Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Para alcançar bons resultados acadêmicos, não basta apenas assistir as aulas e mergulhar em livros. Sem um planejamento de estudos, fica mais difícil atingir os objetivos desejados. Quer entender mais sobre o assunto? Confira agora, ao longo desta matéria.

Se você está se preparando para alguma prova muito importante, como o Enem ou algum outro vestibular, você precisa saber como se organizar. Afinal, essas provas concedem vagas ao Ensino Superior e costumam ser bastante concorridas, além de apresentar um conteúdo extenso.

Mesmo a rotina universitária envolve muitas tarefas e tem, por vezes, um ritmo caótico. Para exercê-la com plenitude, terá de se acostumar com perder prazos, trocar datas ou ficar sabendo de entregas em cima da hora. No entanto,  para evitar esses momentos, é essencial entender a organização do estudo.

Nesse sentido, além de criar um calendário de estudos é preciso cumpri-lo, pois se ele não se adequar ao seu perfil e ao seu dia a dia, com certeza você irá abandoná-lo no meio do caminho. Por isso, reunimos os melhores especialistas para ajudá-lo nessa missão.

Como faço para me organizar?

De acordo com relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, aproximadamente 95% dos estudantes brasileiros saem do ensino fundamental sem conseguir resolver contas simples como adição e subtração. Portanto, é essencial organizar melhor os estudos dentro e fora da sala de aula.

Para Ana Cláudia Mota, Professora da Universidade Tiradentes e Unit Sergipe: “é preciso pensar em estabelecer estratégias de estudos de organização e gestão do tempo, e nesse processo formativo, é importante estabelecer prioridades”. Seja na graduação, pós ou curso técnico, se não houver uma dedicação e aprofundamentos, as chances de ter uma formação rasa e sem diferenciais é muito grande.

Logo, uma boa forma de começar é analisando a sua rotina. Isso é importante porque dá uma ideia de quanto tempo você gasta em cada tarefa e quanto do seu dia já está comprometido. Assim, saberá quanto tempo lhe resta para estudar.

Com isso em mente, defina uma meta, pois um objetivo bem definido e um prazo para alcançá-lo é o primeiro passo para se estruturar. Se seu objetivo é passar em um vestibular, por exemplo, você precisa se atentar às datas, quais matérias já estudou e quantas horas você tem livre para atingir seu objetivo. Assim, conseguirá visualizar suas finalidades com mais clareza e saber exatamente porque está estudando tudo isso.

Consoante a Marcus Oliveira, monitor de Geografia e professor do GEP (Guia do Estudo Perfeito), Descomplica: “para conseguir manter uma boa rotina de estudos e com isso cumprir o com o compromisso de manter as matérias em dia, é preciso ter metas a curto e longo prazo”. Essas, nos ajudam a manter um registro, ou tracking, de estar cumprindo o prazo proposto.

Para o especialista, são necessárias duas “palavrinhas mágicas”: planejamento e cronograma. O planejamento possibilita visualizar todo o conteúdo a ser estudado, seja para uma prova de vestibular ou da própria faculdade. Enquanto o cronograma irá distribuir essa programação ao longo dos dias, semanas e meses a sua disposição. Além disso, outras dicas valiosas são:

 

  • Escolha um bom local para estudar

 

Dê preferência a um local dedicado exclusivamente ao estudo, tranquilo, confortável, com uma boa posição para se sentar e sem distrações. Não estude na cama, por exemplo. Além de deixá-lo sonolento, pode causar alguns problemas de postura. Desta forma, prefira sempre uma mesa e uma cadeira.

Se a sua casa não for um lugar propício para estudar em paz, considere procurar a biblioteca mais próxima. Essa dica é muito útil também para quem quer conciliar os estudos com o trabalho. Neste caso, se você trabalha até 17h ou 18h, e depois perde uma hora ou mais voltando para casa, devido ao rush, tente encontrar uma e estude até o trânsito diminuir consideravelmente. 

 

 

Durante seu momento de aprendizagem, é fundamental evitar distrações, sobretudo as redes sociais. Entretanto, ainda pode fazer bom uso da tecnologia em prol do seu objetivo. Existem atualmente diversas opções de aplicativos tanto para quem quer aprender como se organizar para estudar, como para aqueles com dúvidas em matérias específicas.

Experimente fazer anotações digitalizando arquivos em PDF. Para isso basta instalar um aplicativo apropriado e escanear o conteúdo desejado no celular para converter as informações. Ao receber qualquer arquivo semelhante, também fica fácil abrir para fazer a leitura.

 

  • Estabeleça tempos de descanso e lazer

 

Esses momentos são essenciais para manter sua saúde mental em dia. Reserve também um tempo em sua agenda para sair com os amigos, passear, dançar ou fazer um hobby. Isso é importante para dar conta de toda a carga nesse momento, mas, claro, tudo deve ser feito com moderação e equilíbrio.

Os benefícios de uma boa organização

Nesse sentido, como explica Bianca de Moraes, Analista de T&D da Crescer: “a organização não é fundamental apenas quando se pensa em estudo, ou adquirir conhecimento”. Para ela, criar uma rotina planificada é importantíssimo para todas as áreas da vida e fará total diferença no futuro.

Sobretudo, a organização é peça-chave para uma maior produtividade. Por mais banal, manter a ordem pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar a motivação. 

Quem já arrumou um cômodo depois de um longo período de desorganização conhece a sensação de bem-estar e renovação proporcionada pela atividade. Estando diretamente ligada a diminuição do estresse e do desgaste mental

Portanto, siga essas dicas e elabore um bom plano de estudos para alcançar suas metas de vida. Certamente, você vai colher os frutos desse empenho em sua carreira. 

Conte com o Nube para complementar os seus estudos com um estágio! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete