Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Tanto em jovem aprendiz, estágio, CLT ou outras formas de contratação, os processos seletivos de qualquer modalidade costumam causar apreensão aos candidatos: espera pelas fases seguintes, insegurança em relação ao potencial e, principalmente, medo acerca das entrevistas e testes. Todavia, a angústia não pode tomar conta, pois ela inibe seus conhecimentos, oratória e, assim, as chances de seguir adiante. Por isso, é necessário combater esse contexto.

Preparar-se para as dinâmicas existentes em uma vaga pode ser desafiador, mas certamente é essencial para alcançar seus objetivos pessoais e de carreira. A partir do cuidado prévio, a aflição é acalmada e as chances de se destacar entre os outros participantes são maiores. Para te ajudar nessa complicada etapa, leia a seguir quais pontos merecem sua atenção para estar preparado da melhor forma possível.

Caprichar no currículo

Antes de qualquer coisa, é necessário causar uma ótima primeira impressão para os selecionadores. Por razão disso, deve-se atentar ao contato inicial com a empresa, ou seja, seu currículo. Dessa forma, a especialista em comunicação e sócia da MovON, Lilian Vieira, atenta para a relevância desse documento: “ele vai comunicar quem você é para o recrutador”. 

Logo, um grande erro cometido é a falta de veracidade nessa apresentação. De acordo com Lilian, “não adianta fingir ser alguém e depois não corresponder”. A falta de sustentação entre o escrito e o apresentado compromete sua candidatura e você será considerado mentiroso. Para não correr riscos e ainda ganhar notoriedade pela qualidade do seu CV, clique aqui e veja a matéria da TV Nube com dicas e passo-a-passo para elaborá-lo.

Pesquise sobre a empresa e a vaga

De acordo com uma pesquisa do Nube, 40% dos entrevistados estudam bastante acerca da oportunidade. Ademais, estar ciente para quem enviará sua inscrição é primordial. Nesse sentido, leia atentamente quais os requisitos e responsabilidades principais dessa oportunidade. Tente identificar quais as habilidades e competências necessárias para a posição, além de destacá-las. Também, tome conhecimento do salário líquido, benefícios e horário do expediente.

Para além da oferta, busque a respeito da corporação, entendendo quem são os clientes principais, público, posicionamento e qual a cultura empresarial fomentada. Não esqueça de verificar se o local de trabalho é de fácil ou difícil acesso, por meio do traço do seu itinerário. Com esses passos, é possível analisar se a vaga condiz com sua personalidade e estilo de vida, evitando assim surpresas ruins no decorrer da chance.

Controle a ansiedade

Sentir-se nervoso por conta da chegada de um teste prático, dinâmica de grupo ou entrevista é normal, pois esse momento é um divisor de águas para seu futuro. A partir do resultado dessas fases, você passa a ter uma rotina voltada a esse aspecto. Entretanto, esse sentimento não pode te consumir por completo. A tensão, insegurança e sofrimento antecipado em excesso inibem o seu real perfil, tanto social como profissional.

Em busca de reverter esse quadro, procure diminuir a tensão e se acalmar por meio de técnicas de respiração, boas noites de sono e relaxamento, por exemplo. Outra via está na construção da autoconfiança, a partir de bons estudos sobre o negócio, reflexões e pensamentos positivos. Por fim, anote suas preocupações e pensamentos em um papel e tente resolver os embates ao longo do dia ou até mesmo nos próximos.

Comunicação clara

De nada adianta ter um ótimo repertório, se você não se garante no principal aspecto na criação de conexões: a comunicação. Além de aproximar pessoas, ela também está na divulgação de mensagens, sendo assim uma soft skill de destaque. O mau aprimoramento dela pode gerar ruídos em diálogos e discursos, danificando, desse modo, todo o conteúdo de sua fala. 

Para evitar o mal compreendimento, busque sempre ser claro e objetivo nas suas respostas e questionamentos. Muitas vezes, quando se estende e entra muito em detalhes, fica difícil acompanhar a quantidade de informações e não existe o entendimento do dito. Ademais, tenha o cuidado na escuta, fundamental na conversa. Ouça atentamente às perguntas do entrevistador e tenha certeza antes de responder. Caso não esteja claro, peça para repetir ou explicar, ajudando assim em devolutivas mais assertivas.

Pratique possíveis perguntas

Apesar da diferença de companhias, atribuições e outros pontos, existem alguns costumes diante desses processos. Parte dessas praxes são as clássicas perguntas de "fale sobre você", "quais são suas principais habilidades, a motivação para trabalhar neste ambiente e seus pontos fortes e fracos". A partir delas, é possível preparar respostas para os prováveis questionamentos. Essa prática auxilia a organizar suas ideias e evita a aflição.

Para aumentar o potencial da sua seleção, identifique possíveis traços seus de destaque para a contratante. Caso o negócio preze em peso por diversidade e você faz parte dessa luta, por exemplo, comunique isso ao recrutador. Por outro lado, se sua área demanda portfólios, não hesite em comentar e mostrar seus projetos, trabalhos voluntários e outras realizações de prestígio.

Vista-se adequadamente

Você sabia do potencial existente nas roupas em indicar possíveis traços e gostos? A formalidade da vestimenta, bem como as cores e tecidos, podem sinalizar muitas coisas aos selecionadores. Por isso é essencial pensar com cuidado em quais peças irá usar. Áreas como advocacia, administração e medicina costumam ser bem rígidas no seu dress code. Opte, portanto, por menos casual e cores voltadas para o neutro. Já em segmentos mais abertos, não é exigido uma etiqueta muito séria, podendo variar um pouco.

Entretanto, existem alguns detalhes com repercussão bastante ruins, como por exemplo estampas e tonalidades bastante saturadas. A imagem ou palavra representadas em uma camiseta podem não ser bem aceitas. Também, um verde neon ou rosa shock são bem chamativos, desviando a atenção de quem está a frente. A matéria "como se vestir adequadamente na entrevista?" te ajuda com mais dicas e explicações acerca.

Planejar é se precaver

Como em um filme de comédia, acontece com frequência diversos imprevistos em situações cruciais. A esses eventos importunos, existe o nome popular de Lei de Murphy. Seja o ônibus quebrar durante o percurso, uma tempestade começar sem aviso prévio ou até mesmo ter esquecido os documentos pessoais. Porém, para não ser acometido por esses azares, é indispensável se precaver.

Em razão disso, a empreendedora Lilian sugere aos candidatos: "planeje antecipadamente para não correr riscos". Localize e tenha certeza do endereço, bem como do horário. Além disso, organize qual rota será feita, visualizando as linhas de ônibus e outros transportes. Considere também uma 2ª opção de trajeto, caso a primeira não funcione como o esperado. Por fim, adicione no cronograma alguns minutos para evitar possíveis atrasos e trânsitos.

Como estar preparado para o grande momento?

Portanto, no decorrer de uma vaga, é imprescindível ter uma ótima preparação para sair vitorioso dessa. Para tanto, revise seu currículo, mantendo-o atualizado e com todas as informações verdadeiras. Não deixe de investigar a fundo tudo sobre a posição e a contratante. Ademais, não sofra por antecedência e faça práticas para aliviar a tensão acumulada. A fala também precisa estar em dia, evitando assim interpretações erradas. Concluindo, treine prováveis questionamentos, tome cautela com seu look e faça a organização para as datas das fases a seguir.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete