Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, aconteceu a Feira de Estágios Nube 2022. O evento, 100% on-line e gratuito, trouxe palestras com convidados experientes e o melhor: com certificado de horas complementares. Além disso, tivemos sorteios de muitos prêmios e milhares de vagas abertas. Quer saber mais? Continue lendo essa matéria.

Para Yolanda Brandão, diretora de conteúdo da Feira: “a programação foi pensada para proporcionar ao estudante a possibilidade de desenvolver capacidades, atitudes e soft skills para iniciar bem a carreira”. Além de uma série de orientações para promover insights e planejamento.

Proporcionando vantagens para todas as partes envolvidas, garantiu aos acadêmicos ouvir os melhores especialistas, com dicas importantes e acesso a declaração de participação. As empresas, por sua vez, reforçaram sua marca empregadora e as instituições de ensino demonstraram sua preocupação com a empregabilidade de seus alunos.

Afinal, o que é a Feira de Estágios?

A inserção de jovens no mercado sempre foi um desafio para o país e se intensificou principalmente por conta da crise durante a pandemia do coronavírus. Todavia, nos últimos semestres, cenários mais animadores têm estimulado corporações a retomarem a economia e promoverem o aumento nas contratações. 

O principal objetivo da Feira é viabilizar a conexão entre instituições em busca de talentos e candidatos inscritos. Além de facilitar o acesso a oportunidades e o contato com as companhias expositoras, o discente tem acesso a palestras gravadas e painéis ao vivo para reter instruções essenciais.

Entretanto, as vantagens não param por aí. Inúmeras marcas disponibilizaram benefícios para os participantes. Logo, uma ocasião ímpar para adquirir descontos! Por exemplo, o Centro Universitário FAM proporcionou bolsas de estudo de até 75% e a plataforma on-line Alura sorteou sete bolsas integrais ao longo dos painéis e mais 8% de desconto no plano anual para todos os participantes.

Neste ano, o evento superou todas as expectativas. Foram mais de 127 mil inscritos, ultrapassando em 55% a edição passada, um incrível recorde de participações e audiência simultânea! Já era o maior evento de estágios do país, desde 2021, em 2022 isso foi confirmado com mais força. 

Como foi o primeiro dia?

Iniciado com o painel Economia 4.0 e o impacto no seu estágio, contou com a presença de Adriana Machado (Fundadora do Briyah Institute & Conselheira de Empresas), Adriano Almeida (COO da Alura) e Taciane Kanashiro (LAD Program Manager - Oracle). Foram discutidos temas como:

  • Evolução do processo analógico para um contexto digital.
  • A tecnologia e a diversidade como parte fundamental das organizações. 
  • Os impactos da economia 4.0.
  • Como o educando pode se preparar para o futuro e aperfeiçoar habilidades para esse cenário.

Diante de tantas renovações e imprevisibilidades no mercado, Adriano Almeida, COO da Alura, recomenda a preparação antes de qualquer outra coisa. "Você vai desempenhar funções não planejadas e para isso precisa se atualizar, estar antenado às novidades e inovações", complementa o especialista.

Outro fator com muito a agregar na experiência laboral é perceber e respeitar a pluralidade coletiva. Taciane Kanashiro, LAD Program Manager na Oracle, acredita na importância do foco na diversidade, pois, nas palavras dela: "possibilita uma grande aprendizagem em equipe e, também, a interculturalidade". Esse contato com pessoas de outros países agrega no convívio com outras origens e para aprender novas línguas. 

Após essa introdução, foi hora de falar sobre O que as melhores empresas propõem para o desenvolvimento de estagiários. Para isso, Aruana Nogueira (Supervisora de Recrutamento & Seleção da Hyundai), Felipe Reviglio (Sr HR Business Partner) e Gabriela Carvalho (Analista no A.C. Camargo Câncer Center) falaram um pouco a respeito de:

  • Qual a definição do programa de estágio.
  • A sua importância para profissionais em início de jornada.
  • Como prosperar por meio dele.

Para começar com o pé direito nessa nova jornada em busca de uma colocação no ato educativo escolar supervisionado, Felipe Reviglio, Sr HR Business Partner, recomenda fazer uma boa "lição de casa" antes de um processo seletivo. De acordo com ele, é fundamental "pesquisar a respeito da empresa, seu ramo de atuação, em qual contexto a mesma está inserida e se preparar para a entrevista". 

Aruana Nogueira, supervisora de recrutamento & seleção da Hyundai, acredita em uma maior importância das competências comportamentais nos dias de hoje. Porque, segundo ela, "as habilidades técnicas aprendidas em cursos são mais fáceis de serem adquiridas". 

Seguindo para o painel: O papel do estágio para a formação do profissional multskill, Juliana Schimidt (gerente de gente e gestão da Bluefit Academia), Katia Volpi (gerente sênior em parcerias estratégicas e comercial na Sharecare Brasil) e Camila Almeida (Diretora de Pessoas e Sustentabilidade) debateram a respeito de:

  • O significado de um profissional multiskill.
  • Qual é a importância de expandir o conhecimento além da área escolhida.
  • Como estagiar pode colaborar para potencializar a intersecção de saberes.

Camila Almeida, diretora de pessoas e sustentabilidade, explica: "multiskill, como o próprio nome insinua, é aquele aberto a conhecer e aplicar mais fundamentos em sua trajetória". Esse know-how é valorizado principalmente pelas constantes transformações de um cenário competitivo e a necessidade em busca de maior abrangência de discernimento. 

Na maioria dos casos, as pessoas dotadas dessa perícia já possuem experiências anteriores. Juliana Schimidt, gerente de gente e gestão da Bluefit Academia acredita na preciosidade de bagagens precedentes, e indica "não rasgar o currículo e começar outro do zero", pois essas vivências são sempre valiosas e devem ser mencionadas.

Caminhando para o final, os inscritos também puderam assistir: As áreas que mais abrem vagas de estágio no Brasil. Em uma bate papo entre Osvaldo Silva (gerente de programa de manutenção e confiabilidade na Azul Linhas Aéreas), Graciella Macchia (gerente de recursos humanos na FPA - Rádios e TV Cultura) e Dr. Vitor Kupper (sócio fundador da Kupper Advocacia), foram debatido temas como:

  • Como está o mercado de trabalho.
  • Quais são as áreas com maior demanda de contratação.
  • Como conseguir as melhores oportunidades.

Segundo dados do Núcleo Brasileiro de Estágios: Os cursos de Engenharia representam o maior número de vagas, 18,83%, seguido por Administração com 18,07% e Pedagogia com 7,46%. Para Osvaldo Silva, gerente de programa de manutenção e confiabilidade na Azul Linhas Aéreas, ficam em destaque as especializações de engenharia, como: automação, mecânica, eletrônica ou produção.

Para fechar o primeiro dia, contamos com um NubeCast sobre Saúde Mental com a psicóloga Elisa Camargo e diversas recomendações para manter a estabilidade emocional e evitar o burnout. Segundo ela: "a preocupação com o bem-estar psicológico é um exercício de atenção e reflexão contínuo".

Não para por aí

Se serve de recomendação, faça bom uso da web e acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos de carreira. Afinal, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado de tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não se esqueça de habilitar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, pois conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas nesta matéria especial da TV Nube!

Compartilhe

Assista também

Enquete