Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Encarar uma entrevista pela primeira vez pode ser um desafio para muita gente. Afinal, trata-se de uma oportunidade valiosa e determinante para a continuação da carreira. Sendo assim, como superar essa dificuldade? Entenda mais agora, neste Conexão Ilimitada.

Durante a graduação, é comum aos alunos buscar por oportunidades de estágios para cumprir uma exigência da faculdade ou ganhar experiência de trabalho antes da formatura. As empresas empenhadas no propósito de recebê-los, oferecem muitas oportunidades de transformá-los em futuros profissionais, agregando a sua equipe pessoas jovens e com anseio de aprender. 

Em algumas delas, o ato educativo escolar supervisionado é muito concorrido e sujeita o candidato a passar por várias etapas do processo seletivo, provas e dinâmicas de grupo para conseguir a vaga. Em outros casos, a escolha leva menos tempo. Em ambos, o pretendente deve enfrentar ao menos uma conferência. 

Uma entrevista da modalidade é semelhante a qualquer outra: o recrutador tenta obter mais informações sobre o candidato e verificar se o seu perfil é adequado para o labor desejado. Como um discente geralmente não tem muita experiência em seu currículo, os aspectos comportamentais costumam ser mais importantes comparados às informações técnicas. De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, três fatores  são os principais empecilhos para os candidatos:

  1. Controlar o nervosismo e ansiedade (41,26%)
  2. Demonstrar toda a capacidade apenas durante a conversa (26,61%)
  3. Falar sobre os pontos fortes e fracos (18,61%)

Para todos os casos, é significativo se preparar para este momento e evitar certas atitudes. Por esse motivo, reunimos alguns dos melhores especialistas no assunto para ajudá-lo a passar por essa situação com tranquilidade.

Afinal, como encarar uma entrevista de estágio?

Na visão de Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do Ipefem - Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino, “deve-se lidar com esse desafio da mesma forma como se encara tudo na vida: com máxima responsabilidade”. Começando pelas coisas simples, como:

infográfico Como encarar uma entrevista de estágio

 

  • Chegar com antecedência.

 

A pontualidade é valorizada não apenas no processo de seleção, mas também em todos os encargos assumidos ao longo de sua carreira. Essa é uma das melhores formas de mostrar organização, responsabilidade e interesse. 

É claro, imprevistos podem acontecer com qualquer um. Por isso é melhor chegar cedo na empresa, planejando a rota com antecedência para analisar o fluxo do trânsito e não ser surpreendido.

No grande dia, faça o possível para estar presente pelo menos 20 minutos antes da hora marcada. Se mesmo assim, algo inesperado acontecer, comunique a instituição e explique a situação, pois isso demonstra comprometimento e maturidade em relação às adversidades.

 

 

A maneira como você se veste diz muito sobre você e a mensagem a ser transmitida. Para evitar passar uma imagem errada, a regra de ouro é trajar-se adequadamente para a ocasião. 

Tudo vai depender das práticas da empresa pretendida. Por exemplo, no caso de uma organização internacional mais tradicional, a situação requer roupas mais sóbrias. Para startups mais jovens, é bom ter um estilo mais descontraído, como um sport fino. De qualquer forma, é importante usar o bom senso e evitar exageros.

 

 

Essa dica começa muito antes da entrevista. Para estar bem preparado e demonstrar interesse, pesquise sobre a contratante. Visite o seu site e conheça suas atividades, produtos e serviços.

Fazer isso te ajuda a ter uma noção mais ampla sobre o ramo de atuação, suas práticas, cultura, valores e história. Também auxilia na preparação das respostas para as perguntas mais frequentes, permitindo ao candidato demonstrar como está apto a desempenhar as funções requeridas.

Do outro lado da mesa

O trabalho de um recrutador é preparar questões e tópicos para permitir ao candidato mostrar seu conhecimento, habilidades e experiências relevantes para o cargo. Seu ofício também exige a realização de pesquisas sobre processos seletivos e práticas atuais para melhorar os resultados.

Dessa forma, Jéssica Quione, coordenadora de seleção do Nube revela alguns pontos considerados: “durante o recrutamento, existem diversas características valorizadas, a depender da vaga concorrida e área de atuação inserida”. Ao mesmo tempo, segundo ela, existem características gerais e, em sua maioria, unânimes para a totalidade das oportunidades. 

A principal delas é uma boa comunicação. Isso porque, para concorrer efetivamente, você precisa falar, ouvir e entender as informações de uma maneira assertiva. Para isso, é relevante conseguir se expressar com clareza e garantir um bom entendimento dos comentários repassados. 

Isso ajuda a tornar o processo mais claro e objetivo, além de garantir a resposta de todas as perguntas de forma honesta e completa. Em geral, essa troca também dá ao recrutador a oportunidade de ter uma visão mais ampla do candidato, auxiliando na tomada de decisões dali em diante.

Na voz da estagiária

Para se sair bem de verdade, um bom conselho é aprender com quem já passou por essa experiência. Isabella Lopes de Paula, estagiária da Assine Bem, acredita na positividade dos clichês durante a contratação. A grande questão é: comprometer-se em cumprir com todas as afirmações feitas.

Em suas palavras: “se você diz ser pontual, compromissada e com rápido aprendizado, então foque em colocar tudo isso em prática: não se atrasando, mostrando determinação e exercitando a escuta ativa percebida no seu recrutamento”. Fazendo isso, certamente você irá se destacar.  

Viu só? Então, prepare-se de maneira correta, segure as emoções e arrase na entrevista. Dessa forma, você estará mais perto de conquistar a tão sonhada vaga de estágio. Boa sorte!

O Nube te ajuda a encontrar as melhores vagas! 

Desde 1998 no mercado, o Nube possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Disponibilizamos tecnologia de vídeo entrevistas e testes on-line para nossos clientes terem o melhor do RH digital. Anualmente, são enviadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. 

O banco de dados conta com 6,9 milhões de currículos cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Quer conseguir uma? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui! Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma delas!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. 

Se você chegou até aqui, esperamos ter lhe auxiliado. Caso tenha gostado, não deixe de conferir mais matérias da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete