Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Para quem quer ser bem sucedido na carreira, é essencial focar na sua imagem, buscando sempre melhorá-la. Sendo assim, como fazer um bom marketing pessoal? Descubra dicas agora, ao longo desta matéria.

O termo deriva da palavra em inglês "market", ou seja, é o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos por meio das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado por meio da imagem. O mesmo vale para autônomos e freelancers, vide a necessidade de conquistar novos clientes a todo momento.

Você certamente já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”, e, não coincidentemente, esse é um dos pilares dessa técnica usada para fortalecer a reputação por meio da autopromoção. Transformando quem a utiliza em referência ao influenciar outras pessoas estrategicamente.

Fato é, seu uso pode te ajudar a se tornar mais conhecido, conquistar o primeiro emprego, ou mesmo alcançar um cargo mais alto. Ficou interessado? Veio ao lugar certo! Nossa equipe reuniu os melhores especialistas no assunto para ajudá-lo nessa missão.

Na voz da especialista

Conforme relata Fran Rorato, CEO do 2Talk Show e Empresária pela Vox2you, de forma resumida: “são iniciativas e ferramentas para posicionar de forma efetiva a imagem de algo ou alguém, seja dentro de uma corporação ou mesmo no mercado de trabalho”. Portanto, essa não é mais uma preocupação restringida às grandes corporações.

Philip Kotler, um dos mais conceituados autores e estudiosos do assunto, define a tática como: “uma disciplina com uso de conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas. Valorizando, sobretudo, o ser humano em todos os seus atributos.”

A ideia é estruturar ações e métodos para se tornar uma referência em seu ofício, fazendo uso das ferramentas e canais disponíveis. Assim, será bem-visto por sua comunidade e poderá aumentar gradativamente as chances de conseguir boas vagas ou clientes. 

Apesar de soar como uma novidade, essa já é uma preocupação dos mais jovens. Segundo uma pesquisa do Nube, 56% dos entrevistados buscam se manter sempre informados para fazer seu marketing pessoal. Para 16%, estar bem vestido é essencial. Já 9% focam nos perfis das redes sociais. 

De fato, a qualificação dos profissionais no Brasil e no mundo cresceu bastante nos últimos anos. Segundo o último Censo do IBGE, o percentual de pessoas formadas no país subiu de 4,4% para 7,9%. Isso ainda é pouco em comparação a outras nações mais desenvolvidas, entretanto, é o suficiente para tornar o mercado de trabalho brasileiro muito mais competitivo.

Quando o acesso à universidade cresce, o perfil de quem se forma influencia bastante na capacidade de se conseguir um emprego. Como a maioria dos nossos diplomados se concentra em áreas similares, nota-se um espaço limitado na concorrência.

O autoconhecimento é a chave! 

Para Mariana Munis, Professora de Marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie: “muitas vezes as pessoas são de um jeito mas se comunicam e fazem as coisas de outro”. Logo, para começo de conversa, é necessário ter uma sinergia entre você, suas atividades e a forma como comunica tudo isso.

O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal, mas dificilmente paramos para refletir sobre os nossos objetivos e anseios. Reflita sobre seus valores, sua personalidade e liste seus interesses. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: quais são os meus pontos mais positivos?

Afinal, sem autoconhecimento não é possível transmitir de forma clara as suas qualidades e potenciais, pois construímos a nossa identidade pessoal por meio dele. Logo, esse caminho reserva boas descobertas, trazendo inteligência emocional e servindo como uma preparação para um futuro brilhante.

Mãos à obra!

Com todas essas informações em “mãos”, é hora de colocar em prática. Para tal, algumas indicações são de grande valia, conforme relata Brunno Brasiliense, supervisor administrativo do Nube:infográfico com três importantes dicas para um bom desenvolvimento do marketing pessoal

 

  • Cuide da sua imagem

 

Esse é o seu cartão de visitas! Por isso, é muito importante ter cuidados para poder abrir portas por onde passar. Não estamos falando de aparência física, tampouco em “padrões” de beleza. Na verdade, nos referimos a manter uma boa aparência, e uma imagem apresentável e saudável.

Além disso, não custa reforçar o básico: penteado, comprimento da barba e das unhas, o estado das roupas e dos sapatos são uma parte muito respeitável da sua aparência. Não há muito sentido em exibir suas habilidades quando sua camisa está manchada e o botão do colarinho desabotoado.

 

  • Defina sua missão, visão e valores

 

Para ser como uma marca, é preciso definir parâmetros para lhe posicionar tal qual uma. A missão é composta pelas suas motivações e anseios de entregas para os clientes. É ela quem norteia a estratégia de um negócio para deixar os objetivos explícitos.

Uma visão, por sua vez, é um planejamento de longo prazo. Onde você pretende estar em alguns anos e qual papel planeja ter na sociedade? Os valores são fatores de orientação da sua postura e funcionam como alicerces de um bom marketing pessoal.

Consoante a Brunno Brasiliense, Supervisor Administrativo no Nube: “é muito significativo traçar primeiro um objetivo, saber onde você quer chegar e a partir daí começar a criar caminhos diferentes para conseguir atingir o almejado”. Logo, ter todos esses pontos definidos é fundamental.

 

  • Use as redes sociais ao seu favor

 

As redes sociais são provavelmente o meio mais democrático de divulgação existente nos dias de hoje. Afinal, as chances de encontrar colegas de profissão, amigos, conhecidos e outras pessoas do seu ciclo para segui-lo são muito maiores.

Uma maneira interessante de praticar é produzir conteúdo para os seus canais, demonstrando seu conhecimento sobre a esfera. Para isso, o especialista também indica desenvolver suas habilidade de comunicação, como saber falar com as pessoas e trabalhar isso frequentemente, afinal, a transmissão de ideias é tudo. 

Conte com o Nube para se destacar! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe ajudado a “vender seu peixe”. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras. Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe