Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Principalmente no início profissional, pensar como e onde estará daqui alguns anos não é uma má ideia. Aproveitar o começo para se preparar aos novos dias organiza seus objetivos e ajuda a elucidar dúvidas. Para tanto, é preciso praticar certas ações, visando assim a evolução pessoal e o cumprimento de metas. Dessa forma, alcançá-los torna-se algo mais viável. Com esse objetivo, o especialista em recrutamento e head de operações da Empodera, André Alves, lista quais pontos são essenciais. Leia a seguir quais são essas atitudes.

Abrace o novo

 O início de uma jornada sempre é recheada por diversas novidades. Obstáculos e possibilidades inusitados aparecem sem dar avisos prévios. Somado a falta de experiência, esses acontecimentos repercutem, no sujeito, de forma confusa. Por conta disso, o receio toma a mente e atrapalha o desenvolvimento pessoal. Com a intenção de contornar isso, Alves sugere a fruição máxima dessas ocorrências.

 “Durante esse período, aproveite as oportunidades de aprendizado e conhecimento”, aconselha o expert. Ou seja, extraia toda a lição deixada pelas dificuldades, pois a partir delas ocorre o avanço profissional. Além disso, não deixe passar as portas abertas durante o percurso. Essas chances podem ser únicas e benéficas para enriquecer sua bagagem. Mesmo assim, pense com cautela quais peças estão em jogo, para não deixar atrás boas colocações.

Demonstre interesse

 O estágio é repleto de momentos de estudo e vivências no mundo corporativo. Em razão dessas qualidades ele é ideal para dar o primeiro passo na área pretendida. Muitos saberes, tanto técnicos quanto sociais, são adquiridos além da sala de aula. Praticar e, ao mesmo tempo, ganhar conhecimento são vantagens valiosas. Por isso, Alves destaca a importância de "demonstrar seu interesse" pela vaga conquistada. 

 Uma das formas está na criatividade dentro do espaço laboral. Propor outras formas de atingir os resultados esperados ou até mesmo trazer o inédito para agregar são ações de prestígio. Elas mostram ao redor seu nível de entrosamento com a equipe e, principalmente, o seu apreço pela vaga. Ademais, essa prática também está vinculada a seu bem-estar. Manter-se motivado acaba influenciando positivamente no seu emocional. Para mais, veja a matéria do Minuto Carreira "Como aumentar a criatividade e felicidade no trabalho?"

 Outra via para evidenciar seu entusiasmo é na proatividade. Não fique na morosidade ao esperar seu supervisor delegar as tarefas. Mantenha sempre a comunicação com seus superiores e se disponha a ajudar. Dessa forma, é possível adquirir mais know-how e sua notoriedade cresce dentro do meio. Do contrário, sua reputação não será das melhores e as chances de uma efetivação tornam-se mais difíceis.

Assuma responsabilidades

 No começo, é comum receber atividades do seu coordenador, até mesmo para entender como funciona a dinâmica. Ao passo do progresso, chegará a hora de responder diretamente por essas atribuições. Para estar pronto, Alves sugere "não se omitir" para, desde já, "assumir responsabilidades". Assim, estar encarregado de resolver e entregar demandas são preparos para o amanhã de contratado.

 Ao tomar frente, alguns aspectos são dignos de maior atenção. A maior razão está no fato de você, além de executar os projetos, ser o responsável por todo o desenvolvimento. Portanto atenta-se a quaisquer barreiras na viabilidade. Caso note alguma inconsistência, seja na data de entrega, falta de recursos ou outros motivos, comunique aos autores da solicitação. Tente negociar novas datas, sinalize com antecedência os materiais precisos ou busque outras alternativas para contornar o problema. Nesses casos, ser resiliente é essencial.

Procure por quais nichos seguir

 No decorrer do ato escolar educativo supervisionado, como já dito anteriormente, é repleto de experiências. Para agregar mais na sua formação, procure explorar diferentes especializações. Nesse sentido, você percebe em quais campos existe uma maior afinidade e onde você se enxergaria no futuro. Essa prática ajuda a traçar planos e pode trazer mais solidez para a sua evolução. 

 Reforçando a tese, segundo o especialista da Empodera, o novato deve "conhecer mais as possibilidades da área". Seja conversando com os colegas ou trabalhando com outros setores em algo em comum, essas são algumas formas de entrar em contato com as outras variáveis da sua área de atuação. Também, algumas empresas possuem um plano de carreira, visando assim o seu crescimento dentro da corporação.

Trace planos 

 Buscando alcançar seus objetivos, sejam eles uma casa própria, uma promoção ou um cargo específico, procure planejá-los. Definir qual será a prioridade acaba, por consequência, direcionando para onde vai primeiramente o esforço, força de vontade e foco. Com o fim de organizar, divida seus alvos em curto, médio e longo prazo. Por exemplo, a residência no seu nome é algo difícil de conquistar no início, então ela possui um tempo máximo de realização grande. 

Faça conexões

 O contato com outras pessoas do ramo é valioso. Por isso, o networking, palavra do Inglês para rede de contatos, visa conhecer os outros profissionais. Dessa forma, ocorre o compartilhamento de oportunidades e experiências entre os conhecidos. Esses vínculos são poderosos, pois podem levar a você vagas de emprego desejadas, parceiros e, eventualmente, clientes.

 Para estabelecer essas conexões, divulgue projetos seus, use as redes sociais para entrar em contato com colegas e siga conteúdo e novidades do seu segmento. Dessa forma, pode-se virar uma referência para determinados serviços, crescendo assim na sua jornada. Complementando, a matéria "use o networking a favor de sua carreira" detalha melhor como realizar essa prática tão comentada.

Como estar preparado para o amanhã sendo estagiário?

 Para estar pronto lá na frente, portanto, é preciso tirar grande proveito da sua posição. Aprenda bastante com os problemas e chances, mostrando sempre seu entusiasmo, ao longo do período. Não esqueça de tomar frente e traçar metas para alcançar seu crescimento. Por fim, as conexões vinda das áreas de maior interesse são excelentes formas de ganhar prestígio.

 Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta acessar nosso painel pela web ou baixar o nosso aplicativo para Android e iOS.

 Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, nos siga no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

 Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe