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Com as transformações na rotina corporativa, a forma de se relacionar e as competências fundamentais para o mercado também se atualizaram. Sendo assim, quais as novas tendências para a liderança? Descubra agora, ao longo desta matéria.

Desde o início da pandemia do coronavírus em 2020, nossa realidade e a forma como interagimos uns com os outros na sociedade mudou drasticamente. Assim, as empresas passaram a enxergar a gestão de talento de uma outra forma, como uma importante estratégia de adaptação à nova realidade.

Fatores como adaptação repentina para trabalhar em casa, usar máscara em público e não atender muitas pessoas alteraram completamente nosso estilo de vida. Portanto, a vida de quem está "à frente" de outras pessoas também deve se adequar.

De acordo com um estudo elaborado pela consultoria Page Executive, algumas das predisposições para a categoria são o compromisso com a sustentabilidade, a mistura de gerações no alto comando das empresas e heads de Recursos Humanos empenhados em adaptar a cultura ao trabalho híbrido. Por isso, reunimos os melhores especialistas para guiá-lo nesses novos desafios.

Na voz do especialista

Para Mario Speziano, um dos hosts e fundadores do Kritikê Podcast e COO do Estúdios Flow: “as principais mudanças na liderança foram, sobretudo, acerca da digitalização do trabalho”. Por esse motivo, hoje é muito comum encontrar gestores tendo de usar novas ferramentas para auxílio nas atividades, principalmente, de orientação do time. 

Isso é, antes de qualquer outra coisa, uma questão histórica, pois as novas tecnologias vão surgindo e exigem adaptações. Os escritórios há 30 anos eram mais formais, com lideranças autoritárias e hierárquicas. Havendo pouco espaço para inovação ou colaboração. Os funcionários eram orientados a agir com base em contornos preestabelecidos. 

Hoje em dia, os mesmos são muito diferentes. Há um enfoque na criatividade, na colaboração e na diversidade. As lideranças são mais autênticas, genuínas e abertas a devolutivas. Tudo isso se deve, em grande parte, aos avanços tecnológicos e à capacitação voltada à performance.

De certa forma, os ambientes de trabalho refletem os anseios e mudanças comportamentais da sociedade. Os mais novos, costumam esperar uma maior valorização de suas contribuições e investimento nos recursos necessários para promover a evolução da cultura organizacional. Além disso, também anseiam por programas de treinamento e desenvolvimento para apoiar seu crescimento a longo prazo.

Segundo uma pesquisa do Nube, 67% caracteriza um líder por saber motivar sua equipe. Para 14%, ele é responsável por tomar as melhores decisões. Já 8% ressalta a necessidade de ser ágil na resolução de problemas. 

As novas gerações e o mercado de trabalho

Segundo Arthur Diniz. CEO e Fundador da Crescimentum: “nesse novo mercado, é preciso ter uma mente aberta e saber lidar com situações, porque há muita gente com divergências de pensamentos e culturas”. Isso se deve ao fato de hoje haver uma maior consciência de responsabilidade social e exigência de condições de trabalho mais equitativas. 

Para manter essa consonância e fazer uma boa governança  é preciso focar no colaborador. Algumas dicas fundamentais para garantir essa satisfação são:

 

  • Acompanhar a inovação tecnológica 

 

Como ocorrem com tanta frequência, deve-se sempre permanecer flexíveis e adaptáveis. Para tal, o planejamento deve priorizar uma cultura de aprendizado contínuo. Capacitando sua staff  para o desenvolvimento de novas capacidades tecnológicas.

Investir no treinamento próprio e dos empregados garante comprometimento, retenção de talentos e ajuda a organização a se manter atualizada. Além disso, os dados têm se tornado cada vez mais relevantes no processo interno de tomada de decisões. Portanto, é preciso ter consciência dessas informações para a estratégia empresarial.

 

 

Assegurar a liderança com essas bases é fundamental para ajudá-lo a liberar o potencial de seus funcionários e criar uma força de trabalho melhor e mais engajada.  Um relatório publicado pela consultoria de negócios McKinsey and Company mostrou a relação entre diversidade, igualdade e inclusão e o crescimento das instituições

De acordo com os resultados da pesquisa, tanto o negócio quanto o relacionamento nas gerências permaneceram fortes e os resultados financeiros se fortaleceram ao longo do tempo. Além disso, a promoção de igualdade de gênero está conectada a fatores como:

  • Melhor performance organizacional;
  • Maior habilidade de atrair e reter talentos;
  • Aumento da reputação da corporação.

Toda essa movimentação de diversidade e igualdade está sendo criada pela Geração Z e pelos millennials. Isso significa o risco de perda de competitividade nos próximos anos para quem não se atentar a essa tendência.

 

  • Empenho em flexibilidade e trabalho híbrido.

Conforme relata Willian de Sousa Ribeiro - Supervisor de produção na DPR, para a maior parte das contratantes, esse será o maior desafio. Tais como: “criar relações de confiança e ser flexível para trabalhar de acordo com as preferências de cada liderado de forma remota e presencial”.

Um estudo da consultoria Korn Ferry revelou: 70% dos entrevistados acham difícil retornar ao modelo presencial. Isso porque, mesmo em meio ao caos do trabalho profissional e pessoal em casa, tornou-se uma rotina flexível e conveniente. Portanto, a gerência deve usar os novos mecanismos como o principal ponto de contato entre os membros da equipe por meio de:

  • Chamadas de vídeo e reuniões online; 
  • Espaços de trabalho compartilhados; 
  • Comunicação remota, principalmente utilizando aplicativos próprios.

Isso favorece todo tipo de negócio, principalmente aquelas com grande número de trabalhadores remotos no Brasil e em várias partes do mundo. Com  um clique, todos entram na call e a reunião continua normalmente, como se estivessem ali, lado a lado.

Viu como as dicas foram valiosas? Coloque-as em prática para ser um líder cada vez melhor! Afinal, estar por dentro das novas tendências o tornará mais assertivo! 

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