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Apesar de não parecer, a forma de vestir faz parte da expressão pessoal e, além de transmitir cultura e hábitos de consumo, revela sua personalidade, estado de espírito, atitude, percepção estética e intenções. Sabia disso? Confira mais informações a respeito, ao longo desta matéria.

A escolha de peças e acessórios pode expressar muito da essência de cada um. Por isso, antes de tudo, o autoconhecimento é fundamental para externar todos esses detalhes com assertividade.

Uma boa forma de observar isso é notar como as roupas “da moda” mudam com o passar dos anos. Algumas peças de hoje podem ser descartadas no mês seguinte, enquanto outras tão gastas em décadas anteriores voltarão às ruas e calçadas. Apesar de ser repleto de modelos, inspirações e referências, esse universo está diretamente relacionado à personalidade de cada geração.

Para tanto, a famosa “primeira impressão” é fundamental em muitos aspectos de nossas vidas, inclusive, no processo de recrutamento. Podendo ajudar a construir  confiança instantânea ou prejudicar  seu desempenho em uma seleção. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a não passar uma imagem errada nessa ocasião tão importante.

Na voz da especialista

Para Mariana Valentini, consultora de imagem pelo Centro Europeu: “As roupas são uma linguagem visual não verbal, a qual expõe muita coisa”. Segundo a especialista, por meio da forma como está vestido no dia da entrevista, o RH consegue identificar alguns traços do seu comportamento e estilo, a depender disso, captará como você vai lidar com as situações referentes ao cargo. 

Então, é de extrema relevância estar vestido de acordo com a sua mensagem e comportamento, pois revelam muito sobre você. Inclusive, se você irá passar credibilidade, confiança, segurança e, sobretudo, se está apto realmente para ser contratado para essa vaga. 

Fato é, o mercado de trabalho tem passado por grandes transformações. Competitividade, reestruturação da empresa e situação financeira são alguns dos fatores de maior influência no método de recrutamento e o perfil esperado do funcionário.

Com isso em mente, pesquise a missão da organização, as políticas de relacionamento com os funcionários, a abrangência do mercado e a forma de comunicação. Tudo isso pode ajudar a entender o dress code, ou código de vestimenta, institucional.

Logo, antes de qualquer outra coisa é necessário estar ciente do seu ramo de atuação. Tudo vai depender das práticas da companhia pretendida. Por exemplo, no caso de uma organização internacional mais tradicional, a situação requer roupas mais sóbrias. Para startups mais jovens, é bom ter um estilo mais descontraído, como um sport fino. De qualquer forma, é imprescindivel usar o bom senso e evitar exageros. 

Em regra geral, causam boa impressão:

  • Camisas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto);
  • Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social);
  • Sapatos de cor escura;
  • Sem salto ou com altura média;
  • Maquiagem leve.

Não são recomendadas:

  • Cores fortes;
  • Estampas marcantes;
  • Decotes;
  • Bijuterias, jóias e acessórios em excesso;
  • Saias muito curtas;
  • Calçados muito altos;
  • Maquiagem forte.

Além disso, não custa reforçar o básico: penteado, comprimento da barba e das unhas, o estado das roupas e dos sapatos são uma parte muito respeitável da sua imagem. Não há muito sentido em exibir suas habilidades quando sua camisa está manchada e o botão do colarinho desabotoado. Os olhos do recrutador são atraídos diretamente para a sua "fraqueza", agindo como um ímã para as imperfeições. 

Higiene, limpeza e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência, como você se preocupa em assumir uma postura de responsabilidade com a imagem? Pense nisso. Olhe-se na frente do espelho e familiarize-se com os detalhes do traje escolhido antes da entrevista.

Viver é se adequar

Caso a empregadora tenha um código de vestimenta totalmente contra o seu estilo, não  se preocupe. Isso é bastante comum, afinal, como pessoas, nossas particularidades e gostos muitas vezes não estão de acordo com os padrões corporativos. 

Nessas situações, o melhor a se fazer é personalizar esses padrões para se adequar ao seu estilo pessoal, seja por meio de acessórios, sapatos, ou estilo de cabelo. Esse ponto pode causar  boa impressão em uma entrevista, pois o diferencia  dos outros candidatos e mostra um lado pessoal interessante para o recrutador. O mais solene é encontrar o equilíbrio para não se sentir desconfortável.

Uma das melhores dicas possíveis é ficar confortável para evitar distrações ou comprometer seu controle emocional. As vestes são um bom exemplo. Não use nada passível de te causar dor ou tensão. Para isso, escolha peças com bom caimento, sem prejudicar os movimentos ou a respiração. Aprecie a liberdade corporal.

Com a modernização das políticas de Recursos Humanos, as grandes corporações estão investindo em diversidade. Elas entendem o valor agregado nas diferentes maneiras de agir dos colaboradores. Na maioria das ocasiões, siga a lógica do “menos é mais”. Ao usar um perfume, procure aqueles mais suaves para somente quem estiver perto de você sinta o aroma.

Aproveite a oportunidade para, literalmente, vender a sua imagem. A entrevista é o momento de mostrar o seu valor. Sua aparência conta muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. Portanto, na hora de revelar o seu “produto”, seja marqueteiro. Pense no conteúdo sem esquecer do anúncio, da embalagem, do mercado.

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