Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você enviou seu currículo (CV), foi selecionado e convidado para o processo seletivo da empresa dos sonhos. Sabe como proceder a partir de agora? Confira boas dicas para enfrentar todas essas fases com suavidade, ao longo desta matéria.

Aquele nervosismo na hora de fazer uma entrevista de emprego é completamente normal, afinal, esse pode ser um momento muito decisivo para a sua carreira e sua vida financeira. Ainda mais em uma situação onde em tão pouco tempo você precisa demonstrar a sua experiência profissional e ainda passar segurança para o recrutador. 

Infelizmente, muitas pessoas podem até ter um CV invejável, mas por causa do tormento acabam se boicotando. Seja paralisando, falando demais ou esquecendo pontos importantes a serem frisados. De fato, tudo isso pode fazer o selecionador ter uma percepção errônea sobre você.

Isso porque, quando estamos com a nossa mente inquieta, nosso corpo também reflete isso, e, sem percebermos, podemos transparecer sinais involuntários. Por esse motivo, reunimos os melhores especialistas para tranquilizá-lo no momento de passar por essa situação.

Afinal, o que é a ansiedade?

É um sentimento capaz de causar preocupação excessiva, medo, tensão e sofrimento antecipado. Experimentá-lo de vez em quando, especialmente diante de situações fora da zona de conforto, é normal.

Para a psiquiatria evolutiva, as suas raízes estariam nas reações de defesa dos animais em face dos estímulos de perigo ou ameaça à sobrevivência, ao bem-estar ou à integridade física das diferentes espécies. É considerada patológica quando se torna recorrente e afeta praticamente todas as áreas da vida.

Quando se encontra nesse estágio, interfere na rotina, trabalho, estudo, relacionamentos, convívio familiar e desenvolvimento pessoal. Ou seja, a pessoa ansiosa não consegue escapar desse sentimento desagradável.

Para Ariane de Brito, Doutora em Psicologia e professora do curso Psicologia da Universidade Tirandes (Unit Sergipe), é uma manifestação emocional natural, sendo assim, todos nós sentimos ansiedade em algum grau. Nas palavras dela: “é fundamental, pois nos prepara melhor para os desafios futuros. Se refere àquele sentimento de preocupação e antecipação de coisas ainda não ocorridas”., é uma manifestação emocional natural, sendo assim, todos nós sentimos ansiedade em algum grau. Nas palavras dela: “é fundamental, pois nos prepara melhor para os desafios futuros. Se refere àquele sentimento de preocupação e antecipação de coisas ainda não ocorridas”. 

O Brasil é o país com o maior índice de pessoas ansiosas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 9,3% da população vive com o transtorno. Esse número pode parecer pequeno, mas corresponde a 18,6 milhões de brasileiros.

Dentre as situações mais comuns para desencadeá-la, algumas das apontadas por quem sofre de um grau natural dessa condição psíquica são: medo de avião, provas e resultados de exames, apresentações em público, términos de relacionamento e até mesmo processos seletivos. Além dos fatores emocionais, pode desencadear alguns comportamentos e sensações desconfortáveis, como:

  • Roer unhas;
  • Palpitações e coração acelerado;
  • Sudorese;
  • Inquietação;
  • Boca seca;
  • Dor de barriga ou vontade de ir ao banheiro com frequência;
  • Tremores;
  • Insônia;
  • Falta de ar;
  • Bruxismo;
  • Ondas de calor ou de frio.

Quais as melhores formas de controlá-la?

Uma pesquisa recente do Nube perguntou: “o que você faz para controlar a sua ansiedade antes de um processo seletivo?”. Como resposta, 40% dos candidatos estudam bastante sobre a corporação pretendida. Já 30% optam por relaxar e meditar. Por fim, 9% procuram notícias e vídeos com dicas.

De fato, todas as opções listadas são ótimas formas de contornar esse desconforto. Segundo Gabriel Simonetti, Tech Lead na BX Blue: vários fatores ajudam a contê-la, um deles é estar capacitado. Em suas palavras: “quando falamos de preparação, não é somente estudar como se faz uma entrevista, mas ter um currículo estruturado, pautado na verdade, pois se o mesmo for formulado em mentiras, quando chegar a ‘hora H’, com certeza a agitação vai tomar conta”. 

Todo selecionador está ciente do estresse causado em um candidato. Por essa razão, dificilmente ele vai desconsiderar a sua aptidão caso você demonstre sintomas leves. No entanto, se você tem receio de comportamentos capazes de prejudicar a sua performance e interferir no seu bem-estar, existem algumas maneiras de evitar isso.

A seguir, listaremos alguns conselhos junto a Patricia Ansarah, master trainer e fundadora do IISP (Instituto Internacional em Segurança Psicológica), separadas para quem quer se preparar melhor antes desse momento tão decisivo: 

 

  • Preparação é a chave!

 

Para Patricia: “estude a empresa, sua posição, cheque o local com antecedência, vá até lá um dia antes se for necessário e se prepare para dizer suas motivações e como pode contribuir para a grade de funcionários”. Assim, aumentará sua confiança ao transmitir informações. 

Para tal, acesse o site da instituição e veja se existe a aba “Quem somos”. Essa  seção entrega muitas informações importantes sobre a história do negócio. Caso surja a deixa, é válido comentar algo interessante sobre a instituição. Isso mostra proatividade e interesse pela vaga candidatada.

 

 

O contratante percebe os sinais de apreensão neste momento quando o candidato começa a gaguejar, apresenta tremedeiras ou o famoso “branco”, os lapsos de memória. Portanto, evitar esses comportamentos é um ótimo primeiro passo de atenção.

Outras sugestões fundamentais são: estar sempre com a postura ereta, gesticular sem exageros, preservar uma feição neutra, manter contato visual. Isso porque todas essas atitudes demonstram muita confiança e transmitem uma mensagem positiva.

 

  • Pense positivo!

 

Até o momento de receber um retorno, você não terá nenhuma resposta se obteve aprovação para a próxima fase da seleção. Sendo assim, não vale a pena sofrer com antecedência.

Logo, pratique pensar em afirmações para elevar o seu ânimo e mostrar o seu valor como profissional. Por exemplo, vale a pena se convencer de: caso não passe por essa, é possível encontrar um emprego futuramente, pois você deu o seu melhor. Um exercício interessante é se olhar no espelho e afirmar as suas qualificações, para se sentir mais confiante.

 

  • Cuide-se na véspera

 

Os momentos pré-entrevista também precisam ser levados em consideração, pois influenciarão diretamente na forma como você agirá. Desse modo, procure se alimentar e dormir bem no dia anterior e evitar bebidas potencializadores da inquietude, como a cafeína.

Uma boa ajuda é fazer atividades prazerosas para você. Veja um filme ou série, converse com amigos ou faça qualquer outra coisa para promover o seu bem-estar. É imprescindível também organizar o seu dia para apresentar-se ao local com antecedência. Se você chegar com atraso, passará uma péssima primeira impressão, assim como se aparecer no lugar em cima da hora, não conseguirá se preparar adequadamente.

Conte com o Nube para crescer profissionalmente com tranquilidade!

Viu como as dicas foram valiosas e podem te ajudar a mandar bem em qualquer seleção? Coloque-as em prática e conquiste o mundo! Se chegou até aqui, parabéns! Continue alimentando a fome de aprender consumindo os conteúdos da TV Nube todas as segundas e quintas-feiras.

Acompanhe também as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atento às novidades também é um ótimo meio para garantir a confiança. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada!

Está procurando por vagas? Veio ao lugar certo! Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Compartilhe

Enquete