Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O líder é fundamental em qualquer negócio e deve estar sempre alinhado às alterações para instigar a melhor performance do time. Sendo assim, qual o perfil do gestor dos próximos anos? Entenda mais agora, neste Conexão Ilimitada.

Nos últimos anos, o cenário passou por grandes transformações, desde a digitalização das empresas até a globalização, aumentando a concorrência. As sucessivas crises, sanitárias, humanas e econômicas, como a causada pelo novo coronavírus, têm acelerado processos em andamento e as tendências planejadas para a posterioridade.

Conforme a pesquisa CEO Forum, realizada pela Amcham entre maio e junho de 2022, a pandemia afetou a maneira de gerir ou fez repensar o estilo de superintender de 71% dos respondentes. Desses, 24% citaram a governança pelo exemplo como aspecto essencial para manter o engajamento e, consequentemente, a prosperidade da organização. O trabalho colaborativo foi o segundo fator mais indicado, com 21%.

Para isso, precisam ter um perfil mais completo com a finalidade de atender as necessidades desses novos cenários e entender como alavancar o desempenho de sua equipe. Apesar de não parecer, todas essas são competências com a possibilidade de desenvolvimento e adaptação, principalmente quando se entende o processo e seu envolvimento com diversas habilidades. 

A boa notícia é: com referências claras, práticas e instrumentos adequados, todos podem aprender. Para isso, é necessário buscar se atualizar regularmente para conseguir responder às demandas. A seguir, falaremos mais a respeito.

Afinal, o que é ser um líder?

Em suma, é ter a capacidade e o desejo de motivar para alcançar resultados coletivos, com compromisso e responsabilidade. Para tal, é preciso estabelecer metas, direcionar a energia dos funcionários para atingi-los, treinar e responsabilizar, além de resolver conflitos de forma construtiva. 

Ter uma visão estratégica para realizar as substituições necessárias também é primordial para gerar e implementar ideias inovadoras. Além de avaliar os números de seus esforços da melhor maneira concebível.

Para Marco Fabossi, sócio-diretor/trainer da Crescimentum: “Ser líder significa influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade”. Para tornar praticável viver com equilíbrio e trabalhar com entusiasmo em direção a saldos legítimos. Priorizando a formação de novos profissionais, futuros coordenadores e a construção de um mundo melhor.

Quais os principais desafios enfrentados nessa missão?

Dentre eles, inclui manter a motivação do escritório em dia, com todos inspirados e envolvidos. Da mesma forma, preservar a clareza sobre os objetivos a serem alcançados, gerenciar conflitos entre membros e saber como estimular o crescimento contínuo de cada um. Para mais, deve-se lidar com as variações diárias no ambiente e saber quando tomar decisões difíceis, 

Também é crucial compreender a complexidade de cada indivíduo, bem como seus relacionamentos e interações dentro do quadro. É preciso igualmente delegar tarefas para aproveitar os virtuosismos singulares de forma criativa e criar novos produtos ou serviços.

Para os próximos anos, o próprio mercado exigirá uma proficiência digital, como know-how em comunicação e marketing, para entender o comportamento do consumidor. Além de maior capacidade de dirigir staffs multiculturais, como: diversidade de raça, gênero, cultura e opinião. Também haverá uma ênfase maior na criatividade e empreendedorismo.

Dessa forma, algumas características presas ao passado já não cabem mais e, por isso, os executivos precisam se adequar à nova realidade. De acordo com pesquisa da Gallup, 50% dos pedidos de demissão acontecem por conta dos comportamentos do chefe. 

Logo, é preciso ficar ligado nas tendências e se atualizar constantemente para conseguir responder às exigências repentinas. Assim, é possível criar uma formação forte com a possibilidade de atingir altos níveis de sucesso. Consoante a Veronica Ahrens, Sócia-diretora da Crescimentum: “se todo o contexto no passado era mais constante e estável, hoje, é completamente diferente. Provavelmente, a taxa de mudança vivida atualmente é a mais lenta se comparada ao porvir”. Portanto, além de saber ler essas mudanças e fazer as adaptações em si, esse dirigente deverá alimentar o interesse de crescer sistematicamente e a partir do seu próprio desenvolvimento, ajudar no dos demais.

Por isso, é vital estar preparado para enfrentar os principais desafios e preparar seus grupos para lidar com o fluxo contínuo de transição da modernidade. Concentrando-se em investir na satisfação, desenvolvendo saberes interpessoais e melhorando a comunicação interna. O uso de ferramentas digitais e tecnologia será primordial para melhorar a produtividade para um patamar mais alto.

O que esperar dos líderes do futuro?

Conforme relata Babi Teles, Head de Cultura e Pessoas na DeÔnibus: “ele, estará conectado a seus colaboradores genuinamente, com um escuta ativa e genuína, diálogos abertos e transparentes, movimentando a sua equipe em prol de um objetivo comum alinhado ao propósito da organização”. Para ela, tratar a confiabilidade como um princípio de segurança psicológica e incluir outras vozes dentro do processo decisório é a chave para a assertividade.

Compreender efetivamente é a maneira mais democrática e menos autoritária de exercer a liderança, pois incentiva o diálogo. Quando se sabe ouvir efetivamente transfere mais confiança e credibilidade aos seus coordenados e como consequência disso, obtém também mais abertura na comunicação e mais informações importantes.

Portanto, mantenha-se capacitado e atualizado para levar todos em direção ao sucesso. Isso certamente fará toda a diferença nos quocientes e clima da sua área. 

Conte com o Nube para um futuro melhor!

Gostou do assunto? Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Se chegou até aqui, parabéns! Agora, certamente estás muito mais antenado no assunto, apto a afunilar os seus estudos em prol de um mundo melhor. Continue alimentando a fome de aprender consumindo os conteúdos da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada!

Está procurando por vagas? Veio ao lugar certo! Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Compartilhe

Enquete