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Cada vez mais, percebemos como diplomas e formações acadêmicas não são suficientes para garantir uma posição de destaque. Para tanto, criar uma rede de contatos é essencial na missão de alcançar novas possibilidades. Todavia, você sabe como fazer a sua? Saiba mais informações a respeito ao longo desta matéria.

Com o crescimento do mundo dos negócios e a competitividade, possuir um bom currículo e conhecimento avançado são o mínimo necessário para conseguir uma colocação. Entretanto, mesmo com a chegada da modernização para facilitar as tarefas, as relações ainda são entre indivíduos e a tecnologia é apenas um meio.

Dessa forma, um leque de novas chances se abrem e cada sujeito alimenta suas próprias projeções para o futuro. Assim, destacam-se aqueles cuja ambição é crescer e também contribuir para a evolução de terceiros, atuando coletivamente.

Estamos todos conectados!

Inclusive, existe uma teoria de 1967, do psicólogo Stanley Milgram, chamada “The small world problem” (ou “O problema do mundo pequeno”, em tradução livre) com uma abordagem curiosa do tema. Nela, o especialista defende a hipótese de serem necessários, no máximo, seis laços de amizade para duas pessoas quaisquer no mundo se encontrarem. 

Ou seja, neste momento, você pode estar a apenas seis “apertos de mão” de distância de encontrar alguém como o Marcelo Tas, por exemplo, assim como qualquer outra figura pública ou liderança global. Parece loucura, não é? Por esse motivo, a seguir, elucidaremos demais dúvidas a respeito dessa prática tão proveitosa.

Afinal, o que é Networking?

O termo, de origem inglesa, nasceu da junção de duas palavras: “net”, rede e “work”, trabalho, com o acréscimo do sufixo -ing, para o presente contínuo. Na tradução para o português, é uma forma de conexão com indivíduos dispostos a ajudá-lo a conquistar suas metas.

Para Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios, ela te permite transitar em diferentes ambientes, mercados e oportunidades. Em suas palavras, “quanto mais robusta e de qualidade, maior a probabilidade de você ter sucesso, basicamente”.

Por meio dessa troca, se promove o fortalecimento das relações, a formação de confiança e a ajuda colaborativa entre profissionais com interesses em comum. Ao fazer isso, você semeia a assistência recíproca, e, quando você precisar de ajuda, terá com quem contar.

Quando começar a fazê-lo?

Segundo uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% dos processos seletivos são preenchidos por meio de indicações. Por isso, é significativo pensar nessas ligações mesmo antes do estágio!

Por esse motivo, é relevante criar vínculos corporativos desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer personalidades agregadoras, assim como eventos sociais, esportivos e culturais.

A troca de informações sobre os desafios, experiências e objetivos é um dos maiores benefícios. Isso se deve ao fato de permitir-lhe ganhar novos conhecimentos baseados na experiência de terceiros. 

A autopromoção e demais benefícios dessa prática

Oséias Gomes, empresário e autor dos best-sellers “Gestão Fácil” e “Negócio Escalável”, defende haver uma relação muito próxima entre networking e vendas. Para ele, comercializar itens ou serviços não é uma profissão, mas algo humano e faz parte de todos nós.

Seguindo a sua linha de raciocínio, “se vender”, ou despertar a curiosidade dos demais em serem próximos à você é a base para alimentá-lo eficientemente. Ele diz “apesar de não haver uma moeda ou ‘business’ especificamente envolvido, se você vai viver alguns anos com aquele time é imprescindível construir uma boa convivência”.

De toda forma, uma sólida cadeia de relacionamentos ajuda em múltiplos aspectos:

Para sua carreira

  • Viabilização de crescimento;
  • Maior acesso a vagas;
  • Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse;
  • Expansão dos conhecimentos e aprimoramento ;
  • Suporte para esclarecer dúvidas;
  • Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras;
  • Visibilidade junto a lideranças atuantes em recrutamento;
  • Facilita a construção de uma boa reputação no mercado.

 

Para os seus negócios

  • Eleva a visibilidade de empresas e marcas;
  • Dá acesso a perspectivas de empreendimentos, parcerias e clientes;
  • Simplifica o recrutamento alinhado à missão e valores da empresa;
  • Aproxima o investidor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do estabelecimento;
  • Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento;
  • Mantém o administrador bem informado sobre seu mercado de atuação.

Ok, mas como expandir a minha rede?

De acordo com a professora, gestora de carreira e neurocientista Andrea Deis, existem algumas dicas para ajudar no momento de expandi-la. Consoante a ela, é significativo começar a gerar elos inteligentes pelas redes sociais, como o Linkedin, por exemplo.

Afinal, é largamente utilizada por profissionais, desde estagiários até mesmo gestores de grandes empresas; e, assim como em outros apps, o contato virtual descomplica bastante a aproximação, tanto para quem mora em outros estados como para os mais tímidos.

Para ela, tudo começa por sonhos, como por exemplo: “se você deseja trabalhar em uma determinada empresa, é prudente buscar e solicitar a conexão para alguns funcionários”. Caso funcione, agradeça-os e se coloque à disposição. 

Cultivando contatos genuínos, seu meio de comunicação pode ser ampliado, inclusive de forma espontânea, conforme você e seus trabalhos causarem boas impressões. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar laços sólidos.

Inclusive, durante a Feira de Estágios Nube 2022, apresentamos um workshop com o tema “Como criar um perfil campeão no LinkedIn”, ministrado por Maryssol Martins, Talent Acquisition Partner do LinkedIn e Vania Cagnassi, Líder de Operações de RH no LinkedIn. Não perca tempo e confira! 

Outro ponto considerável para aumentar o seu networking é estar bem informado em relação ao mundo e a sua área de atuação, assim será possível ter conversas construtivas e interessantes. Ou seja, além de criar o vínculo, também é importante mantê-lo. Esteja sempre disposto e atento para melhorar os seus. 

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