Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Saber como se vestir adequadamente pode ser um fator imprescindível para se destacar, sobretudo em momentos de grande importância, como entrevistas de emprego. Portanto, como acertar nesse sentido? Confira mais informações a respeito, ao longo desta matéria.

Fato é: as roupas dizem muito sobre nós, assim como a aparência em geral, funcionando como um cartão de visitas. Portanto, é significativo refletir sobre qual imagem você passará quando o grande dia chegar. 

Para tanto, a famosa “primeira impressão” é fundamental em muitos aspectos de nossas vidas, inclusive, no processo de recrutamento. Podendo ajudar a construir  confiança instantânea ou prejudicar  seu desempenho em uma seleção. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a não passar uma imagem errada nessa ocasião tão ilustre.

Antes de tudo, exercite o autoconhecimento 

A escolha de peças e acessórios pode expressar muito da essência de cada um. Por isso, antes de tudo, o autoconhecimento é fundamental para externar todos esses detalhes com assertividade. 

É de extrema relevância estar vestido de acordo com a sua mensagem e comportamento, pois revelam muito sobre você. Inclusive, se você irá passar credibilidade, confiança, segurança e, sobretudo, se está apto realmente para ser contratado para essa vaga.  

Logo, antes de qualquer outra coisa é necessário estar ciente do seu ramo de atuação. Tudo vai depender das práticas da companhia pretendida. Por exemplo, no caso de uma organização internacional mais tradicional, a situação requer roupas mais sóbrias. Para startups mais jovens, é bom ter um estilo mais descontraído, como um sport fino. De qualquer forma, é imprescindível evitar exageros.  

Na voz da especialista 

Para Mariana Valentini, Consultora de Imagem pelo Centro Europeu, existem alguns deslizes evitáveis nessas situações. Portanto, enumeramos-os a seguir: 

Infográfico de tópicos sobre vestimenta no trabalho

  • Não pesquisar sobre a empresa.

Conforme relata a especialista: “Um dos erros mais comuns é não pesquisar sobre a empresa e sobre o cargo o qual irá fazer a entrevista”. Portanto, busque sobre essa instituição, se é uma área mais formal ou informal? Como as pessoas se vestem nessa empresa?

Com isso em mente, leia sobre a missão da organização, as políticas de relacionamento com os funcionários, a abrangência do mercado e a forma de comunicação. Tudo isso pode ajudar a entender o dress code, ou código de vestimenta, institucional.

  • Deixar a escolha da roupa para a última hora.

O segundo erro é não visitar alguns dias antes o seu guarda-roupa, para saber se realmente você tem as peças adequadas para essa entrevista ou se precisará adquiri-las. Afinal, se na “hora H” não sobrar opções, acabará indo trajado de forma improvisada, abrindo margem para erros de escolha e combinações desarmônicas.

Portanto, planeje-se com antecedência, conferindo qual combinação usará durante a seleção. Reserve um tempo para testar diferentes peças e ver qual mais te agrada diante do espelho.

  • Esquecer o bom senso em casa.

Parece óbvio, mas não custa ressaltar: não se deve usar roupas do dia-a-dia para uma entrevista de emprego. Vestes muito justas, curtas, estampas, decotes, bonés e outros acessórios do gênero devem permanecer guardados para sair com os amigos no fim de semana.

Evite os sabotadores de imagem, como cabelo sujo, maquiagem exagerada. Esteja atento aos detalhes, pois isso faz toda a diferença. 

  • Caprichar menos na roupa para entrevista de emprego online.

A sua aparência não perde o valor no modelo remoto! O ideal é adotar o mesmo estilo o qual você usaria presencialmente, evitando estampas miúdas ou cores muito contrastantes com a sua pele para garantir uma imagem sem interferências.

Certo, então como devo me vestir?

O mercado de trabalho tem passado por grandes transformações. Competitividade, reestruturação da empresa e situação financeira são alguns dos fatores de maior influência no método de recrutamento e o perfil esperado do funcionário. Entretanto, há algumas peças “chave” para quase todo tipo de instituição.

Em regra geral, causam boa impressão:

  • Camisas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto);
  • Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social);
  • Sapatos de cor escura;
  • Sem salto ou com altura média;
  • Maquiagem leve.

Não são recomendadas:

  • Cores fortes;
  • Estampas marcantes;
  • Decotes;
  • Bijuterias, jóias e acessórios em excesso;
  • Saias muito curtas;
  • Calçados muito altos;
  • Maquiagem forte.

Além disso, não custa reforçar o básico: penteado, comprimento da barba e das unhas, o estado das roupas e dos sapatos são uma parte muito respeitável da sua imagem. Não há muito sentido em exibir suas habilidades quando sua camisa está manchada e o botão do colarinho desabotoado. Os olhos do recrutador são atraídos diretamente para a sua "fraqueza", agindo como um ímã para as imperfeições. 

Higiene, limpeza e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência, como você se preocupa em assumir uma postura de responsabilidade com a imagem? Pense nisso.

Um outro fator relevante diz respeito ao tamanho das roupas utilizadas, pois o caimento faz diferença nesse tipo de vestimenta. Portanto, em vez de pegar um terno emprestado para uma entrevista de emprego, considere investir em um blazer de boa qualidade para usar em diversas ocasiões. 

Viu só como é interessante se atentar a linguagem visual e não verbal? Afinal, demonstra sua preocupação com a sua aparência e conta pontos a seu favor nessa oportunidade! Confira mais dicas úteis sobre entrevistas e prepare-se para o sucesso em cada passo de sua carreira.

Continue aprendendo conosco! 

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Quer conseguir uma oportunidade? Sendo ela presencial, remota ou híbrida, para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Se você chegou até aqui, esperamos ter contribuído no seu crescimento. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Leitor, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete