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Estar a frente de uma equipe é uma grande responsabilidade. Antes de ordenar ou assinar papéis, um dirigente deve cultivar um ambiente fértil, em sintonia com os demais. Portanto, como fazer isso corretamente? Confira agora, ao longo desta matéria.

Transformar-se em gestor significa, além de tudo, o acúmulo de novas funções. Dentre elas, a proatividade em resolver incidentes e performance deverão somar-se a novas incumbências. A principal delas é a gestão de pessoas. Ou então, o compromisso em cuidar dos colaboradores e garantir o seu desenvolvimento.

A partir deste momento, não é mais sobre você e suas conquistas, mas sim sobre como trazer todos juntos em direção aos seus objetivos. Além de resolver pendências, deverá também cuidar de indivíduos e suas particularidades, para motivá-los a formar um time colaborativo. 

Liderar, mesmo à distância, é sobre saber ouvir e, ao mesmo tempo, ter a habilidade de ser o grande facilitador para ajudar a encontrar soluções criativas na resolução de problemas. Por esse motivo, reunimos algumas sugestões para facilitar essa tarefa. 

Infográfico com atitudes louvaveis

Antes de tudo, um exercício de empatia

Antes mesmo de ser uma soft skill em evidência dentro da esfera dos recursos humanos, a compreensão é uma característica muito comum entre indivíduos destacados por sua humanidade. Assim, quando exercida por pessoas em cargos guias, resulta no afastamento da imagem do chefe clássico, aproximando-o dos demais empregados.

Definida como a capacidade de compreender emocionalmente outra pessoa, já é considerada uma das dez tendências corporativas mais importantes para os próximos anos, de acordo um relatório da Page Executive. Não à toa, uma pesquisa de 2021 da Empathy Monitor mostrou seu impacto direto na produtividade, lealdade e engajamento da staff. Segundo a fonte, 77% dos profissionais estão dispostos a trabalhar mais tempo quando se sentem em um ambiente empático. 

Deve-se então, criar lacunas para desenvolvimento e valorização de cada integrante dos diferentes setores. Oferecendo, de alguma forma, possibilidades de aprendizado. Sem descartar, obviamente, a distribuição de tarefas e a cobrança de rendimentos. 

O representante empático vê a entrega de resultados como uma consequência do processo. Para saber como atingir o melhor de cada um, precisa conhecer os seus pontos fracos e fortes. Desta forma, ele enxerga as necessidades de desempenho e presume as orientações a serem concedidas para resultar em um objetivo comum. 

Nesse momento, a empatia e a liderança trabalham em conjunto. Um coordenador só conhecerá as potencialidades de cada elemento do seu time se ouvi-los e alimentar uma relação de firmeza com eles. Agindo assim, será capaz também de identificar os pontos a melhorar e criar um laço de confiança.

Esse convívio possibilitará uma abertura confortável para falar sobre suas inseguranças, tirar dúvidas e pedir orientações. Portanto, agir assim, é fundamental para gerar motivação e credibilidade. Para tanto, há outras atitudes louváveis, como:

Fomentar boas energias em suas posses, propostas e realizações. De tal forma, servir como um exemplo para seus companheiros.

  • Cordialidade

A perícia em propor soluções com sensibilidade diante das circunstâncias adversas de terceiros. Um relacionamento cordial ajuda a manter uma boa relação de trabalho e, portanto, de grupo. 

  • Serenidade 

Aptidão em manter a calma em ocorrências complicadas, emotivas ou estressantes. Para cumprir seus deveres com eficácia, deve-se, primeiramente, tornar-se um exemplo. Portanto, sem se deixar levar por impulsos.

  • Habilitação em estabelecer limites

Mesmo considerando as situações distintas vividas por cada membro, deve saber como se impor e manter a distância quando necessário. Caso contrário, sua figura de responsabilidade será comprometida.

Celebrar as vitórias individuais dos integrantes como se fossem suas. Uma boa forma de exercitar a gratidão com os funcionários.

Na voz do especialista

Parafraseando Dominic Souza, escritor e diretor na Gartner, “se você quer ser um bom gestor, nunca é sobre você, e sim sobre o outro”. Na opinião do executivo, há um ponto de precaução evidente caso um dirigente se encontre, por vezes, falando de seus feitos demasiadamente.

Afinal, originalmente, o seu enfoque de atuação deve ser orientar. Uma dica do especialista é: “experimente observar a sua audição e concentração enquanto conversa com o seu liderado. Você o escuta efetivamente? Suas respostas tem a ver com ele ou consigo mesmo?”. Isso porque, ouvir ativamente é a maneira mais democrática e menos autoritária de exercer a direção, pois incentiva o diálogo. 

Da mesma forma, se você fala demais sobre o produto e pouco com o cliente, tome cuidado. Dedique-se sempre em direcionar a conversa para alguma coisa correlata a ele. Estreitar uma relação de familiaridade pode ser também o melhor artifício para fidelizar um comprador.

Sobretudo após longos períodos de isolamento social, a habilidade de escutar empaticamente, melhora os relacionamentos e conduz a uma maior produtividade. A gentileza gera reciprocidade, já dizia o ditado. Não é necessário elevar o tom de voz ou chamar a atenção de um contratado na frente dos outros, para mostrar quem está no poder.

Pelo contrário, deve-se buscar com paciência entender primeiro a situação, avaliar as causas e danos, para só depois tomar providências e devolver feedbacks. É possível lidar com o problema de uma forma respeitosa, mesmo sendo um ato com consequência para um ou mais funcionários.

Por fim, não existe boa condução sem a diversidade e o mercado fomenta cada vez mais iniciativas acolhedoras da pluralidade de grupos e ideias. Para alcançar alto desempenho, as organizações precisam contar com equipes capazes de olhar e interpretar a realidade de forma distinta.

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