Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nos últimos anos, inúmeros aspectos das nossas vidas foram repaginados e novas metas foram traçadas. Nesse novo contexto, conquistar uma harmonia entre as responsabilidades e os lazeres é um sonho para muita gente. Afinal, você sabe como fazer isso? Confira algumas dicas para tal ao longo desta matéria.

Somos levados, por vezes, a pensar no dinheiro como capaz de resolver todos os nossos problemas. Assim, muitos se sujeitam a jornadas muito extensas na tentativa de aumentar suas chances de sucesso, impondo sacrifícios à família, relacionamentos, à saúde e ao próprio futuro.

Ao mesmo tempo, dar atenção demais apenas para as questões particulares pode interferir no pagamento das contas no final do mês. Se para a física, a ruptura do equilíbrio resulta em queda, na vida individual e profissional a ausência dessa estabilidade pode gerar vários malefícios, entre eles o Burnout.

De fato, muitas particularidades da nossa realidade foram transmutadas pela tecnologia. Sem perceber, os aparelhos telefônicos, antes exclusivos para comunicação, hoje são também fonte de renda. Para quem depende da ferramenta para laborar, por exemplo, o uso disciplinado é definitivo para o rendimento.

Conforme a pesquisa The State of Work Life Balance in 2019, realizada pela RescueTime, o tempo gasto com redes sociais, sites de notícias e entretenimento online toma cerca de 21% do expediente, enquanto a checagem de e-mails e notificações são feitas a cada 6 minutos. De acordo com o levantamento, apenas 2 horas e 48 minutos diários são focados em ofícios produtivos, sendo o restante do tempo ocupado com comunicação, planejamento, aprendizagem, etc.

Na voz da especialista

Para Patricia Ansarah, fundadora do IISP - Instituto Internacional em Segurança Psicológica: “uma pessoa capaz de encontrar controle nessas diferentes áreas da vida tem clareza de seus objetivos e sabe fazer escolhas para ajudá-la a colocar em prática”. A especialista indica esse essa atitude para promover qualidade de vida e economia de tempo procurando estratégias ou caminhos viáveis para ter uma boa rotina.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, 20% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com a moderação entre a vida e o trabalho. Outros 26% têm pouca disposição e energia para desempenhar as obrigações diárias.

A falta de tempo é o principal argumento utilizado para fundamentar o ato de se levar encargos para casa ou realizar expedientes extraordinários para dar conta de incumbencias. Essas atitudes invadem a privacidade do colaborador e trazem resultados negativos para ambas as partes.

Por sua vez, a origem pode não estar na empresa ou nos horários, mas na forma como o se conduz a vida. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar uma situação de desequilíbrio.

Foco no presente! 

A psicóloga e CEO do IMND, Christiane do Valle recomenda saber o tempo de cada compromisso e estabelecer limites entre eles. Ela diz: “na prática, o importante é manter-se focado no agora, sem deixar outras preocupações interferirem em seu desempenho”. Tanto em seu emprego quanto em um momento de lazer, fazer isso com empenho nos permite usufruir realmente de cada um.

Apesar das recordações e dos sonhos serem marcantes, o presente é o único tempo sob o nosso poder de atuação. O passado não pode ser alterado e o futuro ainda não aconteceu. Por isso, é imprescindível se livrar de mágoas anteriores e celebrar cada pequena conquista nova.

Organização é tudo

Delegar tarefas pode ser um primeiro passo para se alcançar uma boa gestão do tempo e um melhor aproveitamento. Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeje sua rotina diariamente e faça bom uso do seu smartphone para manter esse controle.

Ao planejá-la, organize os horários de modo a priorizar atividades com hora já definida, como reuniões, por exemplo. Assim, você consegue cumprir com sua agenda e desfrutar o tempo antes e depois, sem perder os compromissos.

Tirar o máximo de proveito de seu fim de semana também pode ser complicado se você não tem planos. É importante descansar bastante, mas este é o seu tempo para se envolver em suas paixões fora do escritório. Tente planejar coisas para fazer, como ler livros, jogar videogame, praticar algum esporte, fazer artesanato, dançar ou conhecer algum lugar novo.

Dedique tempo ao seu círculo particular, interaja com os amigos, colegas, vizinhos e familiares. Os relacionamentos saudáveis são a base da autoestima elevada, da felicidade e da autorrealização. Não deixe também de atribuir funções a eles quando precisar. Compartilhe e divida afazeres pois são todos tão produtivos e competentes quanto você.

Uma coisa é certa, nada funciona sem a saúde em dia. Portanto, alimente-se bem, adote um exercício físico e tenha o repouso necessário para a restauração diária. Investir na saúde é garantir condições para estar bem consigo e esse cuidado não pode ser desconsiderado.

Os benefícios do equilíbrio

Luciana Ferransi, Gerente comercial da Bematize evidencia os proveitos dessas práticas, segundo a especialista: “colaboradores com essa capacidade são muito mais felizes e isso é um fato. Além de mais motivados e criativos, buscam mais propósito no seu trabalho.” Por esse motivo, há hoje uma maior preocupação com esses fatores, como a motivação e saúde mental por parte das empresas.

Então, o ideal é aproveitar todas essas oportunidades quando oferecidas, como palestras, meditações e o exercício do autoconhecimento. Procure realizar ações no cotidiano para manter a constância e certamente se tornará mais produtivo, saudável e feliz.

Não para por aí

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos sobre carreira. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seus saberes acompanhando a TV Nube para não deixar nenhum conteúdo passar batido.

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada!

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Compartilhe

Enquete