Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Para muitos, o estágio representa o primeiro contato com sua formação acadêmica. A prática, regulamentada pela Lei 11.788, de 2008, é exigida em alguns cursos como requisito obrigatório para a conclusão. Isso, somado às dificuldades em firmar conhecimentos no início de jornada, tornam-a tão valiosa. Quer saber como usufruir ao máximo essa vivência? Continue lendo ao longo desta matéria.

Por meio do ato educativo escolar supervisionado, é possível desenvolver as habilidades e conquistar muita experiência, além de permitir ao discente vivenciar o exercício dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Funciona como uma porta de entrada para novas oportunidades, não podendo, assim, ser desperdiçada. Por esse motivo, juntos a Sergio Nogueira, Coach e Sócio Diretor da Pratique Instituto, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a exercer com competência sua nova função.

As habilidades valorizadas no mundo corporativo

Não restritos aos profissionais em começo de carreira, alguns procedimentos possuem extremo valor no mundo corporativo e devem ser replicados por aqueles interessados na capacitação. Por exemplo, é interessante conhecer o funcionamento dos demais setores da empresa, a fim de ter ciência de suas deficiências, e, caso necessário, sugerir melhorias em seu workflow com propriedade.

  • Comportamento pessoal 

Se seu desejo é ser levado a sério por uma instituição, deve então, da mesma forma, encarar a sua posição com prudência. Lembre-se do quanto as organizações se assemelham a uma grande engrenagem e todas as atividades exercidas, mesmo as menores, representam uma peça em movimento indispensável para o bom funcionamento do sistema.

Toda companhia possui regras de conduta. Seja na atmosfera flexível das startups ou em negócios com procedimentos mais rigorosos, o trabalho no geral é dotado de um conjunto de normas existentes com a finalidade de melhorar a convivência e facilitar a manutenção de um clima amigável.

Sabendo disso, é proveitoso dar atenção ao comportamento pessoal, definido pela psicologia como o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente onde está inserido, submetidas a diversas metamorfoses ao longo de nossa existência. Por esse motivo, é natural haver variações de postura influenciadas pela sociedade, fases da vida, genética e, até mesmo, por terceiros.

  • Comunicação eficaz

Segundo Sergio Nogueira, para desempenhar com excelência as novas funções ao ingressar no meio "ter uma comunicação eficaz é fundamental". Porque, transmitir com clareza ao ouvinte, sem dar margem a qualquer ruído ou desentendimento das informações fundamentais, causa a compreensão almejada. 

Um bom interlocutor precisa saber selecionar as ideias, esquematizar e planejar bem antes de difundi-las. Convencer, antes de mais nada, por meio do domínio do assunto. Isso se deve ao fato de exprimir mensagens de maneira adequada ser uma das ferramentas essenciais para o sucesso. Afinal, é um recurso presente em todos os momentos do nosso dia.

  • Flexibilidade

Inseridos em uma era de constantes inovações, sobretudo advindas da revolução tecnológica (também conhecida como Indústria 4.0) vieram para otimizar o âmbito dos negócios. Tudo isso fez mudar o modo como as pessoas se comportam na empresa e a condição a qual devem conduzir suas atribuições.

Ser flexível é estar aberto às mudanças e disposto a lidar com diferentes ferramentas, ideias e interações. Além de também ter uma visão de futuro, contando com as transformações por vir e se mantendo atualizado. Essa característica está muito ligada à mentalidade da pessoa e é a melhor técnica para crescer emocionalmente. Por isso, é também conhecida como uma soft skill.

  • Organização

Organização é a chave para realizar seus encargos com mais praticidade e agilidade, sobretudo em relação ao tempo. É preciso saber dividir de modo proporcional a carga horária entre o expediente, estudos e lazer, a fim de não prejudicar nenhuma das suas obrigações. 

É importante ainda manter sua mesa, gavetas e arquivos físicos e digitais, ou seja, todo o seu local de trabalho sempre limpo e ordenado. Isso ajuda em muito a produtividade, além de passar uma ótima impressão.

  • Comprometimento 

No geral, é o empenho em agir com vigor, motivação e identificação com algo ou alguém. Como uma promessa recíproca de um cidadão com os seus acordos, independentemente do método a ser realizado. Dessa maneira, o comprometimento se traduz em uma integridade preciosa para o desenvolvimento, da qual ambas as partes são beneficiadas. 

Por isso, esse é um dos hábitos mais reconhecidos pelos gestores e muitas vezes é motivo de admiração pelos demais. Podendo contribuir ativamente para o crescimento e progressão dentro da instituição.

  • Bom relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer espaço, pois ninguém labora sozinho. Problemas de interação influenciam no rendimento, na motivação e na qualidade de vida. 

Isso se deve a todos os tipos de convívio, as trabalhistas costumam ser as mais delicadas, porque não podemos escolher quem serão nossos companheiros de setor, chefes, equipe e clientes. Por essa razão, criar bons vínculos é tão prestigioso para a construção de uma carreira.

  • Pontualidade

A pontualidade é vista como essencial no mercado, porque é a base para a virtude. No fim, em seu ofício, todos dependem uns dos outros para desempenhar suas incumbências e um atraso pode acabar virando uma bola de neve na eficiência da equipe.

Ser rigoroso nesse sentido permite uma maior valência e demonstra sua atitude em cumprir o que foi combinado, assim, inspira nos demais o desejo de fazer o mesmo. Isso melhora a aproximação e desenvolve uma reputação confiável.

Não para por aí!

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos sobre carreira. Em suma, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seus saberes acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete