Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O trabalho remoto se tornou bastante comum nos últimos anos. É uma opção benéfica para todos os envolvidos. No entanto, esse formato exige alguns cuidados e responsabilidade para ser bem executado. Entenda mais agora, ao longo desta matéria. 

Há diversos benefícios em trabalhar em casa, como: redução do tempo de deslocamento, economia com transporte e alimentação, a possibilidade de usar roupas mais confortáveis. Entretanto, há distrações capazes de impactar a sua produtividade ao laborar nesse modelo. 

Desde as tarefas diárias, cuidar dos filhos, obras no vizinho, falta de um lugar específico para o trabalho, Netflix ou mesmo as notificações do celular podem acabar drenando o seu tempo produtivo. Apesar disso, trabalhar assim pode resultar em maior desempenho. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo DataSenado, a produtividade dos profissionais brasileiros aumentou no sistema de home office. Segundo o levantamento: quatro em cada dez trabalhadores observaram uma melhoria no rendimento profissional, enquanto 19% não se adaptaram bem ao novo formato, e, 38% dos entrevistados disseram não haver alterações no desempenho.

Na voz do especialista

Deivison Pedroza, CEO da Way Minter acredita no formato como uma tendência crescente. Principalmente com empresas e trabalhadores interessados na flexibilidade e economia de tempo e dinheiro. Segundo ele, "ele continuará a crescer em popularidade, mesmo após a pandemia. Para tal, é importante entender os benefícios do modelo no geral”.

Logo de cara, já é possível observar vantagens competitivas para serem incluídas nesse funcionamento a distância. Sobretudo, dar oportunidades a indivíduos geograficamente mais afastados, gera associados mais ativos, gratos, satisfeitos e reduzem-se indicadores como turnover (rotatividade), absenteísmo e retrabalho. Por esses e outros motivos, cada vez mais oportunidades nesse padrão tem surgido.

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, 61% dos jovens preferem vagas no modelo remoto ou híbrido. Ainda, segundo levantamento da PwC Brasil, 68% dos colaboradores se consideram mais produtivos atuando no conforto do lar. Contudo, é preciso ter atenção aos seguintes pontos:

  • Aumento de produtividade;
  • Apoucamento dos erros;
  • Elevação na qualidade das entregas;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Diminuição de contas;
  • Atenuação dos conflitos internos;
  • Progresso no engajamento;
  • Atração de talentos mais novos;
  • Capacitação para se tornar mais autônomo e capaz de resolver problemas.

Ainda, um outro benefício indireto está na melhoria da imagem das entidades perante o mercado. Empresas permissivas dessa flexibilidade são vistas como mais modernas e como bons lugares para se trabalhar. Para tanto, algumas precauções devem ser tomadas para garantir a estabilidade do workflow.

Conforme relata Pedro Signorelli, especialista em Gestão por OKRs: “trabalhar em home office exige sim muita disciplina, mais consciente do impacto causado por seu trabalho nos demais”. Segundo ele, especialmente para a liderança, é desafiador o fortalecimento do senso de time, por não estarem fisicamente próximos e toda a dificuldade de comunicar a prioridade para aquele momento.

Portanto, dentre as dicas para aumentar a gratificação geral, incluem-se:

infográfico elencando cinco dicas para ter bom desempenho no home office

Definir uma rotina

O conforto do seu lar pode funcionar como uma “sementinha” para a procrastinação. É preciso ter cuidado, rotina não significa ocupar-se exatamente no horário comercial ou fazer as mesmas coisas todos os dias, mas sim te auxiliar a organizar sua vida pessoal e profissional. Para tanto, você deve estabelecer quando começar e quando parar. 

Tenha um local apropriado para laborar

É imprescindível haver um local confortável, organizado e limpo. Com isso, você não apenas evitará se envergonhar com uma "ligação" de última hora, como também o ajudará a organizar suas atividades e criar  seu próprio ambiente, onde você quase inconscientemente entenderá a necessidade de concentração quando estiver ali. 

Para Débora Lira, Executiva de contas no Nube “uma dica fundamental é recriar um escritório em algum cômodo, colocando uma mesa e uma cadeira confortável”. Nem sempre podemos ter um quarto transformado em escritório. Entretanto, é fundamental não misturar seus espaços. Use sua cama apenas para dormir.

Evite distrações

Além de estabelecer um horário, enfatizamos a importância de evitar distrações durante esse período. Por isso, coloque o celular no modo silencioso e avise a sua família e amigos sobre suas atividades. A concentração é essencial para a conclusão das tarefas.

Vista-se adequadamente

Trabalhar de pijama pode ser muito tentador, mas esse pode se tornar um péssimo hábito. Obrigue-se a  levantar e prepare-se para um dia normal de trabalho. Caso contrário, vai acabar perdendo muito tempo caso precise se preparar para uma videochamada de repente. 

Alongue-se

Indiretamente, o formato remoto nos faz passar longos períodos de tempo sentados. Pensando nisso, fazer pequenas pausas para se alongar ou fazer movimentos de ginástica laboral, podem ajudá-lo a mudar de marcha, reorientar e se reenergizar conforme necessário ao longo do dia. Sua cabeça, costas, ombros e joelhos vão agradecer por isso.

Logo, é possível conciliar conforto, economia e bom rendimento. Para isso, basta responsabilidade do funcionário e boa gestão por parte do coordenador. Assim, todos os envolvidos saem ganhando. 

Conte com o Nube para encontrar a sua vaga ideal! 

Quer conseguir uma oportunidade? Sendo ela presencial, remota ou híbrida, para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete