Nos dias de hoje, os conhecimentos técnicos não são mais garantias para uma contratação. Para enfrentar casos críticos no ambiente de trabalho, as chamadas soft skills (habilidades comportamentais) ganharam mais valor no mundo corporativo. Uma delas é a resiliência. Você sabe qual a sua importância? Confira mais ao longo desta matéria.

Em um cenário pós-pandêmico, marcado pela mudança nas relações e na própria rotina dos colaboradores, tornou-se uma das capacidades mais buscadas pelas empresas no geral. Principalmente, por ser uma qualidade aperfeiçoável e um diferencial na promoção do bem-estar. 

Em levantamento recente do 1º Mapeamento de Tendência da Educação Corporativa no Brasil, realizado pela Revvo com gestores de RH dos principais players do mercado Brasileiro, 60% deles afirmaram estar focados no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Até 2030, mais de 65% das vagas exigirão intensamente o amadurecimento dessas competências, prevê a pesquisa.

Afinal, o que é resiliência?

Wanderley Cintra Jr, psicólogo especializado em comportamento do trabalho, explica: "dentro da física, é uma capacidade do corpo em resistir às intempéries, as agressividades externas e voltar ao estado anterior". Logo, é a aptidão em sofrer, encarar e aprender mais rapidamente com essa amargura, criando mecanismos para futuramente suportar melhor episódios de aflição.

Emocionalmente falando, é um dos maiores diferenciais para a nossa vida. Nos auxilia a conviver de maneira mais adequada com nossos desafios e comoções, sendo positiva para superar adversidades e amadurecer. 

Contudo, não se engane! Ser dotado dela não significa controlar seus sentimentos e deixar de se expor, até porque isso seria prejudicial à saúde mental e fisiológica. Seu princípio consiste em permitir um novo tipo de convivência consigo mesmo. Sabendo ser resistente, logo suportará suas consternações e passará por situações negativas sem se afetar tanto.

Por que ela é então importante?

Para Shana Wajntraub, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, "ser resiliente é se adaptar e fazer a diferença em todos os momentos, desde precisar lidar com alguém difícil, ou alguma frustração, algo com resultado diferente do esperado". Os obstáculos e decepções estarão presentes em todos os âmbitos da nossa existência, por isso é tão fundamental dispor dessa atitude de instrução e progressão constante.

Segundo estudo feito pelo Linkedin, mais de 90% dos executivos consideram esses aspectos tão relevantes quanto a base técnica. De acordo com sondagem da Salesforce, a resiliência foi citada por 92% dos entrevistados como uma característica crucial para um trabalhador.

Saber aplicar esse equilíbrio em seu ofício é um meio de impulsionar a carreira. Como não se abalam facilmente e têm uma rápida recuperação, profissionais com esse atributo acabam naturalmente progredindo com maior agilidade. 

Nas corporações, é particularmente respeitável para quem almeja cargos de liderança. Em suma, relacionar-se com uma equipe implica em maiores responsabilidades. Essa incumbência exige a perícia de gerenciar o clima, os contratempos, crises, metas e prazos. Com sabedoria, tudo isso flui com mais harmonia.  

Como faço para desenvolvê-la?

O processo é extremamente particular e se difere para cada pessoa. Não há uma fórmula única para se tornar mais resiliente. Existem parâmetros capazes de ajudá-lo a alcançar esse propósito, mas, dependendo da sua personalidade e bagagem, pode levar mais ou menos tempo para atingir a estabilidade. 

Por esse motivo, junto a Sandra Teschner, chief happiness officer sobre "Positividade Tóxica", separamos algumas dicas para te apoiar nessa missão:

  • Cultivar emoções positivas

O otimismo é essencial para não perder o foco e atravessar turbulências. Conjuntamente, é um motor para transformar problemas em oportunidades e aprendizado. A especialista ressalta: "muitas emoções interpretadas por nós como negativas são na verdade apenas desconfortáveis e passar por elas é marcante para a nossa evolução."

 

  • Autoconhecimento

 

Ao "olhar" internamente em busca de pontos fortes e fracos, encontramos poder e esperança. Deter a consciência de suas limitações e diferenciais coopera a ter mais autoconfiança e assertividade. Yoga e meditação são ótimas recomendações para lograr esse objetivo.

 

  • Saber escutar 

 

Ouvir verdadeiramente os dizeres dos outros é indispensável para assimilar as diversas vivências e visões de mundo. Sobretudo, no caso de um feedback negativo ou diante de más notícias. A audição efetiva não agrega valor somente ao desempenho, mas também traz virtudes à vida em um âmbito geral.

 

  • Fortalecer a empatia

 

Pessoas empáticas entendem de fato como o outro está se sentindo, capaz de compreender as sensações expressas, seu ponto de vista e se colocar no lugar dele. Por isso, tornam-se mais tolerantes e se afetam menos com eventos estressantes.

 

  • Criar redes de apoio

 

Por meio dessas redes, podemos enfrentar, de forma muito mais saudável as intercorrências. Consistindo em amparo de modo moral, tátil, com orientações, amor, ou simplesmente ser ouvido. O importante é prestigiar e retribuir os entes ao redor por um relacionamento interpessoal de qualidade.

Não para por aí

Se serve de recomendação, faça bom uso da web e acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos de carreira. Afinal, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser alertado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não se esqueça de habilitar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Para quem ainda não é parte de uma comunidade empresarial, nos dias 30 de agosto a 1° de setembro de 2022, acontecerá a Feira de Estágios Nube. Não deixe essa chance passar! Inscreva-se agora. Essa é a ocasião perfeita para conquistar certificados, válidos para horas complementares, ser encaminhado à vaga ideal, aproveitar as dicas e conhecer personalidades incríveis. O melhor: é gratuito! Além disso, serão sorteados prêmios entre os participantes!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, pois conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.  Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Conexão Ilimitada, da TV Nube!

Compartilhe