Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As mulheres já conquistaram um grande espaço no mercado de trabalho. Porém, ainda enfrentam dificuldades. Por que a igualdade de gênero é positiva para os negócios e a sociedade? Qual o papel das empresas nesse cenário? Entenda mais agora, ao longo desta matéria.

Esse continua sendo um tema muito controverso quando se trata de quanto as empresas promovem a igualdade de gênero. No Brasil, um estudo publicado em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou 63% dos cargos de chefia como ocupados por homens. As mulheres trabalham em apenas 37%. 

 No entanto, o foco não está apenas no baixo índice. Há um problema maior com isso: em 2018, o mesmo estudo revelou: 39% das principais posições de liderança do país eram ocupadas por mulheres. Ou seja, o valor caiu.

Mesmo comparado a décadas atrás, quando as mulheres não eram bem vistas sequer no acesso ao ensino superior, ainda há muito a se fazer em relação às barreiras enfrentadas por elas no caminho até uma posição estratégica. 

Desde preconceitos, ou costumes, sobre estilo de liderança, normalmente focado na influência da figura masculina, têm impedido a sua ascensão aos níveis mais altos dos negócios.

No entanto, ações inclusivas ajudam a virar o jogo e criar um mercado de trabalho mais equilibrado, onde o potencial de todas possa ser explorado. Por esse motivo, reunimos as melhores especialistas para discorrer sobre o assunto.

Qual a importância da liderança feminina?

Para Kelly Evangelista, mentora e CEO do projeto Fala Bancário: “o principal destaque é a maior facilidade das mulheres em criar conexões significativas com outras pessoas, incluindo: funcionários, consumidores, parceiros de negócio”. No geral, esse ponto é crucial para ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, bem como aumentar a fidelidade e satisfação dos clientes. 

Além disso, elas normalmente trazem uma variedade de perspectivas únicas para as lideranças. Toda a construção de um local mais igualitário, diverso e inclusivo tem a capacidade de gerar resultados para além do aspecto social.

Financeiramente falando, ter diferentes perspectivas sobre o mesmo tema e situação, independentemente do gênero, ajudam a encontrar caminhos mais sustentáveis no longo prazo. Além disso, haver uma figura em destaque pode ser fundamental para outras colaboradoras se espelharem.

Como implementar a liderança feminina dentro das organizações?

Conforme relata Daniela Graicar, fundadora do Movimento Aladas, plataforma de cursos gratuitos de Hard e Soft Skills: “Não dá para uma empresa se autointitular como interessada na busca por equidade de gênero se não há mulheres nessas posições”. Isso é liderar pelo exemplo, comenta a especialista. É preciso haver mulheres no topo para motivar outras a almejar esse posto. Algumas dicas para a sua implementação são:

infográfico

Tornar a diversidade parte da cultura da empresa

Isso deve fazer parte dos valores e da cultura da organização. Assim, já deve ficar subentendido o interesse do negócio em oferecer igualdade de condições para ambos os sexos, como salário e atribuições, influenciadas exclusivamente pelas competências de cada um.

Ofereça capacitação

Significa observar quais são as maiores dificuldades ou deficiências dessas parceiras e buscar formas de atender a essas necessidades. O treinamento pode ser feito de forma presencial, ou na forma de ensino a distância por meio de EAD, essa, por sinal, é uma ótima oportunidade principalmente para contratação de funcionárias em jornada dupla.

Ouça as colaboradoras

Afinal, só elas sabem dizer com propriedade quais são os obstáculos na entrega de seus serviços ou onde a organização está perdendo chances. Com a ajuda desse tipo de feedback, é possível obter informações sobre como a instituição pode ajudá-las e saber quais ações já realizadas realmente ajudam.

Promover a equidade salarial

O oferecimento de remunerações justas, compatíveis com o conhecimento, expeciência e títulos das profissionais é responsabilidade das contratantes e isso deve ser sempre enfatizado. Uma instituição em desacordo com essa premissa viola o princípio da igualdade e promove uma política de exclusão condenável.

Valorize a maternidade

A jornada dupla é, sem dúvidas, um dos maiores empecilhos para elas. Portanto, considere oferecer espaço de amamentação e adotar programas governamentais para ampliar o tempo de auxílio-maternidade. Praticar a empatia é essencial. Outra ajuda pode ser subsidiar custos escolares ou de cuidados infantis.

Na voz da especialista

Para as profissionais iniciando agora sua carreira, Carolina Guimarães, especialista em comunicação e diretora de marketing, deixa uma dica: “Um bom ponto é confiar em seus estudos. Não ter medo, nem se intimidar, mesmo sendo mais inóspito, cruel em relação a questões de gênero, não abaixe a cabeça, confie nos seus estudos, em sua capacitação e participe ativamente, manifestando suas opiniões e contestando apontamentos quando for necessário”.

Partindo da escuta ativa, comunicação não violenta e flexibilidade, as profissionais conquistam a confiança do time e constroem relacionamentos de qualidade. Também é comum haver maior desenvoltura ao negociar com fornecedores, parceiros e investidores, proporcionando uma vantagem competitiva relevante.

Além da tendência de ser mais empáticas em comparação aos homens, podem influenciar significativamente a atmosfera da organização e ter uma atitude motivacional muito forte. Tornando-se uma figura generosa para encorajar, motivar e inspirar a todos ao seu redor, fato esse muito relevante, sobretudo para uma líder.

Colocando em prática as dicas listadas até aqui, certamente haverá mudanças positivas dentro e fora das corporações, priorizando sempre a justiça social. Prova disso, de acordo com o relatório da comunidade empresarial e de investimentos Connect Americas, entre os benefícios estão a presença de desenvolvimento de inteligência emocional, gestão de talentos horizontal, e maior atenção aos detalhes.

Conte com o Nube para encontrar a sua vaga ideal! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete