Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O estágio é recorrente para quem busca iniciar sua carreira e obrigatório em certos casos. Apesar disso, muitos desconhecem o valor, especificidades e o propósito dessa atividade. Portanto, leia a seguir o significado e importância dela para o aluno e a companhia.

Considerado como um ato educativo escolar supervisionado, ele é regulamentado pela Lei 11.788/2008. Ou seja, esse tipo de serviço é um preparo do estudante para o mercado de trabalho, em um ambiente real com colegas e coordenadores da área almejada. Essa atividade é voltada para quem está regularmente matriculado no ensino médio, médio técnico, tecnólogo e superior. Em razão da legislação, o contratado nesse modo conta com uma série de direitos, deveres e particularidades diferentes de um regime do tipo CLT.

As principais distinções entre os dois regimes mencionados estão na duração, tributos e especificações. Diferentemente daquele com a carteira de trabalho assinada, a carga horária é de quatro ou seis horas diárias, além da obrigatoriedade em receber auxílio transporte e bolsa-auxílio. Também, estão normalizadas o recesso remunerado após 12 meses do início, com duração de 30 dias. A maior diferença está, principalmente, no fato da prática acompanhada não gerar vínculo empregatício de qualquer natureza.

Ademais, existem dois tipos de estágio: obrigatório e não-obrigatório. O primeiro, conhecido também como curricular, faz parte da grade do curso e é exigido ao discente pela instituição de ensino para sua conclusão. Já o segundo não é imposto no programa de aulas, sendo assim um exercício extra curricular. Esse último deve receber os benefícios previstos por lei, enquanto o outro não é mandatório.

Qual a minha relevância enquanto estagiário?

Essa modalidade possui vários pontos positivos agregando valor tanto ao estudante quanto ao próprio processo. Desmentindo a imagem falsa do estagiário ser alguém para “pegar café”, “por papel na impressora” e outras funções generalistas, ele cumpre tarefas e ajuda na entrega de resultados no setor cursante. Para mais, iniciar no campo em uma experiência como essa é de grande relevância para o aluno.

Para o coach e executivo comercial da Gartner, Dominic de Souza, essa etapa é fundamental para construir sua jornada. Em virtude do caráter preparador, ter esse período no CV aumenta seu conhecimento e competência, conquistando assim maiores chances de emprego e promoções. “Para eu chegar onde estou, precisei ser um estagiário. Assim, meu legado foi deixado na empresa e faz parte da minha trilha”, complementa Souza.

Desenvolver a prática na área pretendida enquanto se especializa é uma ótima oportunidade para iniciar a carreira. Nesse modo, você aprende com quem é do setor, percebe a teoria da escola ou faculdade sendo aplicada nas suas responsabilidades e constrói, antes mesmo de receber o diploma, um bom networking. Logo, após esse programa, o currículo estará mais valorizado e você contará com uma visibilidade maior no meio.

A expansão do visto na sala de aula na realidade dos negócios prepara melhor para o amanhã nas corporações. Em razão da vivência em um ambiente de trabalho simultaneamente com o curso, a fixação do conteúdo se dá em uma forma mais impactante. Durante a vigência dessa atividade, deve ocorrer por parte do aluno a assimilação da teoria vista na instituição de ensino com o exercitado na prática supervisionada.

Atrelado a isso, a troca de conhecimento entre os colegas ao redor amplia seus saberes, com vivências e experiências de quem já está atuando no campo. Vale ressaltar a sua formação em um contexto, provavelmente, mais recente, em comparação com os demais funcionários com quem trabalha. Assim, você poderá compartilhar novas tendências, culturas e ferramentas com os demais.

O Nube te ajuda nessa!

Se não estiver estagiando e acabou de perceber a importância desse ciclo, com certeza vai começar a procura por vagas. Assim sendo, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) te auxilia a encontrar a melhor! Com diversas opções dos mais variados segmentos, aqui é o melhor endereço para construir seu futuro profissional. Basta clicar aqui para encontrar seu match perfeito!

Benefícios para quem abre a vaga

O valor de um estagiário não está somente nele mesmo. A contratante também tem várias vantagens em tê-los presentes em seu time. Pelo motivo da vontade e garra dos iniciantes em começar o ofício, o local de atuação ganha uma forte cooperação. Além disso, compor parte da sua equipe com esses principiantes é uma ação social, devido ao papel de abrir as portas para quem quer iniciar na área.

A presença dessas pessoas no ambiente corporativo é sinônimo de renovação laboral. Atualizar o espaço com a introdução de novos colaboradores traz mais ânimo e ideias inovadoras. Ainda, a vinda de graduandos ou formandos agrega com novos valores e percepções. Dessa forma, a empresa acompanha o mercado e, assim, torna-se mais competitiva.

Outro ponto de destaque refere-se à cultura organizacional. A adesão ao modus operandi do espaço ocorre de uma maneira bem mais fácil com alguém sem vícios de uma experiência anterior. Apoiar um sujeito com hábitos e protocolos do passado é mais demorado e caro, se comparado com um estudante sem essas manias. Nesse sentido, a adaptação dos iniciantes acontece com fluidez e a supervisão preocupa-se somente com a complementação da capacitação.

Finalmente, existem vários aspectos benéficos em ser um estagiário: uma legislação própria com características voltadas para quem está se capacitando, ter uma porta de entrada no começo da carreira, auxílios financeiros e maior aprendizagem. Somados, eles representam a relevância para as contratantes e os novatos. Enquanto esses querem demonstrar sua garra para iniciar na área, aquelas aprendem a dimensão dessa responsabilidade social e suas vantagens.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso você queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo.

Ficar de fora das novidades do Nube é um grande deslize! Portanto, siga-o no Facebook, Instagram e Twitter para várias vagas e notícias. No LinkedIn, TikTok e Youtube nós também marcamos presença com matérias e conteúdos exclusivos.

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe