Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em geral, para cada vaga, existem centenas de candidaturas e você precisa ser destaque para chegar na próxima etapa. Sendo assim, como ser aprovado em processos seletivos? Confira maiores detalhes ao longo desta matéria.

Em um mercado de trabalho onde há muitos candidatos em comparação às oportunidades de bons empregos, você precisa se destacar para ser notado o quanto antes. Durante o recrutamento, terá a oportunidade de mostrar suas capacidades em dar conta das tarefas, mas, sobretudo, é o momento de destacar suas diferenças.

Os processos seletivos estão cada vez mais complexos e dinâmicos, sejam on-line, presenciais ou em diferentes etapas. No entanto, algumas dicas simples podem ajudá-lo a chamar a atenção dos recrutadores e passar pelo processo com máximo aproveitamento.

Além de experiência e conhecimento, você deve demonstrar  suas habilidades. Por isso, neste post, reunimos os melhores especialistas para explicarmos melhor como funciona e como se destacar nessa etapa tão importante da jornada profissional.

Como funcionam os processos seletivos?

Para Miriam Rodrigues, Professora do Mackenzie: em suma, são as maneiras pelas quais as empresas escolhem, dentre os disponíveis, aqueles mais adequados para as vagas em aberto. Consistindo em um conjunto de técnicas de recursos humanos para identificar questões de alta relevância como hard e soft skills e verificar o fit cultural com a empresa.

Tratando-se, literalmente, de um processo, necessita de algumas etapas até a sua conclusão. Entre elas: planejamento da vaga, divulgação, atração de talentos, seleção minuciosa dividida em fases a depender da área de atuação e ações de ajuste, se necessário.

Essas diferentes fases devem ser sempre bem estruturadas, por isso, escolher as ferramentas certas para esse procedimento é fundamental para garantir uma escolha assertiva. Um planejamento longo, mas com rápida e eficiente execução, aumenta a credibilidade do RH perante a todos os envolvidos.

Como se preparar para um processo seletivo?

Conforme relata Amanda Kikuchi, Coordenadora de RH da Aliança América, existem alguns fatores de influência na hora do recrutador escolher alguém. Dentre eles, “a experiência prévia é um fator principal, outro ponto legal também é a adaptabilidade, ou seja, ter a habilidade de se ajustar em diferentes ambientes”. Para a especialista, esse é, de longe, o perfil mais buscado atualmente.

Segundo uma pesquisa do Nube, 40% dos entrevistados consideram a concorrência o maior desafio durante uma seleção. Para 23%, as empresas fazem muitas exigências. Já 22% ressaltam como uma boa preparação pode ser a resposta para as inseguranças. 

O assistente de documentação da Loop Brasil, Fabricio Augusto, dá algumas dicas para quem quer mandar bem em processos de recrutamento. Essas, nós enunciaremos a seguir:

 

  • Esteja preparado:

 

Tanto fisicamente quanto mentalmente. Isso inclui: “pesquisar um pouco sobre a instituição e entender qual o linguajar dela para dialogar de igual para igual com o selecionador”. Mantendo-se alinhado com as propostas da vaga e ideais da organização, tendo em mente qual será a sua contribuição caso seja aprovado.

 

 

Esse será o primeiro contato da empresa com o pretendente. Então, ele deve ser montado com cuidado para causar uma boa impressão e entregar as informações necessárias para a análise. Porém, é comum gerar diversas dúvidas, principalmente em relação aos dados apresentados.

Pensando nisso, nós fizemos uma matéria completa sobre como estruturá-lo de forma clara e objetiva para atrair os olhos dos contratantes. Você pode conferir esse material agora mesmo clicando aqui.

 

  • Desenvolva-se nos âmbitos técnico e comportamental

 

Trace um plano com todos os pontos técnicos e comportamentais os quais necessita desenvolver e coloque a mão na massa. Quanto maior for o seu compromisso com essas melhorias, mais você se destaca. 

 

  • Cuide do seu português.

 

recorrentes entre os textos são: “por que a empresa deve contratar você?”, ou ”conte suas experiências passadas”.

 

  • Trabalhe bem em grupo

 

Se você participar de dinâmicas coletivas, lembre-se: sua capacidade de trabalhar em equipe certamente será analisada. Portanto, não "atropele" seus colegas, o segredo é  deixar as pessoas se expressarem normalmente e ainda mostrar qualidades de liderança. Participe da tarefa, expresse seus pensamentos com respeito e confiança.

 

  • Seja sincero

 

Muitos jovens se sentem intimidados quando questionados sobre suas maiores fraquezas e querem soar como "perfeccionistas". Esse tipo de resposta não é apreciada porque todos têm falhas. Os avaliadores esperam uma resposta honesta e demonstradora de autoconhecimento, com consciência de seus pontos fracos (ou áreas com necessidade de melhoria) e como a pessoa pretende superar esse obstáculo. 

Isso ajuda a tornar tudo mais claro e objetivo, além de garantir a resposta de todas as perguntas de forma franca e completa. Em geral, essa troca também dá a oportunidade de ter uma visão mais ampla do pretendente, auxiliando na tomada de decisões dali em diante.

 

  • Vista-se adequadamente

 

Tudo vai depender das práticas da companhia pretendida. Por exemplo, no caso de uma organização internacional mais tradicional, a situação requer roupas mais sóbrias. Para startups mais jovens, é bom ter um estilo mais descontraído, como um sport fino. De qualquer forma, é imprescindível usar o bom senso e evitar exageros. 

Higiene, limpeza e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência, como você se preocupa em assumir uma postura de responsabilidade com a imagem? Pense nisso. Olhe-se na frente do espelho e familiarize-se com esses detalhes.

Portanto, pesquise sobre a companhia, reflita sobre suas capacidades e respire fundo! Dessa forma, com certeza, você vai ser destaque em qualquer seletiva! 

Conte com o Nube para encontrar a sua vaga ideal! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete