Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Depois de um tempo, muitas pessoas acabam realizando suas demandas no piloto automático. Contudo, é essencial se manter sempre ativo. Sendo assim, como superar uma carreira estagnada? Descubra agora, neste Conexão Ilimitada!

Ao contrário da crença popular, isso não depende da idade ou do tempo de ocupação, podendo ocorrer a qualquer momento da vida. Em um mercado de trabalho tão competitivo, não é difícil encontrar profissionais com uma sensação de paralisação.

Esse sentimento afeta milhares de pessoas em todo o mundo, mas é difícil de detectar, pois a maioria se adapta ou se apega a coisas drenadoras de todas as suas energias, quando na verdade deveriam estar procurando forças para se redirecionar. Se você se identificou com essa descrição, não se preocupe! Reunimos os melhores especialistas para ajudá-lo nessa difícil missão.

Como identificar uma carreira estagnada?

Um dos motivos mais comuns é a “zona de conforto” criada em torno do seu trabalho e folha de pagamento. Essa segurança te impede de arriscar uma promoção ou a busca por uma especialização para mudar de área. Podendo, inclusive, gerar desinteresse por outras vagas mais desafiadoras. Os erros mais comuns para desencadear esse caso são: 

  • Levar a vida sem objetivos;
  • Ter medo do novo;
  • Ignorar feedbacks construtivos;
  • Entrar em um ciclo de reclamações;
  • Perder oportunidades de evoluir;
  • Cair na armadilha da procrastinação;
  • Deixar de se atualizar.

Outra causa recorrente é se ocupar em locais sem possibilidade de crescimento. Isso é usual, sobretudo em companhias de menor porte. Além disso, há também os fatores ligados à economia do país. Durante uma recessão, por exemplo, as atividades podem entrar em colapso porque ninguém está crescendo: nem países, mercados ou empresas.

A grande questão não é o tempo “de casa”, mas sim a qualidade do serviço  realizado e a satisfação pessoal. Pois esse sentimento demonstra uma falta de aproveitamento da maioria das suas habilidades. Nesse sentido, a desmotivação leva a diferentes níveis de frustração e isso pode ser prejudicial até mesmo para a saúde.

Conforme relata Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu, “isso ocorre muitas vezes por falta de compreensão sobre as suas responsabilidades, e isso claro, pode estar ligado a uma questão de oportunidade ou mesmo uma visão limitada, de não entender a necessidade de controlar o rumo da sua carreira”. Ou seja, quando não há um planejamento estruturado de onde se quer chegar.

Uma pesquisa do Nube questionou: “o que você espera da sua carreira no futuro?” Como resultado, 41% querem fazer algo para contribuir com a sociedade. Já 22% afirmam a vontade de trabalhar ajudando outras pessoas. Por fim, 20% anseiam por um salário melhor.

O comportamento como guia do sucesso profissional

Para Eduardo Santana Rodrigues, Teólogo com especialização em educação e escritor, um ponto muito importante é a falta de atitude. Segundo ele: “15% do seu sucesso dependerá de conhecimentos, enquanto 85% tem a ver com o seu comportamento, ou seja, você se jogar de cabeça nos seus planejamentos”. 

De fato, uma boa conduta pode levar a extrema satisfação, porque as soft skills são um importante elemento para o sucesso. Exibir boa comunicação, colaboração e respeito ajudam a construir relacionamentos positivos e confiança com quem divide o escritório com você. Esta disposição pode abrir as portas para novas oportunidades.

Para isso, é recomendável ter sempre a quem recorrer em casos de dúvida e aflições. Afinal, profissionais mais maduros podem oferecer informações valiosas e conselhos úteis inacessíveis em qualquer outro lugar. Eles têm a experiência necessária para ajudá-lo a navegar em decisões desafiadoras e essa é uma ótima maneira de crescer em seu campo.

Na voz da especialista

Conforme relata Karine Cavalcanti, especialista em RH, existem algumas dicas valiosas para quem se encontra nessa situação. Portanto, as listaremos a seguir: 

 

  • Mostre-se ao mercado! 

 

Como você pode fazer isso? Por meio do Linkedin, por exemplo, uma das ferramentas mais fortes no quesito networking e relacionamento hoje em dia. Nas palavras da especialista: “você pode ser visto ali, fazendo alguns posts ou mesmo comentando nos de outras pessoas, conversando com indivíduos do seu mercado de atuação ou outros do seu interesse”. Para tanto, é preciso ter em mente: quem não é visto não é lembrado, nem cobrado e ao menos contratado.

 

  • Defina objetivos

 

Com esses objetivos definidos, é possível trilhar caminhos e alternativas para alcançar esses resultados. Além disso, ao saber onde quer chegar você corre menos riscos de deixar a sua carreira para trás. 

 

  • Aceite novos desafios

 

Abrace formas inovadoras de trabalhar e comece um novo projeto, porque, querendo ou não, o risco é fundamental nesta fase. Assim, saberá se é capaz de laborar dessa forma, além de despertar a  criatividade e sair da sua zona de conforto.

 

 

Para se desenvolver, você deve superar as suas deficiências e buscar novas habilidades para lhe permitir assumir outras responsabilidades e tarefas. Uma boa conversa com um supervisor pode ajudar a identificar os conhecimentos necessários para enfrentar novas ocupações.

Portanto, não deixe de procurar seu real propósito. Assim,  conseguirá seguir a profissão ideal para você! 

O Nube te ajuda a encontrar as melhores oportunidades! 

Desde 1998 no mercado, o Nube possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Disponibilizamos tecnologia de vídeo entrevistas e testes on-line para nossos clientes terem o melhor do RH digital. Anualmente, são enviadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. 

O banco de dados conta com 6,9 milhões de currículos cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Quer conseguir uma? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete