Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos últimos anos, a sociedade enfrentou diversas mudanças e, no mundo corporativo, não foi diferente. Hoje, os gestores buscam por profissionais com um novo perfil. Sendo assim, como ser valorizado? Confira mais informações a respeito, ao longo dessa matéria.

Se inserir no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Mesmo essencial para a sobrevivência de todos, o cenário se mostra cada vez mais disputado e exigente. Nos dias de hoje, formações e diplomas não são mais suficientes para capacitar alguém completamente.

Cursos técnicos, tecnólogos ou graduações, apesar de oferecerem um nível fundamental de conhecimento, pouco ensinam sobre os detalhes da prática. Seja por conta das crises, como a recente pandemia, ou ainda porque a qualificação, cada dia mais em destaque, está elevando as expectativas sobre os candidatos. 

Portanto, o aprimoramento deve ser constante para se encaixar nesse novo padrão de qualidade. Independentemente do futuro, hoje já existem uma série de características profissionais em alta. Para falar mais sobre elas, reunimos os melhores especialistas no assunto.

Na voz da especialista

Para Jheny Coutinho, CEO da Se Candidate, Mulher!, "ser valorizado pelo mercado significa ter mais oportunidade de trabalho, crescimento de carreira e acompanhar essas tendências”. Esse pensamento eleva uma questão: se você não está alinhado e bem exposto, pode acabar ficando para trás.

Nos países de primeiro mundo, estudos apontam uma substituição de 25% das atuais operações industriais por tecnologias de automação até 2025. Essa mudança de paradigma também afeta a forma como vemos as qualidades profissionais. 

A variação não é para pior, defendem especialistas. Na Alemanha, por exemplo, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Prognos para a Bitkom apontou: o número de novos empregos chegou a 1,46 milhão no ano de 2021. Portanto, as empresas exigirão profissionais diferentes.

Vivian Wolf, Trainer da Crescimentum, acredita não bastar ter somente aptidões técnicas, sendo necessário termos também habilidades humanas. Para ela, “o ideal é entender a importância  de ter repertório e ao mesmo tempo enxergar as pessoas ao seu entorno como equipe, liderado, líder ou par”.

De acordo com uma análise baseada em mais de 80 milhões de anúncios de emprego, realizada por uma ONG (América Succeeds) especializada em educação, cerca de 66% dos cargos listaram soft skills entre as qualificações exigidas. Ao contrário das hard skills, competências técnicas mais fáceis de serem mensuradas, as habilidades comportamentais dificilmente podem ser identificadas por meio de algum teste ou diploma. Afinal, são apenas observadas no dia a dia.

As soft skills mais valorizadas pelo mercado

Extremamente em alta nos dias de hoje, elas fazem parte das características da personalidade de cada pessoa e por isso são particulares. Neste caso, para adquiri-las ou aprimorá-las é preciso um pouco mais de força de vontade, mas, ainda assim, é possível utilizar alguns meios de auxílio, como: consultas com psicólogos e mentores, cursos e leituras são algumas formas de buscar o autodesenvolvimento desses saberes.

Dentre as principais capacitações em destaque, podemos citar:

Infográfico de tópicos

  • Espírito de liderança

Um erro comum é supor a necessidade de um cargo maior para exercitá-lo. Liderança é um estado de espírito, é a sua postura em relação ao negócio. Por isso,  é aconselhável começar com atitude e estar sempre pronto para contribuir com o seu melhor para extrair a excelência de cada membro da equipe, melhorando o desempenho.

Essa comunicação não diz respeito apenas sobre como um colaborador fala, mas também sobre quais coisas ele escolhe dizer e como transmite essas informações. Por exemplo, em uma empresa cujos funcionários fazem determinados trabalhos coletivamente, mas pedem favores de forma grosseira, podem afetar negativamente o desempenho de todos.

  • Proatividade

Significa antecipar problemas, evitá-los ou agir sem a necessidade de receber ordens para contorná-los. Trabalhadores proativos são vistos como mais responsáveis e confiáveis. A capacidade também ajuda a aumentar a sinergia em todas as etapas da produção, levando a melhores resultados.

  • Inteligência Emocional

O psicólogo e autor Daniel Goleman define a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de processar suas emoções. É composta por diversas perícias socioemocionais como empatia, adaptabilidade, sociabilidade, cooperação e principalmente comunicação interpessoal. 

Manter o equilíbrio é fundamental para nos impedir de desistir facilmente. Sendo necessário para seguir em frente apesar das dificuldades, garantindo força e uma mentalidade mais positiva para ver os problemas como oportunidades de crescimento. 

  • Autoconfiança e humildade.

A autoconfiança é uma mentalidade positiva associada à capacidade de acreditar ser possível alcançar algo. Pessoas com essa característica geralmente não  se comparam com os outros e não se envergonham de críticas. Isso contribui para o compromisso constante com as produções e desejo de superação. 

No entanto, é relevante manter o equilíbrio para essa expertise não se tornar arrogância. Tendo humildade para receber feedbacks construtivos, aceitá-los e buscar oportunidades de crescimento.

Crie conexões! 

Para quem não conhece, networking é a capacidade de se conectar com outras pessoas. Frequentemente utilizada para o crescimento de negócios e vínculo com outras pessoas da área, essa é uma técnica imprescindível para quem busca se destacar.

Conforme relata Cesar Araão, Trainer Crescimentum: “para se sobressair nas oportunidades é necessário realizar, antes de qualquer outra coisa, um bom trabalho, pois o mercado funciona muito por indicação”. Afinal, boa parte dos seus novos clientes aparecerão em função da satisfação dos anteriores. 

Para o especialista, uma segunda dica importante é estar sempre em congressos, feiras e workshops. Assim, podendo criar redes de contatos. A terceira é ter suas redes sociais atualizadas de forma ativa, gerando conteúdo relevante para o teu público. Portanto, mantenha-se capacitado e informado para conquistar o sucesso. Isso fará toda a diferença na sua trajetória! 

Conte com o Nube para encontrar a sua vaga ideal! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete