacionamento, estabelecido entre as partes, no caso o estudante e a empresa. É uma consequência de fatos contribuindo para aquela relação ser mantida“, explica a Professora Doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Jamille Cavalcanti. Dessa forma, faça a diferença no seu estabelecimento e se destaque, isso contará muitos pontos para cumprir seus anseios!

O Nube te ajuda a alcançar o sucesso com conhecimento e informação!

 

Quer conseguir uma oportunidade? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e TikTok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete