Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Durante a infância conhecemos várias profissões, seja pelos nossos familiares, desenhos animados, filmes ou amigos. Frequentemente brincávamos de ser por um dia médico, bombeiro, professor e entre vários outros cargos. Passada essa fase, o jovem adulto começa a ter uma visão além do lúdico sobre o ofício. Juntamente, chega a hora de escolher qual carreira realmente vai seguir. Essa responsabilidade deve ser realizada com cautela, por influenciar a formação e estilo de vida. Nesse sentido, leia abaixo como decidir conscientemente essa etapa.

O que devo levar em consideração?

Ao realizar essa definição, diversos pontos devem ser levados em consideração. De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo Brasieliro de Estágios (Nube), para 36% dos entrevistados, a remuneração e possibilidades de crescimento foram os fatores fundamentais para fixar uma determinada ocupação. Relevante também, 24% afirma ter baseado seu rumo com a orientação de especialistas, levando em conta as características pessoais. Esses resultados evidenciam o dilema mais comum encontrado nesse tipo de situação: optar pelo dinheiro ou pela afinidade.

Para ajudar nessa resolução, o escritor e professor em administração Uranio Bonoldi traz uma reflexão. “Imagine quando um piloto de avião escolhe a profissão em razão do alto salário, mas não gosta de estar longe da família. Qual tipo de funcionário ele seria?”, indaga o especialista. Segundo o autor, seguir por posições contrárias aos seus valores é um dos grandes deslizes tomados por alguém.  Por isso, ele defende começar com um olhar para sua pessoa.

  • Se conheça

Ter conhecimento de seus princípios é o primeiro passo a ser tomado. Dessa forma, uma das maneiras de compreendê-los é por meio do autoconhecimento. Essa prática visa o maior entendimento de si, ao visualizar seus gostos, tolerâncias e vocações. Assim, é possível assimilar suas particularidades com as características de determinado ofício. 

Por conta do processo trabalhar com, principalmente, seu ponto de vista mental, ele requer disposição e calma. A melhor via para dar andamento nisso é com especialistas dessa modalidade, como psicólogos e mentores. A terapia, por exemplo, ajuda o indivíduo a interpretar os acontecimentos da vida e sua reação a eles, por meio da reflexão. Já por meio do coaching, há a elaboração de metas e expectativas de vida, trilhando caminhos para alcançá-los. 

Portanto, levando em consideração o exposto, seu veredito deve corresponder a algo com seus interesses e aptidões. Abraçar uma via por razão somente da remuneração pode trazer insatisfação laboral, pois a realidade dessa ocupação tem chance de superar a folha de pagamento. Para saber mais sobre, veja a matéria Qual a Importância do Autoconhecimento na Carreira

  • Trabalhando para alguém

Além de ter a visão de si, para tomar uma profissão é necessário ter em mente a quem você estará servindo. Esse lembrete feito por Bonoldi ressalta - e até recorda para alguns - o fato da sua posição indicar a quais pessoas você estará trabalhando. A principal justificativa para essa análise vem das diferentes funções possuírem também variado público.

Outro exemplo pode ser aplicado a esse pensamento: alguém apaixonado por ensinar e prefere não lidar com crianças diverge de um ambiente escolar do ensino infantil. Apesar de ter se formado em algo envolvente, certos nichos de uma área não condizem com suas preferências. Logo, é preciso se ater também a quem estará atendendo. Ao buscar um lugar onde se sinta confortável, feliz e motivado, ter prazer no seu dia a dia ficará mais viável. 

  • Não existe certo ou errado

Apesar dos planejamentos e visões para o amanhã, não é possível prevê-lo. Em razão disso, a opção de uma carreira, provavelmente, não será perpétua. Quem se encontra nessa situação, deve saber do grau de importância dessa fase e, juntamente, da oportunidade de trocar ou conhecer um novo campo de atuação. Essa decisão não deve imitar sua vida e, por isso, deve-se estar aberto a outras experiências. 

Evidenciando a realidade, segundo pesquisa realizada pela RH EDC Group, 53% dos participantes buscam mudar da atual área para uma outra. A pandemia, concomitantemente, tem sua parcela nesses dados: 91 dizem ter mudado seus objetivos e razões de vida durante o isolamento. Ter o desejo de alterar sua ocupação é natural. Ressaltando, não existe certo ou errado, mas sim o maduro e consciente.

  • Tendências do mercado

Em uma época com inovações tecnológicas e constantes mudanças, os postos de trabalho acompanham essa mobilidade. Seguindo essa lógica, cargos irão passar por transformações ou então serão substituídos. Com base no relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT, 65% das crianças da atualidade irão performar em postos existentes somente no futuro. Portanto, para seguir adiante, é preciso analisar o mercado e ver sua demanda, novidades e projeções. Ir atrás de uma posição com os dias contados é arriscado e tem chances de não gerar perspectiva. Esse tipo de pesquisa é ótima para evitar investimentos vazios e ter contato com nichos em ascensão.

  • Faça um teste vocacional

Uma forma de conciliar seus valores e objetivos com certas áreas de seu interesse é fazer um teste vocacional. Esse tipo de atividade consiste na resposta de um questionário relacionado às crenças e sonhos particulares. Com isso, cria-se uma lista  de potenciais profissões alinhadas a você. Se deseja realizar essa avaliação, existem diversas opções on-line e também em algumas instituições de ensino há a orientação de carreira. Ademais, psicólogos são os especialistas certos para esse tipo de realização.

Concluindo

Em suma, decidir por qual carreira irá seguir depende de vários fatores ao seu redor: gostos, capacidades, princípios e realidade. Pensar somente no quanto irá ganhar ignora diversos pontos cruciais para uma relação saudável com o ambiente de trabalho. Ao levar em consideração esses pontos, juntamente de pesquisas sobre os segmentos pretendidos, sua ação se concretizará de forma elaborada e prudente. 

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor. Basta clicar aqui!
Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas como essa neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete