Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Encarar um processo seletivo é nada fácil, pois seu futuro profissional está em jogo. Para conquistar o contratante, diversos requisitos devem ser apresentados por você de modo contundente. Não atender ao exigido e faltar na postura certa significa poucas chances de ser efetivado na vaga. Dessa forma, é indispensável se preparar bastante para ter sucesso em uma entrevista. A procura de se destacar, leia a seguir quais pontos são necessários para essa conquista.

O comportamento é a vitrine

Atentar-se aos requisitos da vaga, características da empresa, data e local da reunião são alguns pontos para dar atenção nesse processo. Todavia, apesar de relevantes, outros quesitos de destaque devem ter seu foco. Segundo a especialista em comunicação e sócia da MovOn, Lilian Vieira, o seu comportamento é a principal avaliação feita pelos recrutadores.

A maneira com a qual agimos dizem às outras pessoas nossa personalidade, moral, gostos e outras características. Ao disputar uma vaga, se atentar a essa questão depende do combate a vários empecilhos. Fatores emocionais, como a ansiedade, podem te prejudicar e passar uma imagem insegura sobre si. Manter a calma, simular as possíveis perguntas e não se preocupar tanto na chegada da resposta são algumas dicas para reverter essa situação. 

Outro obstáculo de muitos é a autossabotagem. Durante nossa trajetória, iremos colher vitórias e derrotas. Entretanto, muitas vezes estamos condicionados à insegurança e, assim, pensamentos negativos passam a vigorar e afetam a autoconfiança. Como um parasita, esse estado impede a busca pelo próprio aperfeiçoamento, reconhecimento de conquistas e a saída da zona de conforto. Nesse sentido, esse sintoma afeta negativamente a confiança, competência necessária para persuadir os outros.

Tenha um bom currículo

Na hora de expor sua pessoa, os avaliadores levam em consideração o seu CV. Por isso, ter um currículo condizente com suas atribuições e dados é essencial. Recheá-lo com suas conquistas, progressos, feitos e informações básicas para a sua candidatura atrai o olhar e ganha passos à frente para alcançar a oportunidade. Atente-se, porém, para realmente apresentar a pessoa descrita no documento. Inventar competências, experiências e outros pontos não é o caminho. Principalmente, porque não é possível sustentar a mentira sem o real conhecimento acerca de algo. Garantir uma ótima carta de apresentação faz parte de uma elaboração cautelosa, por isso veja a matéria da TV Nube de como construí-la no melhor método possível.

Prepare-se com antecedência

Especialmente quando estiver de frente com a contratante, deve-se ter bastante cautela na programação do dia. Em razão disso, Lilian sugere a preparação antecipada: "evite atrasos e revise o horário marcado, planeje a rota para o local e ponha nos horários uma folga para possíveis imprevistos". Precaver-se de possíveis ocorrências ruins te garante resiliência em obstáculos.

Além do formato presencial, a sócia também ressalta essa prudência em processos on-line. Muitas vezes, por já estar na residência, o participante não dá atenção especial devida. Para além de se atentar ao relógio, verifique sua conexão à Internet, veja se o link para a reunião está funcionando e também fique alerta por sua aparência. A sua vestimenta possui grandes valores atrelados e podem significar diferentes qualidades de acordo com a cor.

Demonstre interesse

Se realmente estiver motivado para entrar na companhia, evidencie isso. Mesmo tendo o interesse, muitos cometem o erro de contê-lo, crendo em um suposto exagero ou até mesmo desnecessário. Entretanto, deve-se mostrar, sem receio, o seu conhecimento e pesquisa pela posição ofertada. A partir dessa demonstração, o selecionador passa a ter uma boa impressão e, nesse sentido, comprova-se a sua disposição para fazer parte do time.

Para exemplificar, Lilian sugere a procura nos mecanismos de busca sobre a firma almejada. Revise o site e as redes sociais para entender melhor como são o fit cultural e operação do local. Veja como são os atuais funcionários pelo LinkedIn e assista a vídeos institucionais caso haja. Além disso, tenha uma noção completa das futuras atividades possíveis dentro do negócio. Conhecendo melhor esses aspectos, você estará alinhado ao esperado e confortável por compreender todo o processo.

Comunique-se com eficácia

Segundo uma pesquisa do Nube, cerca de 83% dos candidatos são reprovados em em vagas de estágio e jovem aprendiz por não apresentarem compreensão gramatical satisfatória. Esse índice preocupante faz parte da má comunicação existente entre os participantes. Por sua vez, a habilidade em questão é fundamental tanto em um contexto social quanto profissional, pois por meio dela você transmite suas habilidades, experiências e motivações. 

Dessa forma, possuir essa capacidade indica seu potencial em trabalhar em equipe, liderar e em se adaptar a diferentes situações. Por outro lado, a ausência dela  pode gerar a impressão de alguém inseguro e até desinteressado na posição. Em razão disso, é necessário se preparar adequadamente, pensando nas possíveis perguntas, organizando suas ideias e praticando uma conversação assertiva. Assim, sua intenção será compreendida e não será passado uma imagem própria errada.

Como obter êxito na hora da entrevista?

Portanto, com a finalidade de sair vitorioso e com maiores chances de ser selecionado, é imprescindível se portar de maneira apropriada, tratando assim de questões como o nervosismo e aparência. Possuir um CV atraente e condizente garante poucas chances de equívocos e situações constrangedoras. A boa pesquisa da corporação esperada não pode faltar, pois a partir dela seu interesse será demonstrado de forma excelente. Atente-se em acertar na fala, não tendo assim ruídos no momento mais esperado.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete