Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Mesmo após as incontáveis mudanças dos últimos anos, você conseguiu se manter empregado e atingir índices positivos em seu desenvolvimento? Se acredita ter chegado o momento para pedir um acréscimo de remuneração, confira ao longo desta matéria algumas dicas valiosas para tal.

Depois de um período de evolução e bons frutos, é natural chegar em um ponto específico onde seus saberes, experiência e atuação se expandem. Da mesma maneira, também é normal sentir dificuldade ao abordar esse assunto, pois o tema pode ser um pouco delicado ao ser requerido sem preparo.

Dessa forma, é ponderoso elaborar uma abordagem adequada, estabelecer uma relação de confiança, e, antes de qualquer outra coisa, se planejar. Afinal, a devolutiva do seu chefe tem a possibilidade de não ser positiva. 

Afim de ajudá-lo a alcançar esse objetivo com mais facilidade, é necessário uma preparação para demandar o reacerto de salário. Por isso, elucidaremos um pouco mais do processo a seguir:

Qual o momento certo para pedir aumento de salário?

Antes de mais nada, é necessário uma autoavaliação e consciência sobre a ocasião atual. Muitas vezes, o funcionário progrediu e de fato merece uma bonificação. Nesse cenário, existem três situações comuns as quais um colaborador deve observar ao pedí-lo.

  • Identificar se o salário está abaixo do regulamentado por lei.

Nesse quadro, mais simples, basta pesquisar o piso salarial da função. Caso esteja abaixo, é só comunicar a sua gestão de imediato e demandar a verificação junto ao departamento de recursos humanos. 

  • Quando há o merecimento de aumento por desempenho.

Já essa conjuntura normalmente demonstra um excelente período para o contratado, trazendo muitas soluções positivas para a organização. Para isso, deve-se levantar dados sobre o seu desempenho diante das responsabilidades atribuídas e repassá-las detalhadamente para fortalecer a sua argumentação.

  • Quando há uma proposta de outra empresa.

Jogar limpo com seu gestor sobre a oferta recebida é a maior premissa para essa situação. É preciso deixar claro os detalhes da oportunidade,  sobretudo o fato de não desejar sair do emprego atual. Não vale a pena mentir sobre uma proposta inexistente e arriscar perder sua vaga atual.

No geral, a conversa deve acontecer com base nessas informações: sobre a sua valia para a instituição, o tempo trabalhado e os números produzidos. Além disso, é importante demonstrar o seu mérito, expondo o seu diferencial e os seus proveitos.

Quais outros sinais devem ser observados?

Para fundamentar a sua solicitação, algumas questões dessa circunstância devem ser pensadas. Por exemplo, se você quantificar seus êxitos na área ou as sugestões de melhoria trazidas para o setor, o processo fica mais fácil.

Para Dominic Souza, Executivo comercial, escritor e diretor na Gartner, é respeitável identificar e quantificar os resultados dos seus empenhos dentro da companhia. Nas palavras dele, “se você não sabe qual dor está resolvendo, ou o valor agregado pelas suas incumbências, dificilmente conseguirá pleitear um ajuste”. 

Isso porque, para o especialista, ter ciência do impacto das suas atitudes, sobretudo no financeiro, é um argumento com grande capacidade de amplitude. Tal como, dizer “participei de um projeto responsável por melhorar as vendas em 30%” tem um grande calibre na hora de ponderar a sua requisição. 

Outro sinal de uma boa hora para investir um pouco mais em você está relacionado a sua formação. Indivíduos interessados em seu crescimento, cujos objetivos envolvem voltar aos estudos ou investir em uma pós-graduação, têm muito a oferecer ao empregador. 

Quando esses cursos e treinamentos escolhidos têm potencial para elevar as entregas e proporcionar um diferencial para o negócio, é um argumento a mais para defender o seu pedido. Registre os projetos impactados pelas novas erudições adquiridas e redija relatórios com os montantes investidos para dar força a sua argumentação.

De acordo com sua vivência e intimidade com o seu superior, recomenda-se escolher um bom dia e local para conversar com ele e apresentar suas ideias. Use sua lista de progressões e aponte em quais pontos você está rendendo mais. O líder, certamente, vai olhar com mais zelo.

Atente-se ao cenário do mercado de trabalho

É imprescindível olhar em volta e prestar atenção na circunstância do negócio. Requisitar um aumento quando a empresa passa por dificuldades monetárias, ou o mercado está em crise, pode ter o efeito contrário do desejado. Isso pode demonstrar uma falta de preocupação ou desinformação em relação ao contexto.

Antes de dialogar com seu patrão, faça a lição de casa para verificar quanto se paga a profissionais similares a você.  Essa pesquisa te dará um panorama do quanto percentualmente deve sugerir levando em conta o seu cargo, formação, nível de know-how e conquistas.

Por esse motivo, é relevante pensar em você, mas também no empregador. Talvez, ganhar mais não seja possível agora, no entanto, outros benefícios, como workshops, cursos de capacitação e home office sejam disponibilizados.

Evite usar motivos pessoais

Procure não usar essas razões nesta reunião, mesmo se verdadeiramente existirem. Principalmente porque evidenciar dívidas, problemas financeiros, familiares, entre outros, no seu pedido, podem matar a sua credibilidade, indo na contramão do seu reconhecimento.

O ideal é sempre deixar claro o merecimento por motivos ocupacionais, trazendo recompensas à sua carreira e demonstrando suas capacitações para tal. De toda forma, se a resposta for negativa, não desanime. Esteja preparado para o feedback e foque nos seus pontos de melhoria. Isso certamente proporcionará crescimento.

Não para por aí!

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos. Em suma, estar atento às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seus saberes acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe