Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ao concluir um curso, seja ele médio técnico ou graduação, é comum escolhermos um direcionamento. Contudo, com o passar do tempo, podemos redirecionar nossos gostos e trajetos. Sendo assim, como trocar de profissão? Descubra dicas agora, ao longo desta matéria! 

Renovações nunca são uma tarefa fácil. Quando falamos em transferência de carreira, o nível de dificuldade pode ser ainda maior. Entretanto, isso não deve te desanimar. Talvez você tenha escolhido muito cedo, ou só considerou o salário e está infeliz hoje, ou simplesmente não está mais satisfeito com sua especialização.

Segundo o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, realizado pela consultoria de cibersegurança Kaspersky, 53% dos brasileiros querem alterar de profissão após a pandemia de Covid-19. Entre os motivos estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo em jornada (31%) e trabalhar por prazer (14%). 

Em todos esses casos, uma mudança pode ser a solução. Fato é: não é uma escolha fácil, principalmente porque envolve autoconhecimento, mas pode valer muito a pena. Por isso, reunimos fontes experientes para ajudá-lo nessa missão.

Quais sinais mostram a necessidade de mudar de carreira?

Na opinião de Karine Cavalcanti, empreendedora, especialista em comunicação não verbal e gente e gestão, são três os pilares evidenciadores dessa necessidade:

 

  • Falta de motivação para engajar ou agir

 

A motivação está diretamente relacionada à satisfação e à produtividade das pessoas, afetando o desempenho e, principalmente, a manutenção das competências. Quando em falta, causa queda no engajamento e cria a sensação de não pertencimento ao local de trabalho.

 

  • Ausência de afinidade com as atividades empenhadas

 

Nas palavras da empreendedora: “se você é da área comercial, por exemplo, mas em toda venda, prospecção ou atendimento, aquilo te violenta, deixando-o incomodado de alguma maneira, é um ponto de atenção”. Afinal, o trabalho deveria, apesar de tudo, ser prazeroso, certo?  

 

  • Esforço desproporcional a quantia recebida

 

Ou seja, quando você se sente muito desgastado, dando tudo de si, e mesmo fazendo verdadeiramente o seu melhor sente-se desvalorizado. Pois bem, pode ser um grande indicativo de insatisfação. 

Segundo uma pesquisa do Nube, 39% dos entrevistados mudariam de profissão dependendo da proposta. Para 20%, não é uma opção. Já, 14% estão insatisfeitos com as perspectivas de futuro. 

Como fazer uma transição segura?

Antes de mais nada, se você está decidido quanto a essa questão, existem algumas precauções a se tomar antes de dar qualquer passo. Um dos mais significativos é pensar sobre requalificação.

Isso significa aprender novas habilidades e competências, algo fora do seu ramo atual, para transitar de emprego. Essa é uma atitude essencial para quem quer garantir sua vaga no futuro. Isso porque, a ideia de reaprender novas técnicas está intimamente ligada ao uso da tecnologia nas mais diversas profissões.

Uma solução relativamente fácil e rápida é fazer um ou mais cursos sobre o assunto. Se você não tem tempo ou dinheiro, a Internet está cheia de cursos online e grátis capazes de suprir, e muito, essa necessidade.

Para Rafael Somera, fundador da Solutudo, o primeiro ponto para fazer essa mudança de maneira segura tem a ver com a sua reserva financeira. Em suas palavras: “é preciso se questionar se há condições de se manter enquanto realiza essa transição”. Somente assim é possível se organizar para estudar, se formar e criar novos contatos com pessoas da área.

Além disso, é preciso considerar imprevistos. Afinal, sua nova área pode não ser exatamente conforme você imagina, podendo até te decepcionar futuramente. Tudo isso pode e deve ser descoberto com antecedência pesquisando sobre essa esfera. Também leve em consideração qual é a remuneração praticada para essa posição, pois pode te ajudar a se programar financeiramente.

Na voz do especialista

Conforme relata Marco Santos, especialista em Inovação, Criatividade e Excelência Operacional: “você precisa ter planejamento para essa transição, afinal, talvez demore um pouco para conseguir essa nova posição”. Isso porque, a depender da área e mercado, as oportunidades de ingresso são altamente concorridas. 

Por isso, é preciso começar a pensar nos contatos a se fazer para tornar o caminho mais fácil. Tente fazer networking com pessoas do setor para o qual você está interessado. Pesquise o máximo possível sobre as atividades diárias para determinar se é adequado para você. Tudo isso requer muito apoio emocional, então não hesite em confiar em seus amigos e familiares para aconselhá-lo. 

O especialista também indica participar de fóruns correlatos, para observar as informações debatidas, desafios enfrentados e começar a pensar em como você poderia contribuir para diversificar o setor. Além de, é claro, mapear suas competências técnicas, comportamentais e experiências para formular um currículo condizente com a nova área. 

O filósofo australiano Roman Krznaric disse, quando lançou seu livro “Como encontrar o trabalho da sua vida” (The School of Life), sobre como um dos maiores obstáculos às mudanças profissionais é ficar preso à rigidez do nosso círculo social conhecido. Isso porque, falar sobre as nossas dúvidas, inseguranças e curiosidades com quem já está acostumado a nos ver em um determinado papel, influencia diretamente as nossas possibilidades.

Portanto, conheça e celebre novas pessoas, sane dúvidas, interaja e veja os seus horizontes se ampliarem por completo. Não se esqueça, sua bagagem é um diferencial! Coloque essas dicas em prática e tenha certeza de uma transição mais tranquila!

O Nube te ajuda a se recolocar no mercado! 

Quer conseguir uma vaga? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete