Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A maneira pela qual nos portamos causa, aos outros, uma impressão marcante. A partir desse momento, mesmo sem ter trocado uma palavra, atribuí-se características e personalidades pelo modo apresentado. Buscando evitar uma percepção errada, ter um cuidado maior pela aparência vai além da vaidade, pois o objetivo também é convencer alguém. Em uma vaga de estágio, o look faz diferença para o recrutador, podendo garantir ou não a sua entrada. Portanto, leia a seguir nossas dicas para esse momento tão decisivo.

Qual a importância da vestimenta?

Diariamente, decidimos qual peça sairá do armário para fazer nossa companhia. Seja um encontro, trabalho, entrevista ou uma academia, a escolha mudará em cada uma dessas opções. Isso se dá pelo papel social incorporado às roupas, impactando assim na formalidade e função. As situações mais casuais, por exemplo, não combinam com reuniões sérias, distinguindo assim os valores. Nesse sentido, essas combinações podem trazer credibilidade, status e até evidenciar seus gostos. 

Para falar mais sobre o tema, a consultora de imagem pessoal Mariana Valentini compartilha dicas e explica sobre esse universo tão presente. Para ela, além desses itens "fazerem a diferença no primeiro contato com alguém", eles também influenciam nas suas sensações. Estudos comprovam a relação deles ao seu bem estar, bem como na própria imagem. Se deseja conhecer mais dessa conexão, veja na matéria da TV Nube qual a relevância e repercussão dela.

Como ocorre o impacto para além da aparência? 

Quando pensamos no nosso traje, o primeiro ponto levado em consideração é em como aparecemos aos demais. Escolhemos baseado na harmonia entre as peças de vestuário, personalidade e o local. Porém, não é destacado o outro papel presente por esses tecidos: o impacto na reputação. Segundo a especialista, essa variedade comunica diferentes percepções. Por exemplo, o uso de jalecos brancos por profissionais da saúde transmitem confiança. Já o cuidado com avental e touca por quem trabalha na cozinha nos mostra segurança sanitária.

Por isso, diversas companhias adotam o dress code. Essa conduta determina quais acessórios e peças são permitidos, além de requerer algum uniforme específico. A partir dessas regulamentações, o funcionário deve se apresentar segundo o exigido. Essa política vai de encontro a cultura da corporação. Segmentos como o de advocacia e negócios possuem uma imagem sólida e confiante. Já outros, como o de comunicação e artes, estão adotando trajes mais casuais, representando assim criatividade e inovação. 

Conheça a cultura da empresa

O visual presente diz muito sobre alguém: o cabelo, brincos, calças, calçados e mais aspectos seguem muito a personalidade e gostos próprios. Da mesma maneira, cada carreira possui suas particularidades. Desse modo, é necessário estudar qual o perfil empresarial para uma vaga. Nesse sentido, Mariana defende o estudo da contratante para o processo seletivo, entendendo assim qual imagem deve ser passada. Além de estar de acordo, você assegura uma boa primeira impressão. 

Uma das formas de conhecer mais o alinhamento corporativo é analisando o site e as redes sociais. Outra maneira é observar como as outras pessoas da corporação se arrumam para ir trabalhar. Assim é possível ver se o negócio segue algo mais descontraído ou sério. Porém, não deixe a sua originalidade de lado: faça combinações do ofício com seu estilo. Conciliar os dois evita o desconforto no ambiente laboral e pode elevar sua autoestima.

Como devo ir em uma entrevista para estágio?

Momentos importantes requerem cuidados maiores. Em um processo seletivo de estágio, por exemplo, é preciso se atentar com mais cautela ao seu outfit. Para além da vaidade, se vestir bem promove o bem-estar próprio e é um ótimo cartão de visitas. Nele, caso compreenda as políticas, logo no início você ganha boa credibilidade. Com o intuito de ajudar nessa etapa, Mariana lista abaixo algumas dicas para acertar nesse look.

Infográfico sobre como se vestir para uma entrevista de estágio

  • Cores neutras: não use aquelas com muito destaque e marcantes. Escolha tonalidades mais básicas e menos saturadas, como o branco, preto, azul marinho. Além disso, existem significados atrelados: nuances mais claras remetem a acessibilidade e criatividade. Já as escuras transmitem confiança e solidez.
  • Explore combinações: por anos e muitas vezes, o social foi adotado como padrão para atuar presencialmente. Hoje, é mais comum realizar mesclas entre uma camiseta social e uma calça jeans, por exemplo. Dessa forma, consegue-se manter a etiqueta e seus gostos.
  • Evite estampas: prefira peças com pouca ou nenhuma estampa. Muitas vezes elas podem ser polêmicas e assim não são bem recebidas por todos. As opções possuindo somente o tingimento abrangendo o tecido são as melhores.

Outros pontos importantes

Chegar com a aparência certa é um dos pontos para estar preparado em uma reunião. Para garantir maiores chances de ser contratado, deve-se destacar mais durante o processo. Mostrar de maneira correta suas competências e saber como se comportar nesse momento decisivo fazem diferença. Manter a calma, conhecer a empresa e corresponder às expectativas são fundamentais. Tudo isso depende também de uma boa comunicação, pois em uma conversa sem ruídos, a compreensão pelo recrutador ocorre sem implicações.

A vestimenta certa para a entrevista

Portanto, se prepare com antecedência para enfrentar um processo seletivo. Pesquise bastante sobre a contratante e entenda qual o perfil esperado por ela. Não esqueça de se sentir confortável, de acordo com seu estilo e a conduta do local. Atente-se a existência de possíveis elementos na roupa prejudiciais a sua candidatura. Explore quais combinações vão potencializar seu outfit. Finalmente, sinta-se confiante e boa entrevista!

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete