Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

 

No início da carreira, desenvolver destaques no meio é essencial para o crescimento na área. Com um currículo ainda sem muita experiência, preenchê-lo com boas recomendações e vivências é significativo para alcançar o êxito no amanhã. Além disso, para se consolidar no nicho desejado, ter o domínio sobre ele é primordial. Dessa forma, é preciso se aprimorar desde o início. A seguir, saiba mais como ter um bom começo nessa etapa.

Saiba planejar a carreira 

Com o foco em traçar um caminho próspero, é fundamental ter um planejamento desse percurso. Sem essa projeção, é difícil avançar no mercado de trabalho e se solidificar no segmento pretendido. Portanto, veja como elaborar essa trilha em direção ao sucesso.

De nada adianta planejar algo se não há confiança. Logo, é prioritário definir qual a profissão e campo de atuação almejados. Para tanto, se deve compreender suas habilidades e interesses. Sem essa visão, existem maiores chances de, no futuro, se arrepender do ramo escolhido.

Ademais, ter noção de si também é outro fator decisivo. Levando em consideração sua personalidade e características, a escolha se determina com mais exatidão. Falar em público, lidar com atendimento ao cliente e gostar de exatas ou preferir humanas são, por exemplo, questões definidoras de por onde seguir.

Após essa parte, chegou a vez de estipular metas. Isso se deve pela melhor visualização dos planos em mente, ajudando assim na progressão aos objetivos. Como forma de prioridade, divida os alvos em curto, médio e longo prazo. Lembre-se também dos elos entre eles, pois a realização do mais simples ajuda a levar na comemoração do mais complexo.

Outro quesito de grande importância é a demanda de pessoas no segmento. Por consequência da evolução da tecnologia, vários cargos estão surgindo, transformando ou desaparecendo. Verifique a estabilidade do setor visado, para não se deparar com surpresas indesejadas no futuro. 

Também, se inspire com os casos semelhantes. Procure por quem chegou no lugar escolhido por você e busque como chegaram até lá. Vá também atrás de histórias de superação e desenvolvimento, mesmo não sendo de seu campo. Dessa forma, é entendido quais foram os obstáculos enfrentados, as boas dicas e como se deu o trajeto para a posição almejada.

Invista a mais no aprendizado

Enriquecer sua bagagem de conhecimentos é de grande importância para ter um currículo com boa notoriedade. Dessa forma, a coach Rosi Moraes, sócia diretora da Pratique Instituto, recomenda: "expanda sua formação para além da grade curricular da faculdade". Ou seja, para aumentar as experiências e ter melhores colocações, cursos, workshops e trabalhos voluntários são algumas maneiras de alcançá-las.

Outra sugestão para ampliar seus saberes e cultura é a leitura. Existe nas bibliotecas e livrarias vários exemplares sobre carreira e temas correlacionados. Somado ao ganho em erudição, o hábito de ler influencia em uma melhor escrita e fala. Como sugestões de algumas obras sobre essa matéria, veja as recomendações neste texto do Nube, "Livros para guiar uma carreira de sucesso".

Na atualidade, fala-se muito de hard e soft skills. Essas categorias de aptidões são exigências comuns em vagas de emprego de qualquer área. A primeira está relacionada com suas habilidades técnicas, ou seja, seu domínio objetivo no segmento. Alguns exemplos desse tipo são: formação acadêmica, conhecimento em programas de computador e cursos técnicos.

Já no âmbito subjetivo, a segunda trata sobre os saberes emocionais, fortemente ligados à personalidade e saúde mental. Nesse sentido, a progressão desse tipo de cognição se difere do anterior. A presença dessas qualidades são diferenciais no currículo. Além disso, foque nas capacidades mais relacionadas e requisitadas no seu campo desejado. Para conhecer mais sobre esse assunto, clique aqui para ver a matéria do Minuto Carreira, "o que são hard skills e soft skills?"

Networking, a busca do seu mercado

No momento de ingresso na profissão, o contato com outras pessoas do ramo é valioso. O networking, palavra inglesa para rede de contatos, justamente estabelece isso. Dessa forma, cria-se um ambiente de compartilhamento de serviços e oportunidades entre os conhecidos. Esses vínculos são poderosos ao ponto de existir uma rede social centralizada nisso, o LinkedIn. 

Para estabelecer essas conexões, converse sobre suas competências e desejos com os professores, colegas de classe e amigos. Se já estiver no mercado, essa construção se dá de uma melhor forma, visto o reconhecimento profissional pelos parceiros de trabalho. 

Aprenda com os erros

Nesse início de jornada, principalmente no estágio, erros serão cometidos, ainda mais em razão da falta de experiência. Entretanto, isso não deve ser motivo de receio. São nesses deslizes onde ocorre o ensinamento, por meio do aperfeiçoamento e aprendizado. "O pensamento da impossibilidade de falhar para ter uma boa imagem dentro do ofício está equivocado", diz Rosi. 

Saiba se conciliar no início

Para iniciar um novo capítulo, o corpo e mente devem estar saudáveis. Sair na correria para chegar no novo emprego ou não aguentar muita pressão em momentos de turbulência são obstáculos e devem ser resolvidos.  A persistência deles atrapalham muito nesse começo. Dessa maneira, a coach ressalta a importância dos hábitos saudáveis nessa fase. "A realização de exercícios, hobbies saudáveis e controlar a ansiedade também são medidas excelentes", adiciona Rosi.

Por fim, a partir das sugestões acima, a progressão nesse momento depende do empenho dado por você. Sua formação, capacitação, rede profissional e vivência fazem parte dessa trilha. Atrelado a isso, a saúde também possui sua parcela de valor. Nesse modo, sua cultura é aprimorada e alcançar o sucesso fica mais consolidado.

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso você queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor para você. Basta clicar aqui!

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete